Blog da Binário

Dicas importantes de segurança para IoT

ducas de segurança para IoT

Com a explosão global da Internet das Coisas (IoT), é importante pensar na segurança dessa tecnologia. Isso quer dizer não só proteger os próprios dispositivos como a espinha dorsal que os mantém conectados: sua rede.

A menos que sua rede e roteadores estejam seguros, seus dispositivos podem estar vulneráveis ​​a hackers. Um roteador comprometido pode facilitar ataques criminosos; e a partir daí, eles podem se expandir para todos os dispositivos da rede.

As notícias relatam constantemente incidentes maliciosos de invasão da Internet das Coisas. Recentemente, um estudo mostrou que metade das empresas não consegue detectar violações em dispositivos IoT.

Mas o que essas organizações podem fazer de diferente? Para te mostrar, separamos abaixo dicas importantes de segurança para IoT! Acompanhe!

A importância da segurança para IoT

A Internet das Coisas é uma rede de dispositivos e objetos interconectados através de várias tecnologias de rede. Todas essas coisas conectadas podem se comunicar entre ... Leia Mais

Por que o IPv6 é importante para sua segurança?

ipv6O Protocolo da Internet (IP) é o sistema que permite que os dispositivos se encontrem e se conectem online. O IPv4 (ou versão 4 do IP) foi desenvolvido no início dos anos 80, época em que ninguém poderia prever o crescimento explosivo da Internet.

Durante anos, reguladores e especialistas em internet alertaram sobre o conjunto limitado de endereços do IPv4. Seu sucessor, o IPv6, possui os recursos e as soluções exigidas pela Internet moderna: maior integridade e segurança de conexão, além da capacidade de oferecer suporte a dispositivos compatíveis com a Web.

O IPv6 está disponível há anos, mas só recentemente sua adoção vem avançando — no Brasil, mais de 20% dos usuários já acessam os provedores do Google através do novo protocolo. A mudança para o IPv6 traz diversos benefícios, mas, se feita incorretamente, pode deixar brechas de segurança nos sistemas de rede.

Neste artigo, vamos tratar as questões de segurança relacionadas ... Leia Mais

6 motivos para usar o SD-Wan gerenciado

Você pergunta-se quais motivos para usar o SD-Wan? As tecnologias de computação em nuvem trouxeram empresas de todos os tamanhos à linha de frente da maior revolução tecnológica até o momento. As soluções em nuvem estão no caminho certo para alterar completamente a TI corporativa e interromper a maneira como as organizações fazem negócios.

Como resultado da mudança para o modelo “como um serviço”, ou “as a service”, o desempenho do aplicativo teve um impacto direto na produtividade dos negócios. Consequentemente, os CIOs perceberam que as redes tradicionais não são preparadas para lidar com a mudança para a nuvem. Assim, a conectividade de rede também sofreu uma transformação.

Principais motivos para usar o SD-Wan gerenciado

Para acompanhar as demandas que a computação em nuvem colocou na rede, a WAN definida por software (SD-Wan) surgiu para otimizar as conexões de ... Leia Mais

Data literacy: skill fundamental do século 21

Quem lida com TI todos os dias provavelmente já ouviu o ditado “os dados são o novo petróleo”.  E não é para menos: segundo dados da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) com a IDC, até o fim deste ano espera-se que o investimento em soluções de Big Data e Business Intelligence no Brasil alcance R$ 16,8 bilhões. Diante disso, surgiu uma nova skill fundamental: data literacy.

Dados são tão úteis quanto a interpretação que fazemos deles. Por isso, tão importante quanto investir na coleta de informações, é investir na habilidade de entender o que elas nos dizem, ou Data Literacy.

O Data Literacy será uma das principais habilidades do profissional do século XXI. Para te mostrar, abaixo explicamos qual será seu papel na TI do futuro e porque você deve começar a investir nessa habilidade agora mesmo!

O que é Data Literacy?

O Gartner define o Data Literacy como a capacidade de ler, ... Leia Mais

IPv6: conexões mais rápidas, dados melhores

Os terríveis avisos sobre a falta de endereços na internet estão acabando porque, devagar mas caminhando, a migração do mundo do IPv4 para o IPv6 já começou e há um software pronto para evitar o apocalipse de endereços que muitos estavam prevendo.

Ainda não sabe bem o que isso tem a ver com você e sua empresa? Vamos voltar aos primórdios do endereçamento na internet e ver porque você deve se importar com o IPv6!

O que é IPv6 e por que é importante?

O IPv6 é a versão mais recente do Internet Protocol, que identifica dispositivos na internet para que possam ser localizados.

Todos os dispositivos que usam a internet são identificados por meio de seu próprio endereço IP para que a comunicação pela rede funcione. Funciona exatamente como os endereços e CEPs que você precisa saber para enviar uma carta.

A versão anterior, IPv4, usa um esquema de endereçamento de 32 bits para suportar 4,3 bilhões ... Leia Mais

Infoblox: solução que oferece segurança e eficiência, ideal para sua empresa

infobloxPense no atual cenário das companhias em mercados competitivos. Para a maioria das empresas, está se tornando, cada vez mais difícil, gerenciar demandas de rede. Isso porque elas se tornam cada vez mais complexas em diversas infraestruturas físicas, virtuais e em nuvem. E é nesse cenário que o Infoblox tem um papel importantíssimo!

