O Desktop as a Service (DaaS) é uma oferta de computação em nuvem em que um provedor de serviços entrega desktops virtuais para usuários finais pela internet, licenciados com uma assinatura por usuário.

O provedor cuida do gerenciamento de back-end para pequenas empresas que acham que criar sua própria infraestrutura de desktop virtual é muito caro ou consome recursos. Esse gerenciamento geralmente inclui manutenção, backup, atualizações e armazenamento de dados.

Os provedores de serviços em nuvem também podem lidar com a segurança e os aplicativos para a área de trabalho, ou os usuários podem gerenciar esses aspectos do serviço individualmente.

Mas como isso funciona e quais as vantagens para as empresas que optam por esse serviço? É exatamente isso que discutiremos no artigo de hoje! Acompanhe:

Como funciona o Desktop as a Service?

A arquitetura DaaS é multi-tenant, e as organizações compram o serviço por meio de um modelo de assinatura — normalmente com base no número de instâncias de desktop virtual usadas por mês.

No modelo de entrega de desktop como serviço, o provedor de computação em nuvem gerencia as responsabilidades de back-end de armazenamento de dados, backup, segurança e atualizações.

Enquanto o provedor lida com todos os custos de infraestrutura de back-end e manutenção, os clientes geralmente gerenciam suas próprias imagens de desktop virtual, aplicativos e segurança — a menos que esses serviços de gerenciamento de desktop façam parte da assinatura.

Normalmente, os dados pessoais de um usuário final são copiados de e para sua área de trabalho virtual durante o logon e logoff, e o acesso à área de trabalho independe de dispositivo, local e rede.

VDI vs. DaaS: qual a diferença?

O VDI (Virtual Desktop Infrastructure) e DaaS (Desktop as a Service) são desktops hospedados em nuvem que possuem funções semelhantes. Mas existem algumas diferenças que você deve considerar antes de escolher a solução certa para sua empresa.

A principal diferença é que as soluções VDI são normalmente operadas e mantidas por sua equipe de TI interna. Os ambientes VDI geralmente estão localizados em um data center local gerenciado por administradores e equipe de TI. Já o DaaS é uma solução totalmente terceirizada que fornece desktops virtuais para empresas.

Em um ambiente DaaS, sua equipe de TI fica liberada para gerenciar questões estratégicas de tecnologia enquanto seus desktops virtuais são tratados por um fornecedor terceirizado. Isso os deixando livres para trabalhar em busca dos objetivos de negócio da empresa.

Em um VDI, você possui o controle local de seu hardware e tem a opção de personalizar seu ambiente, o que normalmente não é obtido com um provedor de DaaS. A decisão entre essas duas opções depende muito de suas necessidades de negócios e de sua infraestrutura de informações atual.

As vantagens do Desktop as a Service

Os funcionários de hoje esperam acessar seu trabalho de qualquer lugar em qualquer dispositivo. Isso é especialmente verdade com o aumento da adoção do home office, acelerado pela pandemia do coronavírus.

Para suportar essa nova realidade, empresas de todo mundo estão procurando uma solução eficaz e de baixo custo para que as pessoas possam trabalhar, não importa onde estejam.

A vantagem mais significativa do DaaS e tecnologias de virtualização de desktop semelhantes é que os desktops virtuais podem ser acessados ​​de qualquer lugar. Isso significa que as organizações que assinam o DaaS podem fornecer aos funcionários remotos uma experiência de usuário que imita em grande parte a experiência dos usuários que trabalham no local.

Outro benefício do desktop como serviço é que ele permite que os usuários trabalhem no dispositivo de sua escolha. Um usuário pode escolher trabalhar em um PC, Mac ou dispositivo móvel, desde que tenha a resolução de tela necessária e software cliente de desktop remoto. O ambiente de desktop do usuário é idêntico, independentemente do tipo de dispositivo que está usando.

Veja abaixo mais alguns dos benefícios do DaaS:

  • Flexibilidade: o DaaS facilita a configuração de novos usuários. Com o serviço, fica mais fácil contratar funcionários temporários, que podem acessar com segurança seus aplicativos, desktops remotos e dados de qualquer lugar;

  • Escalabilidade: com o modelo de pay-as-you-go que o DaaS oferece, é possível dimensionar aplicativos e desktops rapidamente quando necessário ou reduzir quando não precisar mais deles. Isso pode incluir fases durante uma fusão ou aquisição ou implantação de filiais;

  • Hardware: outro benefício potencial do DaaS é que os provedores de serviços em nuvem geralmente facilitam o dimensionamento das implantações de desktops virtuais. Como os desktops virtuais são hospedados na infraestrutura de nuvem, as organizações não precisam se preocupar em adquirir e implantar hardware físico adicional necessário ao dimensionar o VDI local

  • Continuidade de negócios: o DaaS permite responder rapidamente, habilitar o acesso remoto seguro a aplicativos e desktops para sua força de trabalho e manter-se em funcionamento no caso de uma eventualidade, como um desastre ou ataque hacker, garantindo que sua organização continue produtiva;

  • Economia de custos: o desktop como serviço pode reduzir os custos de licença de software, especialmente para usuários que trabalham em vários dispositivos. Nesses casos, uma organização pode instalar um aplicativo em um único desktop virtual, consumindo assim uma única licença, em vez de instalar o aplicativo em cada um dos dispositivos do usuário. Ele também ajuda a transformar despesas de capital em despesas operacionais mais previsíveis;

  • Segurança: o DaaS fornece acesso seguro para os usuários, além do monitoramento de uma equipe focada, 24 horas por dia. O seu provedor fica responsável por garantir que os dados que passam pelo desktop virtual estejam seguros e protegidos contra perda ou roubo.

A única desvantagem do DaaS é que, como os desktops virtuais são hospedados na nuvem, eles devem ser acessados pela Internet. Se uma organização passasse por uma interrupção na conexão, isso poderia impedir os funcionários de acessar seus desktops.

No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com a realização de um Site Survey para seu Wi-Fi e com a escolha da implantação correta para o local e suas filiais.

O Desktop as a Service é o caminho para empresas cada dia mais móveis e que desejam fornecer ferramentas de qualidade e sem interrupção para suas equipes.

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