Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

O novo “Estudo Global sobre os Riscos de Mobilidade”revela que os dispositivos móveis corporativos e o fenômeno de “traga seu próprio dispositivo” (BYOD) estão rapidamente frustrando a segurança e as políticas empresariais. Dos mais de 4 mil participantes de 12 países, 77% concordam que o uso de dispositivos móveis no local de trabalho é importante para atingir os objetivos da empresa. Entretanto, 76% também acreditam que esses dispositivos colocam suas empresas em risco – e somente 39% têm os controles de segurança necessários para mitigar os riscos. (Fonte: Decision Report)

A pesquisa realizada demonstra com clareza os desafios que estão seguindo o BYOD e a mobilidade. Está notável entre todos os meios que não é mais possível frear essa migração. Então, precisamos prover formas seguras e sustentáveis de integração entre estes mundos, deixando o usuário com a maior liberdade e acesso possível sem colocar em risco as empresas.

Também é verdade que, boa parte das empresas que responderam esse questionário, possui situações de risco em suas redes, sem acrescentar os requisitos de mobilidade. Isso, pois existe uma falsa sensação de segurança envolvendo determinados gestores.

Cada vez mais, a figura do Security Officer é necessária, e com o empowerment devido para o exercício da função.