Política de Segurança da Informação não pode esquecer do USB

alex-vieiraDos mais de 398 milhões de ataques de malware registrados na América Latina entre agosto de 2015 e agosto de 2016, mais de 82% ocorreram offline, por meio de USBs contaminados, pirataria de softwares ou outros meios

O dado, resultante de uma pesquisa feita por um fornecedor global de soluções de segurança, revela a importância da inclusão dos dispositivos não conectados à Política de Segurança da Informação (PSI) das empresas.

Se é importante proteger as redes, e-mails, sistemas online, diretórios e controlar todos os acessos web, mantendo um arsenal de firewall, antivírus, IPS, filtros de bloqueio de sites, antispam e afins, também é fundamental manter olho vivo sobre os dispositivos utilizados dentro da organização: o perigo pode morar bem ao lado, naquele pen drive plugado para armazenamento de documentos ou naquele inocente smartphone conectado ao PC para transmissão de fotos.

Políticas de segurança para ... Leia Mais

Conscientização em primeiro lugar

Douglas Alvarez, Diretor Comercial Enterprises

Douglas Alvarez, Diretor Comercial Enterprise

A transformação dos dados da empresa acontece em tempo real. Com um volume maior e contínuo de troca de informações dentro das organizações, proteger os documentos não é mais questão de segurança somente, mas requisito fundamental para permanecer ativo no mercado corporativo.

Já sabemos que a base da proteção de dados e segurança da informação dentro da empresa fica por conta do usuário, ou seja, o primeiro passo para que os dados estejam protegidos é garantir que os colaboradores tenham isso como prioridade. Um estudo do Instituto Ponemon revelou que apenas 39% dos colaboradores questionados tomam todos os passos necessários para proteger esses dados. Em 2014 o percentual era de 56%, o que nos indica urgência no trato do assunto.

A mesma pesquisa revelou que 52% dos funcionários acreditam nas políticas contra ... Leia Mais

Foque no que pode dar certo

Ary Montoya é Gerente Comercial do Grupo Binário

Ari Montoya é Gerente Comercial do Grupo Binário

 

Sua empresa está acompanhando a real transformação digital que vivemos atualmente? Segundo pesquisa divulgada pelo Gartner, apenas 41% dos profissionais de Tecnologia da Informação confiam que sim, que estão prontos para os negócios digitais nos próximos dois anos.

E mesmo que os profissionais focados diretamente em estratégias digitais possuam a fórmula certa para aplicar os benefícios desta transformação em suas demandas, qual espaço eles têm para isso?

Vale lembrar que não estamos falando apenas de automação de demandas embora seja fundamental otimizar o tempo e aumentar a produtividade. A transformação digital inclui, além da transformação dos processos desde o modelo de negócio até a sua execução, uma nova forma de pensar a empresa.

O impacto pode ser medido no que a sociedade nos apresenta todos os dias ... Leia Mais

Pequena empresa, grande preocupação

Lincoln Netto é Solution Engineer do Grupo Binário

Lincoln Netto é Solution Engineer do Grupo Binário

Um estudo da Juniper Research, divisão de pesquisas de nosso parceiro Juniper Networks, mostrou que 85% das pequenas e médias empresas analisadas acredita estar segura contra ciberataques. O índice inclui até mesmo aquelas companhias que já foram atingidas por algum hacker – aliás, tais empresas são metade dos entrevistados.

Conforme o estudo, o que leva à crença da segurança é o porte: as PMEs acreditam que por não serem grandes não atraem atenção dos cibercriminosos.

Ledo engano: só em 2015, um levantamento da FIESP mostrou que as micro, pequenas e médias empresas foram o alvo favorito de hackers no Brasil, sendo vítimas de 65,2% dos ataques cibernéticos sofridos no país com foco na área financeira.

Um fato favorecido pela vulnerabilidade a que se ... Leia Mais

Compliance e segurança têm de andar de mãos dadas

Bruno Adorno é Gerente Comercial da B.U. de Segurança do Grupo Binário

Bruno Adorno é Gerente Comercial da B.U. de Segurança do Grupo Binário

Compliance é vital – obedecer requisitos, normas e prazos setoriais, econômicos, fiscais e outros é mandatório para qualquer empresa que não queira correr risco de punições ou multas por descumprimentos legais.

Entretanto, o cumprimento de tais obrigações não pode ser a única preocupação da companhia. Mais do que isso, a definição de uma política de compliance, detalhada em estratégias e ações e atrelada ao plano de segurança da informação, é fundamental.

