Blog da Binário

Dark Analytics: o que é e por que ele é importante?

dark analytics

Hoje, as empresas que não adotaram tecnologias digitais estão fadadas a perder sua relevância no mercado competitivo. Percebendo esse fato, vemos quase todas as organizações embarcando em sua jornada de transformação digital. E a análise de dados (onde está incluído o Dark Analytics) possui um grande papel nessa jornada.

Isso por que o elemento que decide o sucesso das organizações nessa iniciativa são os dados. É por isso que elas se esforçam para reunir uma quantidade volumosa de informações de várias fontes. Infelizmente, os dados que eles acumulam nem sempre estão na forma estruturada.

Mesmo que compreendam a importância dos dados, muitas empresas não aproveitam ao máximo os dados que coletam. A triste verdade é que, do total de dados coletados, elas usam apenas 10%. Os 90% restantes não são utilizados ou analisados.

O Gartner define dark data (ou, em uma tradução livre, dados obscuros) como “dados que as organizações coletam, processam e armazenam durante atividades comerciais ... Leia Mais

Wi-fi 6 está chegando: saiba tudo sobre ele

wi-fi 6

A Wi-Fi Alliance, organização encarregada de decidir, desenvolver e designar padrões Wi-Fi no mundo, causou uma pequena agitação no ano passado, quando anunciou uma mudança nas convenções de nomenclatura para o Wi-Fi. O esquema de nomenclatura complexo sai de cena para dar lugar ao Wi-Fi 6 (ou 802.11ax) como o padrão da próxima geração.

O novo esquema de nomeação também se aplica retroativamente à antiga tecnologia 802.11ac (Wi-Fi 5) e ao padrão 802.11n ainda mais antigo (Wi-Fi 4). Mas há mais para o Wi-Fi 6 do que uma nova convenção de nomenclatura, já que a próxima geração de Wi-Fi tem vários benefícios em comparação com as iterações anteriores.

O que é o Wi-Fi 6?

Na medida que os dispositivos se tornam mais complexos, as formas de se conectar à internet evoluem, acompanhando o ritmo de desenvolvimento.

Em outras palavras, o padrão Wi-Fi (especificações técnicas que os fabricantes usam para criar o sinal Wi-Fi e descrevê-lo nos dispositivos que ... Leia Mais

Facebook anuncia sua criptomoeda para 2020

No último dia 18 de junho, foi anunciada a criação da Libra, moeda digital do Facebook que será lançada para uso em 2020 e permitirá que bilhões de usuários da plataforma em todo o mundo façam transações financeiras online.

A nova tecnologia ameaça mudar a paisagem do setor bancário e já é objeto de análise. Isso porque o Facebook enfrenta crescentes pedidos de regulamentação e medidas antitruste, que buscam punir práticas anticompetitivas.

Mas questões regulatórias à parte, em quanto tempo você poderá usar a nova moeda digital do Facebook para comprar café? Veja o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é Libra, a moeda digital do Facebook?

O Facebook diz que a Libra é uma “moeda global e uma infraestrutura financeira”. Em outras palavras, é um ativo digital construído pelo Facebook e alimentado por uma nova versão do blockchain — tecnologia criptografada usada pelo bitcoin e outras criptomoedas — criada pelo Facebook.

O ... Leia Mais

Alta disponibilidade: o que é e por que você precisa dela?

alta disponibilidade

Alcançar a continuidade dos negócios é uma grande preocupação para as organizações modernas. O tempo de inatividade pode causar impacto financeiro significativo e, em alguns casos, perda irrecuperável de dados. A solução para isso está na alta disponibilidade.

Como atualmente toda empresa é altamente dependente da sua rede de computadores, cada minuto conta. É por isso que é imperativo que os computadores e servidores da empresa permaneçam operacionais o tempo todo.

Se você optar por hospedar sua própria infraestrutura de TI ou por uma solução hospedada em um data center, a alta disponibilidade deve ser a primeira coisa a considerar ao configurar seu ambiente. Mas o que exatamente ela significa e quais seus benefícios? Vamos avaliar melhor abaixo!

O que significa alta disponibilidade?

A alta disponibilidade é uma característica essencial das infraestruturas TI e indica que os sistemas e redes podem garantir ... Leia Mais

O que é e quais vantagens do design de roteamento IGP e BGP?

Você conhece o design de roteamento IGP e BGP? O roteamento, em sua forma mais básica, é o processo de movimentação de dados entre as redes da camada 3. Ele pode ser configurado de três formas: estaticamente, dinamicamente ou com uma combinação de ambos.

As rotas estáticas são usadas em ambientes de rede para várias finalidades, incluindo uma rota padrão para uma rede com uma única conexão. O roteamento estático é ideal em redes pequenas, onde há menos roteadores.

Ela exige um controle absoluto do roteamento, uma vez que ele é configurado em cada dispositivo. Em qualquer caso, o roteamento estático apresenta muitas desvantagens, o que o torna inadequado para redes médias e maiores. Nesse caso, a melhor opção é o roteamento dinâmico.

O que é e quais os benefícios do roteamento dinâmico?

