O setor de utilities está passando por mudanças rápidas. O aumento na demanda por tecnologia avançada, cidades inteligentes e mobilidade está convergindo com a crescente demanda por fontes de energia renovável e sustentabilidade. Utilities é quem carrega grande parte da responsabilidade dessa imensa transição, e as ações que o setor tomar agora terão um impacto profundo na sociedade nas próximas gerações.

Independentemente de as empresas serem responsáveis por serviços públicos de eletricidade, gás, água ou esgoto, elas devem se esforçar para desenvolver soluções inteligentes e eficiência energética em suas próprias operações, além de garantir infraestrutura segura para o meio ambiente hoje e no futuro. É uma carga pesada para carregar, então as empresas no setor de utilities devem estar à altura do desafio.

Abaixo, discutimos os principais desafios que o setor vai enfrentar nos próximos anos e como a tecnologia ajuda a superá-los. Acompanhe!

Os desafios enfrentados pelas empresas de utilities

Os desafios que as empresas do setor de utilities enfrentam são diversos. Juntamente com a complexidade da cadeia de valor e avanços em rápida evolução, pensar no futuro e aproveitar os benefícios das novas tecnologias é fundamental neste mercado extremamente competitivo e sensível, com muitas flutuações nos ecossistemas mais amplos.

Entre os muitos desafios enfrentados pelo setor de utilities, podemos destacar: 

  • Desafios regulatórios. Tanto no curto quanto no longo prazo, o setor de utilities tem vários desafios regulatórios, mas também oportunidades. Enquanto algumas iniciativas regulatórias tratam de acompanhar as mudanças nas realidades e possibilitar a inovação, outras incluem regras mais rigorosas, por exemplo, na frente ambiental. É claro que esta é uma área ampla com diferenças em toda a cadeia de valor, regiões, países, estados e áreas de aplicação;
  • Desafios típicos do setor. Isso inclui coisas como o fato de que os recursos naturais são finitos, o aumento da atenção para energia renovável, a sustentabilidade, o uso de recursos de energia distribuída (DERs) e muito mais – em que alguns deles impactam ou são impactados pelos regulamentos;
  • Concorrência acirrada. Além disso, como resultado de algumas mudanças regulatórias em várias regiões e outros fatores, a concorrência aumentou. Com os chamados players disruptivos entrando no mercado, os modelos de negócios como existiam até hoje estão sob pressão, principalmente do ponto de vista da experiência digital do cliente;
  • Desafios macroeconômicos e geopolíticos. Nos últimos anos ficou claro que a energia se tornou mais do que uma arma e é também causa de muitos conflitos. Alguns desses conflitos recentes estão reformulando a forma como os países estão obtendo sua energia e revisando as dependências existentes, enquanto outros forjam parcerias desafiando os equilíbrios que existem há muito tempo;
  • Desafios tecnológicos. Como costuma ser o caso, as tecnologias e evoluções digitais são um desafio (por exemplo, demandas do cliente digital) e uma oportunidade. No setor de utilities, tendemos a ver a tecnologia muito mais como uma oportunidade e um facilitador. Já está claro que Big Data, a Internet das Coisas, análise de dados (adicionando insights e ações à avalanche de dados não estruturados) e Inteligência Artificial são fundamentais.

Como a tecnologia ajuda a superar os desafios no setor

Como vemos, o setor de utilities está em um período de mudanças sem precedentes. O mercado se abriu para novos players, que têm uma abordagem inteligente e cada vez mais atenta a todos os aspectos e benefícios do digital. Isso influenciou os processos e as identidades de marca até mesmo das empresas mais estabelecidas no setor.

Ao mesmo tempo, também houve grandes mudanças na sensibilidade da opinião pública (e, portanto, na audiência de potenciais clientes). Hoje, o foco está na eficiência energética e na sustentabilidade ambiental. Os clientes individuais estão cada vez mais informados: exigem clareza, transparência e facilidade de diálogo com as empresas.

Em suma, a verdadeira revolução está aqui, na mudança do papel do cliente que hoje desempenha o verdadeiro papel central. Hoje, as empresas do setor de utilities estão empenhadas em conquistar sua atenção, manter os clientes envolvidos e, finalmente, aumentar sua fidelidade com operações o mais personalizadas quanto possível.

A verdadeira força motriz por trás dessas mudanças foi (e continuará sendo) a transformação digital, que foi quem, em primeiro lugar, tornou tudo isso possível. Pense nas possibilidades de personalização e diálogos individuais; é graças à transformação digital e aos dados que essa abordagem pode ser colocada no caminho certo mesmo para públicos infinitos.

Também vimos acima que os desafios do setor de utilities são muitos e complexos. Além dos desafios da transformação digital, podemos destacar problemas como:

  • As infraestruturas estão cada vez mais desatualizadas, o que dificulta o atendimento das necessidades dos usuários;
  • As regulamentações nacionais e internacionais exigem cada vez mais que as empresas sejam mais flexíveis, ágeis e eficientes. Isso significa abandonar gradativamente as fontes de energia de alto impacto ao meio ambiente;
  • As expectativas dos usuários, que estão evoluindo em ritmo acelerado e que muitas vezes contam com as experiências mais fluidas, intuitivas, rápidas e interativas com empresas de outros setores.

Além disso, há temas de ponta, como a internet das coisas (IoT) e as tecnologias blockchain. Todas essas tendências dependerão cada vez mais de serviços de computação em nuvem de alto desempenho e cuidadosamente projetados.

As empresas de utilities podem lucrar com o aumento da eficiência, apoiando-se em ferramentas digitais novas e aprimoradas. É por meio da tecnologia que as organizações no setor evoluirão e ajudarão a construir uma infraestrutura conectada, que por sua vez impulsionará a excelência operacional e garantirá seu futuro.

Para ficar à frente dessas tendências e ajudar as empresas do setor, o Grupo Binário participará do UTCAL Summit 2022, que acontece entre os dias 29 de março a 1 de abril. O evento abordará como a transformação digital está impactando o setor de utilities e quais são as tendências que permitirão aumentar a eficiência das empresas no futuro. Clique aqui e saiba mais!