E não há lugar no qual essa dificuldade não ocorra mais do que nos serviços essenciais da rede moderna. E isso inclui DNS (Domain Name System) e DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Agregue a esse cenário, o crescimento explosivo em dispositivos e endereços IP. Estes culminam nas cargas de trabalho de DDI aumentando em volume e complexidade.

As tradicionais soluções de gerenciamento de rede local, frágeis e vulneráveis, não acompanham essa transformação. E os provedores de nuvem privada, híbrida e pública carecem de recursos de integração de rede, orquestração e recursos de automação que as redes atuais exigem. Assim, ... Leia Mais

Como a Edge Computing está transformando o mundo

edge computing

Você está pronto para viver no limite? É o que a Edge Computing está sugerindo ao mundo da Tecnologia da Informação.

O estado da tecnologia é tão avançado em comparação ao que foi há apenas meio século que parece que os engenheiros encontraram respostas para os desafios mais profundos apresentados pela própria natureza.

A velocidade da comunicação está além da expressão e imaginação dos humanos. No entanto, as pessoas que realmente trabalham com TI, rede e computação de nuvem sabem bem que ainda há um caminho a percorrer.

Os problemas na velocidade de comunicação

A arquitetura tradicional de datacenter é baseada sobre centrais de computação, de onde as informações são enviadas e recebidas através de redes globalmente espalhadas. Aqui, quanto maior a distância entre o endpoint e o datacenter, maior o tempo de resposta.

Em muitas aplicações, esse intervalo de tempo incrementalmente maior é irrelevante. No entanto, em muitos outras, ele faz toda diferença.

Exemplos? Claro, aqui estão ... Leia Mais

O que é IP Spoofing e como se proteger dele

IP SpoofingO IP Spoofing é um tipo de ataque em que os criminosos tentam usar um dispositivo ou rede para enganar redes de computadores corporativas, mascarando-se como um usuário legítimo.

O objetivo é obter acesso à rede da empresa para extrair dados confidenciais, causar um ataque DDoS ou transformar dispositivos em zumbis (computadores tomados para uso malicioso).

O nome spoofing vem do inglês que significa falsificação, e é exatamente isso que o ataque faz: cria IPs falsos para que o acesso à sua rede seja reconhecido como verdadeiro e passe pela sua segurança.

Mas como exatamente o IP Spoofing funciona e o que você precisa saber para se prevenir? Continue lendo conosco e descubra mais!

Como o IP Spoofing funciona?

Os dados transmitidos pela Internet são primeiro divididos em vários pacotes, e esses pacotes são transmitidos de forma independente e remontados no final. Cada ... Leia Mais

Dark Analytics: o que é e por que ele é importante?

dark analytics

Hoje, as empresas que não adotaram tecnologias digitais estão fadadas a perder sua relevância no mercado competitivo. Percebendo esse fato, vemos quase todas as organizações embarcando em sua jornada de transformação digital. E a análise de dados (onde está incluído o Dark Analytics) possui um grande papel nessa jornada.

Isso por que o elemento que decide o sucesso das organizações nessa iniciativa são os dados. É por isso que elas se esforçam para reunir uma quantidade volumosa de informações de várias fontes. Infelizmente, os dados que eles acumulam nem sempre estão na forma estruturada.

Mesmo que compreendam a importância dos dados, muitas empresas não aproveitam ao máximo os dados que coletam. A triste verdade é que, do total de dados coletados, elas usam apenas 10%. Os 90% restantes não são utilizados ou analisados.

O Gartner define dark data (ou, em uma tradução livre, dados obscuros) como “dados que as organizações coletam, processam e armazenam durante atividades comerciais ... Leia Mais

Wi-fi 6 está chegando: saiba tudo sobre ele

wi-fi 6

A Wi-Fi Alliance, organização encarregada de decidir, desenvolver e designar padrões Wi-Fi no mundo, causou uma pequena agitação no ano passado, quando anunciou uma mudança nas convenções de nomenclatura para o Wi-Fi. O esquema de nomenclatura complexo sai de cena para dar lugar ao Wi-Fi 6 (ou 802.11ax) como o padrão da próxima geração.

O novo esquema de nomeação também se aplica retroativamente à antiga tecnologia 802.11ac (Wi-Fi 5) e ao padrão 802.11n ainda mais antigo (Wi-Fi 4). Mas há mais para o Wi-Fi 6 do que uma nova convenção de nomenclatura, já que a próxima geração de Wi-Fi tem vários benefícios em comparação com as iterações anteriores.

O que é o Wi-Fi 6?

Na medida que os dispositivos se tornam mais complexos, as formas de se conectar à internet evoluem, acompanhando o ritmo de desenvolvimento.

Em outras palavras, o padrão Wi-Fi (especificações técnicas que os fabricantes usam para criar o sinal Wi-Fi e descrevê-lo nos dispositivos que ... Leia Mais