Os protocolos de roteamento dinâmicos permitem que os dispositivos da camada 3 aprendam e ... Leia Mais

Data Literacy: por que ele é importante para a sua empresa?

Data Literacy: por que ele é importante para a sua empresa?Em tempos de Big Data, muito se discute sobre Data Literacy. Enquanto a discussão é recente, sua importância remonta aos tempos em que empresas realizavam pesquisas por telefone para medir a satisfação do cliente.

Você certamente sabe como elas funcionavam: um atendente ligava em uma hora que o cliente não queria, fazendo perguntas que o cliente não desejava responder. Ou então, bots deixavam a famosa mensagem “pressione uma nota de 1 a 10 para avaliar o atendimento” — este último, inclusive, ainda é possível ver nos dias de hoje.

Poucos clientes acabam respondendo essas pesquisas, o que deixavam os gerentes com uma amostra pequena de dados sobre os quais basear suas decisões. Eles estavam caindo em uma armadilha comum: a crença de que alguns dados são melhores que nenhum.

O problema é que dados sem qualidade ... Leia Mais

6 vantagens na adoção da SD-WAN para a sua empresa

6 vantagens na adoção da SD-WAN para a sua empresa

Para empresas que buscam ampliar seus recursos de rede, a rede definida por software em uma rede de área ampla (do acrônimo inglês SD-WAN) pode ser a solução ideal.

Em algum momento, qualquer empresa em crescimento precisa escalar as operações na sua rede de computadores. E, com o aumento de funcionários remotos e aplicativos baseados em nuvem, essa necessidade só continuará aumentando no futuro.

Projetada para oferecer maior desempenho a baixo custo, uma SD-WAN pode melhorar a conexão das redes corporativas de grande escala — como centros de dados ou filiais — em distâncias maiores do que uma única rede WAN.

Veja aqui algumas maneiras pelas quais uma rede SD-WAN pode beneficiar sua empresa ou data center e ser a mudança que ela precisa para atender às novas demandas do mercado!

1. Redução de custos de rede

Em primeiro lugar, a SD-WAN pode ajudar a reduzir seus custos de largura de banda. Uma ... Leia Mais

IPSec ou SSL: qual é o melhor túnel VPN para a sua empresa

Considerando suas opções de túnel VPN? Antigamente, se uma filial remota precisava se conectar à rede de computadores da empresa, era preciso a instalação de linhas dedicadas — com banco de modens e uma linha telefônica para cada um deles. Para a época, era um tipo de conexão relativamente rápida e segura, mas também muito cara.

Com a internet, no entanto, isso mudou. Agora, não é preciso criar uma rede de modens conectados para permitir o acesso remoto à rede empresarial; a própria internet já faz esse papel. Contudo, esse processo não veio sem desafios.

A internet é uma rede aberta a qualquer pessoa do mundo. Então, ao usá-la para que funcionários possam acessar sua rede, como impedir que outros agentes externos também não consigam acessá-la? Foi para solucionar esse problema que surgiu o túnel VPN (Virtual Private Network).

O que é o túnel VPN?

VPN ... Leia Mais

Criptomoedas: o que são e como funcionam?

criptomoedas

Em janeiro de 2019, o Bitcoin, a pioneira das criptomoedas, completou dez anos no mercado. De lá pra cá, muita coisa aconteceu envolvendo a moeda digital mas uma opinião ainda é consenso entre os especialistas: ainda há muito potencial para crescimento.

A expectativa é de que, em um futuro próximo, seja difícil encontrar um grande banco, uma grande firma de contabilidade, uma empresa de software ou um governo que não tenha usado criptomoedas ou que não tenha iniciado um projeto usando o blockchain, a tecnologia por trás delas.

Para que você não se sinta perdido sobre o assunto, apresentamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as criptomoedas.

Afinal, o que são criptomoedas?

A criptomoeda é uma moeda digital descentralizada e criptografada, transferida entre os pares e confirmada em um livro-razão público por meio de um processo conhecido como mineração.

Criptomoedas também são conhecidas como moedas digitais porque permitem, ainda que em ... Leia Mais

Conheça a evolução do Ransomware e veja qual seu futuro!

Você conhece a evolução do ransomware? Esse ataque tem sido uma ameaça proeminente para grandes organizações. Não é difícil encontrar notícias de empresas que perderam quantias (na casa dos milhões) para os cibercriminosos por causa do ransomware.

Neste artigo, examinamos a evolução do ransomware desde seu primeiro ataque documentado em 1989 até os dias atuais. Discutiremos, em detalhes, alguns dos ataques e variantes de ransomware mais significativos. Finalmente, vamos dar uma olhada em onde o ransomware está indo em 2018 e além.

Dos “bons e velhos tempos” aos primeiros ataques

Nos “bons e velhos tempos”, as vítimas de ransomware eram predominantemente espectadores casuais. Os criminosos cibernéticos lançavam spams por toda parte, na esperança de encontrar pelo menos um usuário com arquivos importantes em seu computador que abrisse o anexo malicioso.

Mas a situação foi mudando no metade dos anos 2000. Segundo pesquisa da Trend Micro, as primeiras infecções de ransomware em empresas aconteceram entre 2005 e 2006. Nessa ... Leia Mais