Blog da Binário

IPSec ou SSL: qual é o melhor túnel VPN para a sua empresa

Considerando suas opções de túnel VPN? Antigamente, se uma filial remota precisava se conectar à rede de computadores da empresa, era preciso a instalação de linhas dedicadas — com banco de modens e uma linha telefônica para cada um deles. Para a época, era um tipo de conexão relativamente rápida e segura, mas também muito cara.

Com a internet, no entanto, isso mudou. Agora, não é preciso criar uma rede de modens conectados para permitir o acesso remoto à rede empresarial; a própria internet já faz esse papel. Contudo, esse processo não veio sem desafios.

A internet é uma rede aberta a qualquer pessoa do mundo. Então, ao usá-la para que funcionários possam acessar sua rede, como impedir que outros agentes externos também não consigam acessá-la? Foi para solucionar esse problema que surgiu o túnel VPN (Virtual Private Network).

O que é o túnel VPN?

VPN ... Leia Mais

Criptomoedas: o que são e como funcionam?

criptomoedas

Em janeiro de 2019, o Bitcoin, a pioneira das criptomoedas, completou dez anos no mercado. De lá pra cá, muita coisa aconteceu envolvendo a moeda digital mas uma opinião ainda é consenso entre os especialistas: ainda há muito potencial para crescimento.

A expectativa é de que, em um futuro próximo, seja difícil encontrar um grande banco, uma grande firma de contabilidade, uma empresa de software ou um governo que não tenha usado criptomoedas ou que não tenha iniciado um projeto usando o blockchain, a tecnologia por trás delas.

Para que você não se sinta perdido sobre o assunto, apresentamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as criptomoedas.

Afinal, o que são criptomoedas?

A criptomoeda é uma moeda digital descentralizada e criptografada, transferida entre os pares e confirmada em um livro-razão público por meio de um processo conhecido como mineração.

Criptomoedas também são conhecidas como moedas digitais porque permitem, ainda que em ... Leia Mais

Conheça a evolução do Ransomware e veja qual seu futuro!

Você conhece a evolução do ransomware? Esse ataque tem sido uma ameaça proeminente para grandes organizações. Não é difícil encontrar notícias de empresas que perderam quantias (na casa dos milhões) para os cibercriminosos por causa do ransomware.

Neste artigo, examinamos a evolução do ransomware desde seu primeiro ataque documentado em 1989 até os dias atuais. Discutiremos, em detalhes, alguns dos ataques e variantes de ransomware mais significativos. Finalmente, vamos dar uma olhada em onde o ransomware está indo em 2018 e além.

Dos “bons e velhos tempos” aos primeiros ataques

Nos “bons e velhos tempos”, as vítimas de ransomware eram predominantemente espectadores casuais. Os criminosos cibernéticos lançavam spams por toda parte, na esperança de encontrar pelo menos um usuário com arquivos importantes em seu computador que abrisse o anexo malicioso.

Mas a situação foi mudando no metade dos anos 2000. Segundo pesquisa da Trend Micro, as primeiras infecções de ransomware em empresas aconteceram entre 2005 e 2006. Nessa ... Leia Mais

5 dicas para um bom desempenho na sua rede de computadores

Quando a rede de computadores da sua empresa é muito lenta, os lucros do negócio também são lentos. Não é preciso nem dizer, portanto, o que acontece quando sua rede para completamente — mas vamos a um exemplo real.

Em 2017, a British Airways sofreu uma falha global no seu sistema de computadores, com impacto para milhares de passageiros. A falha custou à empresa 80 milhões de libras (cerca de 382,9 milhões de reais). Isso sem contar o impacto na reputação da marca ou os custos para descobrir a causa raiz do problema.

Claro que a British Airways pode ser uma empresa muito maior — ou quem sabe menor — que a sua e estar em um mercado bem diferente. Contudo, o exemplo acima é válido para mostrar a importância de garantir um bom desempenho da sua rede de computadores. Mas como fazer isso?

A boa notícia é que você pode melhorar o desempenho de sua ... Leia Mais

Autenticação de dois fatores é segura?

autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores (2FA) foi inventada para adicionar uma camada extra de segurança ao procedimento de login simples — agora considerado antiquado e inseguro — que seria apenas inserir um nome de usuário e uma senha.

Um dos exemplos mais conhecidos da autenticação de dois fatores é quando você tenta entrar em um site familiar de uma máquina diferente ou de um local diferente, o que resulta em um IP também diferente.

Com os procedimentos de login habilitados para 2FA, você primeiro insere seu nome de usuário e senha no computador e, em seguida, recebe uma mensagem de texto em seu telefone, fornecendo um código de verificação. Você deve inserir esse código no computador para concluir o procedimento de login.

Mas será que esse método é mesmo seguro? O que você pode fazer para garantir mais segurança à autenticação no seu sistema? Continue lendo e descubra conosco!

Como a autenticação de dois fatores pode ser vulnerável?

