Há mais de uma década no mercado, a Binário vende e implementa os produtos da Juniper Networks nas redes das operadoras desde que iniciou suas atividades com o propósito de ser uma integradora de produtos e serviços de conectividade e telecomunicações. “Temos uma história que se mistura com a Juniper em vários pontos”, sintetiza Elinton Lazzuri, diretor geral do Grupo Binário.

A escolha da Juniper se deu logo no início das atividades da Binário, quando surgiu como uma empresa de integração de redes para o mundo IP. A parceria cresceu junto com a empresa, que passou a prestar serviços também para o segmento corporativo. “Hoje, a Binário é a maior integradora da Juniper no país, tem o maior número de certificações e de técnicos com graduação na Juniper”, conta Lazzuri. A mais recente foi o prêmio Ingenious Champion of The Year 2015 – CALA, entregue ao engenheiro Tiago Cadorin durante o Tech Summit da Juniper, realizado em agosto em Orlando, Flórida.

Gerente da área de Pré-Vendas do Grupo Binário, o engenheiro Tiago Cadorin foi o único profissional na América Latina a receber o prêmio em reconhecimento aos esforços e foco no desenvolvimento e incentivo dos engenheiros da empresa a se tornarem Ingenious Champions da Juniper Networks. Na edição deste ano foram selecionados cem ingenious das Américas e premiados dois. Além de Tiago Cadorin, recebeu a certificação o americano Chris Storer, da Virtual Armor, parceiro de Denver, Colorado.

Diversificação e ascensão

O grupo também cresceu e está organizado em três divisões de negócios: Binário, QoS e Binario Mobile, que atuam, respectivamente, nas áreas de integração, serviços profissionais e mobilidade corporativa. Com 160 funcionários e cinco filiais, a companhia atende os mercados de provedores de serviços, corporativo, governo e educação. A QoS funciona também como um centro de treinamento Juniper para a América Latina.

O resultado dessa parceria de sucesso está relacionado ao fato de as duas companhias serem “muito alinhadas”, conforme destaca Lazzuri. “São empresas que buscam a melhor tecnologia para fornecer a solução mais eficiente para o cliente.” O executivo recorda que, em 2005, quando a Binário surgiu, a empresa foi ouvir os clientes, que queriam um produto que atendesse os requisitos de segurança e estabilidade. “Entendemos que a Juniper tinha competência para isso e que seus equipamentos tinham uma série de diferenciais: produtos robustos, com grande capacidade de crescimento, e estáveis”, comenta.

Para o diretor geral da Binário, outro fator que contribuiu para o crescimento da parceria – e das duas empresas no país – foi a decisão da Juniper de ser uma companhia com módulos de sistemas abertos. “O grande diferencial está na própria concepção da Juniper, de ter um sistema operacional para toda a linha de produtos”.

A maior marca do sucesso da parceria está no desempenho das companhias. No caso da Binário, a empresa registrou crescimento superior a 20% no primeiro semestre de 2015, mesmo com a crise econômica por que passa o país. “Apesar das dificuldades do mercado e do cenário nebuloso, estamos num segmento que virou core de todos os nossos clientes e esperamos para o segundo semestre conquistar, pelo menos, o mesmo resultado obtido em igual período do ano passado”, afirma.