Muitas vezes, os profissionais se veem pressionados a cumprir prazos, regras e obrigações legais. Neste cenário, a chance de erros em relação à segurança aumenta, já que para não desobedecer as regras de compliance as equipes podem recorrer a procedimentos e tecnologias não usuais, ... Leia Mais

Cresce a importância da mobilidade corporativa

Diego Souza é Supervisor de TI do Grupo Binário

Diego Souza é Supervisor de TI do Grupo Binário

Em 2015 o celular ultrapassou, pela primeira vez, o computador como dispositivo mais utilizado para acessar a Internet no Brasil. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), dentre os internautas com 10 anos de idade ou mais, que compõem 58% da população, 89% usam o telefone para navegar na web, contra 65% que o fazem pelo desktop, notebook ou tablet.

No total dos usuários de Internet, 35% acessaram a rede apenas pelo celular no ano passado.

Dados que elevam a importância da definição de estratégias de atuação planejada no ambiente mobile. As empresas precisam dar atenção a este nicho, ou ficarão para trás na corrida contra a concorrência.

Se o acesso à web via celular cresce, isso ... Leia Mais

Não basta capturar dados, é preciso saber usá-los

Cleber Calegari é Diretor Comercial - Educação do Grupo Binário

Cleber Calegari é Diretor Comercial – Educação do Grupo Binário

Da era em que a tecnologia era uma ferramenta que automatizava determinadas demandas nas empresas até a atualidade, um grande caminho foi percorrido. Das grandes e pesadas máquinas aos menores dispositivos do mundo, a evolução tecnológica se tornou a chave para que as organizações alcançassem posições que antes eram inimagináveis. No entanto, uma questão sempre esteve no centro estratégico dos negócios: os dados.

Muitas empresas obtêm informações estratégicas, porém, a maioria não tem noção de como utilizá-las com eficiência. É imprescindível compreender que os dados reunidos de forma eficaz e segura geram decisões fundamentais para o crescimento da empresa.

O volume de informação é intenso e se modifica com facilidade. Além disso, investir na solução correta é fundamental para que a mesma seja aproveitada por completo. Muitas empresas não ... Leia Mais

Sucesso sem tecnologia não existe e tecnologia sem investimento é impossível.

Grupo Binário

A gestão de qualquer negócio é peça-chave para que o sucesso aconteça e isso já não é novidade para ninguém. O que precisamos debater com continuidade é as formas de fazer isso e como as coisas estão se transformando. Somente com o debate acirrado poderemos chegar a algum lugar.

Para falarmos de sucesso é claro que precisamos abordar a gestão do negócio. Porém, não há como discorrer sobre gestão sem falar em Tecnologia. A Alberdeen Research divulgou um estudo que revela que empresas que utilizam software para auxiliar na gestão do negócio são 73% mais produtivas do que as que não o fazem, e têm redução de 18% nos custos operacionais e de 16% nos custos administrativos.

Somente nesses dados já temos os dois termos em um: para uma gestão de excelência é preciso uma ferramenta tecnológica que aumente ... Leia Mais

Conscientização em primeiro lugar

Grupo Binário

A transformação dos dados da empresa acontece em tempo real. Com um volume maior e contínuo de troca de informações dentro das organizações, proteger os documentos não é mais questão de segurança somente, mas requisito fundamental para permanecer ativo no mercado corporativo.

Já sabemos que a base da segurança da informação dentro da empresa fica por conta do usuário, ou seja, o primeiro passo para que os dados estejam protegidos é garantir que os colaboradores tenham isso como prioridade. Um estudo do Instituto Ponemon revelou que apenas 39% dos colaboradores questionados tomam todos os passos necessários para proteger esses dados. Em 2014 o percentual era de 56%, o que nos indica urgência no trato do assunto.

A mesma pesquisa revelou que 52% dos funcionários acreditam nas políticas contra o uso inadequado dos dados da empresa em que trabalha. Porém, ... Leia Mais

Cloud Computing é a boa notícia para a crise

Lincoln Netto é Solution Engineer do Grupo Binário

Lincoln Netto é Solution Engineer do Grupo Binário

Otimização do tempo e aumento da produtividade são dois dos ingredientes necessários para enfrentar a competitividade acirrada entre as companhias. Em tempos de crise e instabilidade, visar a satisfação do cliente em primeiro lugar é regra básica para continuar no jogo. A Cloud Computing vem transformando a realidade das empresas e auxiliando para que esse processo de renovação aconteça.

Flexibilidade, economia, produtividade, portabilidade e sustentabilidade são alguns dos pontos importantes que a Cloud Computing proporciona. À empresa cabe apenas a função de acessar e utilizar o que lhe é oferecido, sem que precise se preocupar com desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, entre outras ações que antes eram de sua responsabilidade.

Um estudo Dell State of IT Trends 2016, divulgou que na atual ... Leia Mais