Em tempos onde o mundo vive sua maior crise de saúde das últimas décadas a reinvenção surge como uma luz no horizonte, transformando hábitos e práticas em prol da seguridade social. Mas afinal, como podemos inovar em momentos difíceis?

COVID-19: Quais frutos colheremos deste momento? E como inovar em momentos difíceis como esse?

Não é de hoje que as pessoas buscam reinventar-se para transformar seu meio com as ferramentas que lhe são possíveis, há inúmeros relatos de invenções, teorias e mudanças de hábito que foram tidas após um grande evento, seja este uma guerra, uma doença ou uma catástrofe natural. O ser humano é capaz de reinventar-se de uma maneira única, nossa adaptação e capacidade de colher coisas boas mesmo durante adversidades nos permitiu transformar o velho em novo, para isso bastou apenas uma necessidade, que aliada ao nosso incessante desejo de aprender, voilá ideas habemus¹.

O COVID-19, e toda a crise desencadeada por de trás dele, não podia ser diferente. Empresas e pessoas têm se reinventado com o intuito de superar as adversidades atuais e muitas têm encontrado êxito nesta transformação. É a capacidade de renovação, uma quase metamorfose, que está mudando o rumo das coisas, para algo melhor!

Este é o momento de se reinventar, de recriar, de resistir, assim como fez Soichiro Honda, que construiu sua primeira bicicleta no quintal de sua casa aos oito anos de idade. Que na juventude montou sua primeira oficina e viu seu sonho se transformar em quase realidade, até que o Japão Imperial ingressara na 2ª Grande Guerra² e Honda pensara que seus projetos foram por água à baixo.

Porém, com muita coragem e ânimo ele não deixou com que aquele evento destruísse suas perspectivas, ele viu seu país sofrer com o fim da guerra, fome, pobreza, escassez de produtos etc. Então seu espirito inovador o fez pensar em acoplar um pequeno motor adaptado à uma de suas bicicletas.

Deste evento tão trágico, que para muitos poderia ter representado o fim, Honda fez surgir o novo. nascera então a Honda Motor Company. Hoje uma das maiores empresas no setor automobilístico do mundo, fruto de um desejo de empreender, mesmo em momentos difíceis.

Nossa realidade não é tão diferente, não permita que seu negócio venha se tornar estatística, reinvente-o, reconstrua-o, recomece-o, estruture sua realidade para novos horizontes, capacite-se e capacite-os, seja o roteirista de sua história e não o coadjuvante.

O Grupo Binário deseja a todos os seus amigos, clientes, fornecedores e parceiros muita esperança, que possamos atravessar este momento unidos e certos de que daqui extrairemos o que é bom e deixaremos o que é ruim, para que tudo se torne um grande aprendizado e possamos falar juntos: NÓS VENCEMOS!

1 Em tradução direta do Latim para o Português Latino “Temos ideias”.
2 A Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.

Nosso blog é atualizado semanalmente com conteúdos relevantes, acesse aqui e confira outros textos como esse.