Ao decidir sobre uma estratégia de gerenciamento de rede, uma das principais prioridades para os gestores de TI é pensar sobre o custo do tempo de inatividade. Existem muitos números assustadores que declaram qual o valor do custo médio do tempo de inatividade, como você pode conferir nos dados da Statista.

Esse número é calculado com base em várias coisas diferentes, mas se aplica a uma organização de tamanho médio. Mas e se sua organização for menor ou maior do que a média? Pode não ser imediatamente aparente como calcular o tempo de inatividade de TI apenas com base em números gerais — no entanto, ainda é fundamental entender como a inatividade afeta seus negócios.

No artigo de hoje, explicaremos como funciona o cálculo do custo do tempo de inatividade e daremos algumas dicas de como você pode minimizá-los! Acompanhe:

O que causa o tempo de inatividade?

Apenas para garantir que cobrimos nossas bases, vamos começar com uma definição rápida. Quando se refere especificamente à sua rede de TI, o tempo de inatividade descreve qualquer momento em que você não consegue acessar seus sistemas, redes ou máquinas. 

O tempo de inatividade pode ser causado por qualquer coisa, desde falha de hardware a problemas de software, desde problemas de conectividade de rede a requisitos de manutenção prolongados — todos os quais podem ter consequências graves para seus resultados financeiros.

Os ataques cibernéticos são outro fator que contribui para o tempo de inatividade experimentado por organizações em todo o mundo. Falhas na segurança causadas por vírus, malware, phishing e ransomware podem ter uma série de consequências negativas para uma empresa, indo desde roubo de dinheiro e perda de dados e informações confidenciais até sistemas que se tornam totalmente inoperantes.

Alguns dos custos associados ao tempo de inatividade incluem:

  • Vendas perdidas
  • Produtividade perdida
  • Dados perdidos
  • Receita perdida
  • Custos de reparo de hardware
  • Custos de software
  • Custos de recuperação
  • E mais

Como calcular o custo do tempo de inatividade de TI

Então, o que realmente determina o custo do tempo de inatividade de TI? A parte mais difícil de calcular com precisão esse custo é decidir sobre o impacto percentual e estimar o que é conhecido como custos intangíveis, como o custo de uma reputação danificada. 

As empresas que fornecem serviços online ou serviços de data center terão maiores custos de inatividade de TI quando se trata desse número, assim como aqueles na indústria ou no mercado financeiro.

As fórmulas a seguir podem ser usadas para obter uma estimativa aproximada para custos de perda de mão de obra e perda de receita por hora de inatividade:

Custo de produtividade = (E) x x (C) x (H)

  • E = número de funcionários afetados
  • C = custo médio de funcionários por hora
  • H = quantidade de horas de inatividade

Perda de receita = (GR / TH) x (H)

  • GR = receita anual bruta
  • TH = total de horas comerciais anuais
  • H = horas de inatividade

Custos adicionais para tempo de inatividade de TI

Esses não são os únicos custos a serem considerados ao calcular o custo total do tempo de inatividade. Pode haver custos de recuperação, como o custo de funcionários trabalhando horas extras, o custo de consertar dispositivos ou sistemas afetados por um ataque hacker ou custos de recuperação de dados, por exemplo.

Para algumas empresas, o tempo de inatividade pode afetar negativamente sua cadeia de suprimentos, causando atrasos e multas. Para outras, os custos são mais difíceis de determinar. O impacto na reputação da empresa, por exemplo, é difícil de mensurar em números, no entanto, um negócio pode perder clientes como resultado de um longo período de inatividade.

O tempo de inatividade pode fazer com que uma empresa perca prazos importantes ou fique indisponível para clientes e clientes potenciais em um momento crítico. Isso pode fazer com que seu público perca a confiança em sua empresa e não queira voltar a fazer negócios com você. 

Outros custos podem vir na forma de contratação de terceiros para reparar os danos à sua imagem ou mesmo aos seus sistemas. Considerando esses custos possíveis junto com os cálculos acima, é fácil ver por que o gerenciamento de rede deve ser uma parte robusta de sua estratégia de TI.

Como você pode minimizar os custos de tempo de inatividade?

O custo do tempo de inatividade de TI pode ser o suficiente para fazer com que algumas empresas fechem seus negócios. Para mitigar as consequências negativas do tempo de inatividade, faça uma revisão completa do plano de recuperação de desastres e continuidade dos negócios da sua empresa.

Uma avaliação de rede é o que recomendamos para entender onde sua rede está fazendo um bom trabalho e onde não está. Nessa avaliação, você terá um mapa detalhado que identificará falhas e quaisquer áreas de melhoria que sua rede possa precisar. 

Uma boa avaliação deve mostrar que seu plano de TI é robusto e que o gerenciamento de rede é hermético e atualizado. Certifique-se de usar um sistema de backup para todos os arquivos, bancos de dados, sistemas de e-mail, máquinas virtuais e aplicativos. 

Por fim, mantenha sua infraestrutura crítica em uma instalação com energia e refrigeração redundantes e operada 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipe qualificada. Todas essas estratégias levam a um gerenciamento de rede eficaz e melhores resultados para sua empresa. 

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