Apesar das melhores ... Leia Mais

Veja 6 aplicações e benefícios da Inteligência Artificial

Você conhece os benefícios da Inteligência Artificial? A IA não é um assunto novo. Em 2001 foi lançado o filme que levou o nome da tecnologia às grandes telas foi lançado, popularizando um conceito que antes era dominado apenas por engenheiros e profissionais de tecnologia.

Mas a Inteligência Artificial não tem a ver somente com a ideia futurística de robôs que pensam e tomam decisões sozinhos. Ela já está presente nas nossas vidas pessoais e profissionais de diversas formas.

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos.

6 benefícios da Inteligência Artificial

Esta tecnologia está em rápido desenvolvimento e oferece oportunidades significativas que muitas empresas já estão usufruindo. Ficou interessado? Então confira algumas das principais aplicações e benefícios da Inteligência Artificial!

1. Melhorando experiências de compras personalizadas

A inteligência artificial proporciona marketing personalizado aos clientes. Isso aumenta o engajamento, ajuda a gerar fidelidade do cliente ... Leia Mais

8 tendências em cibersegurança para 2019

A cibersegurança não é mais apenas uma questão de tecnologia — seu impacto político e comercial é de longo alcance.

Em 2018, vimos a União Européia introduzir uma legislação abrangente de proteção de dados sob a General Data Protection Regulation (GDPR). E no Brasil, foi sancionada pelo então presidente Michel Temer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2020.

Isso mostra que há uma maior conscientização e expectativa para aumentar a segurança da informação, o que, claro, traz grandes benefícios.

Mas, assim como uma nova linha de base de proteção de dados foi estabelecida, a complexidade e a frequência das ameaças de segurança cibernética estão aumentando. Ameaças que eram novas há alguns anos agora estão cada dia mais reais

Em 2018, houve um aumento no sequestro de recursos de TI para criptografia de mineração, mas o ransomware, DDoS e malwares não estão diminuindo. Embora essas ameaças continuem, aqui estão algumas ... Leia Mais

Inovação nas empresas: passo a passo de como implementá-la

Uma transformação digital verdadeira percorre todo o caminho no negócio, do cliente até o núcleo da empresa. E isso inclui um aspecto muitas vezes negligenciado: o local de trabalho em si. A inovação nas empresas é uma preocupação constante de muitos líderes.

Sim, a modernização dos sistemas de TI e a revisão dos processos de negócios são iniciativas cruciais para a inovação nas empresas. Mas tais iniciativas colocam em evidência uma questão do ovo e da galinha que muitos CIOs devem se esforçar para resolver: que uma boa experiência do cliente requer primeiro uma boa experiência de trabalho na forma de um ambiente de trabalho inovador.

Um ambiente de trabalho inovador é aquele que integra tecnologias ao espaço de trabalho para aumentar a produtividade, automatizar tarefas repetitivas e criar uma cultura de inovação nas empresas.

Pare te ajudar a transformar o ambiente do seu negócio, fizemos este passo a passo de como implementar uma cultura de inovação ... Leia Mais

Como o varejo pode ser beneficiado com o uso da Internet das Coisas

IoT e Varejo

O poder do Big Data, analytics e aprendizado de máquina criou oportunidades únicas no comércio eletrônico. Graças aos aprimoramentos orientados a dados para anúncios e vendas cruzadas, os compradores na Internet podem comprar “o que querem e quando querem”.

Essa transformação teve um impacto direto e positivo na eficiência dos negócios, impulsionando mais vendas e melhorando a satisfação do cliente. Mas também teve o efeito adverso de ampliar a lacuna entre as empresas online e físicas, deixando o varejo com clientes com altas expectativas e desafios sem precedentes.

No entanto, o advento e desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e o uso generalizado de dispositivos móveis podem ajudar a superar esses problemas.

Veja como o varejo pode se beneficiar da tecnologia de IoT e de aplicativos para dispositivos móveis, melhorando efetivamente as vendas, cortando custos e atraindo clientes de volta à loja!

O impacto do varejo com a IoT

Os dispositivos IoT e o ... Leia Mais

6 tendências que impulsionam a evolução do Big Data

Big Data

O Big Data não é mais apenas uma tendência — chegamos a um ponto em que essa tecnologia agora é mainstream, e se a sua organização não está concentrada em descobrir como implementar tecnologias de Big Data, ela pode estar ficando para trás.

No fim de 2017, 53% das empresas já estavam adotando a tecnologia. Embora esteja claro que ela continuará a crescer nos próximos anos, a maneira como as organizações usarão os dados ainda está tomando forma.

De fato, o mundo do Big Data continua a mudar rapidamente. E para que você consiga acompanhá-lo, separamos abaixo as 6 tendências que estão impulsionando a tecnologia de dados! Veja só:

Tendências do uso do Big Data

1. Big Data é open source

Aplicativos como Apache Hadoop e Spark colocaram o Open Source no mapa e passaram a dominar o espaço de Big Data. Um estudo descobriu que pouco mais de 60% das empresas ... Leia Mais