A Internet das Coisas (IoT) está em ascensão. O número de dispositivos conectados deve chegar em 21,5 bilhões até 2025. Embora haja vários fatores contribuindo para esse aumento, um dos mais importantes será o desenvolvimento das redes 5G.

O lançamento da quinta geração de conexões móveis, ou 5G, é uma ótima notícia para o mercado de IoT. Isso se deve principalmente ao fato de as redes 5G ajudarem bastante a melhorar o desempenho e a confiabilidade desses dispositivos conectados.

Mas quais os impactos esperados para a Internet das Coisas, na medida que o 5G chega aos dispositivos móveis em todo mundo? Neste post, vamos analisar o que a junção dessas duas tecnologias pode significar para sua empresa no futuro!

Internet das Coisas (Iot) e 5G: expectativas para o futuro

Existem inúmeros estudos que estão tentando quantificar e prever o impacto material da rede 5G e da Internet das Coisas (IoT) no mundo dos negócios. Alguns deles se concentram no aspecto do custo e outros no valor para a sociedade.

No entanto, mesmo com esses estudos em andamento, é evidente que o 5G estimulará a inovação em muitos setores e fornecerá uma plataforma que permitirá que tecnologias emergentes, como a IoT, se tornem parte integrante de nossa economia e estilo de vida.

O 5G é muito mais do que apenas downloads rápidos; sua combinação única de conectividade de alta velocidade, latência baixa e cobertura onipresente oferecerá suporte a veículos inteligentes e infraestrutura de transporte, como carros, caminhões e ônibus conectados.

O 5G nos permitirá controlar mais dispositivos remotamente em aplicações onde o desempenho da rede em tempo real é crítico, como o controle remoto de máquinas pesadas em ambientes perigosos, melhorando a segurança do trabalhador e até a cirurgia remota.

A nova tecnologia de conexão móvel promete tornar os cuidados médicos remotos uma realidade — e ser um agente de mudança para o futuro da indústria.

O que é o 5G e como ele impactará a Internet das Coisas?

Como já adiantamos, o 5G é a rede móvel de 5ª geração. É um novo padrão global sem fio depois das redes 1G, 2G, 3G e 4G. O 5G permite um novo tipo de rede projetado para conectar praticamente todos e tudo, inclusive máquinas, objetos e dispositivos.

A tecnologia sem fio 5G destina-se a fornecer velocidades mais altas de pico de dados de vários Gbps, latência ultra baixa, mais confiabilidade, capacidade massiva de rede, maior disponibilidade e uma experiência mais uniforme para mais usuários. Maior desempenho e eficiência aprimorada possibilitam novas experiências de usuário e conectam novos setores.

O sucesso comercial da Internet das Coisas está intrinsecamente ligado ao desempenho da rede ao qual os dispositivos são conectados. Com o 5G, espera-se que as velocidades de transferência de dados sejam significativamente maiores, tendo um impacto direto na comunicação entre dispositivos, smartphones, tablets e softwares de IoT.

A expectativa é de que a rede 5G seja 10 vezes mais rápida que as redes LTE atuais. Esse aumento na velocidade ajuda a reduzir a latência e melhorar a velocidade geral na qual os dispositivos inteligentes enviam e recebem dados.

Além do aumento da velocidade, as redes 5G operam de maneira mais confiável, criando conexões mais estáveis e seguras. Ter condições de rede confiáveis ​​e estáveis ​​é extremamente importante para qualquer dispositivo IoT, mas especialmente para dispositivos conectados que dependem de atualizações em tempo real, como câmeras de segurança e outros sistemas de monitoramento.

Basicamente, a rede 5G trará as seguintes mudanças que serão catalisadoras dos serviços de IoT da próxima geração:

  • Esquemas avançados de modulação para acesso sem fio;
  • Gerenciamento automatizado do ciclo de vida de aplicativos de rede;
  • Rede definida por software e virtualização de funções de rede;
  • Suporte para aplicativos de rede distribuída otimizados para nuvem;
  • Recursos de divisão de rede.

Com a capacidade de uma rede 5G de lidar com mais dispositivos conversando entre si, os consumidores se beneficiarão de uma maior confiabilidade de seus dispositivos conectados.

Como a Internet das Coisas será aplicada com o 5G

A seguir, resumimos de que maneira a tecnologia 5G poderá ajudar a liberar o potencial da IoT para empresas e consumidores finais em cada indústria. Veja só:

Setor automotivo

Um dos principais casos de uso do 5G é o conceito de carros conectados, juntamente com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Serviços aprimorados de comunicação veicular, que incluem comunicação direta (entre veículos, veículo para pedestres e veículo para infraestrutura) e comunicação facilitada pela rede para direção autônoma.

Além disso, os casos de uso suportados se concentrarão na conveniência e segurança do veículo, incluindo compartilhamento de intenção, planejamento de caminho, direção coordenada e atualizações locais em tempo real.

Indústria

O 5G oferecerá não apenas uma rede mais confiável, mas também uma rede extremamente segura para a Internet das Coisas industrial, integrando a segurança da informação à arquitetura da rede principal. As instalações industriais estarão entre os principais usuários de redes 5G privadas, com:

  • Possibilitando a conexão sem fio de um grande número de dispositivos de maneira segura e econômica, pois as conexões com fio são caras e inflexíveis;
  • Habilitando o controle virtual de máquinas com conectividade 5G de baixa latência. Isso leva à otimização de custos, pois menos CPUs (unidades de processamento central) são necessárias;
  • Implementando o uso da telemetria e troca de informações entre um grande número de dispositivos interconectados em tempo real;
  • Apoiando a análise preditiva, reduzindo custos de manutenção com sensores que permitem à equipe de operações saber exatamente quando um equipamento precisa ser reparado.

Saúde

O requisito para redes em tempo real será alcançado usando o 5G, o que transformará significativamente o setor de saúde. Os casos de uso incluem transmissão ao vivo de vídeos de cirurgia de alta definição que podem ser monitorados remotamente.

Telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicação procurarão substituir sua rede de fibra usando a banda larga sem fio. Isso reduzirá significativamente os custos incorridos na instalação de cabos de fibra óptica para uso doméstico de banda larga.

As tecnologias de AR e VR revolucionarão a experiência do cliente em jogos, compras no varejo e outros aplicativos centrados no cliente. A experiência do consumidor será aprimorada com altas taxas de dados e latência extremamente baixa.

Cidades inteligentes

A rede 5G também será o motor para a expansão do conceito de cidades inteligentes, ou Smart Cities. Ela tornará possível a digitalização em massa de alguns serviços públicos. Por exemplo, policiais com smartphones capazes de transmitir feeds de voz e vídeo de alta qualidade de cenas de crime.

Outro exemplo inclui a gestão das cidades inteligentes — a qualidade do ar em toda a cidade poderá ser monitorada para aconselhar o público sobre riscos potenciais, o tráfego será gerenciado a partir de dispositivos inteligentes e as câmeras de segurança nas ruas poderão oferecer aos agentes de segurança imagens em alta qualidade e em tempo real.

A IoT apresenta às empresas e indústrias um terreno fértil para inovações e novas maneiras de envolver seus clientes finais. Os principais fatores de sucesso serão a capacidade de lançar novos serviços em um curto espaço de tempo, combinada com os modelos de negócios certos e acesso a uma rica variedade de dados e insights.

E você, está pronto para a próxima revolução? Continue aprendendo e veja nosso post sobre infraestrutura hiperconvergente e o que ela pode fazer pelo seu negócio!