A explosão do mercado de serviços de cloud pública

Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

Os próximos cinco anos são promissores para serviços em nuvens públicas. Faltando dois meses  para terminar 2011, já se sabe que a receita mundial desse mercado será de US$ 18 bilhões. Mas os anos seguintes são ainda mais animadores.

Alguns analistas prevêem que esse valor chegue a US$ 66 bilhões em 2016. A má notícia é que metade vai ficar somente na América do Norte, segundo estimativa divulgada recentemente pela empresa de análise Ovum.

O que é interessante por trás dos números é a possível reconfiguração de tendências. Acredita-se que o SaaS vai reduzir dos atuais 87% do mercado para 62% em 2016, especialmente por conta do crescimento da IaaS e PaaS. A Infraestrutura como Serviço poderá saltar dos 9% hoje para 23% em 2016, e a Plataforma como Serviço poderá sair dos 5% registrados este ano para 16% daqui a cinco anos. O analista especializado em cloud computing Laurent Lachal chegou a dizer o seguinte:

“As mudanças passarão por uma abordagem mais holística na conexão de redes, hardware e software. Os departamentos de TI também reduzirão a ênfase na manutenção e deverão aumentar a sua inovação, ao mesmo tempo em que assume mais riscos ao dar aos colaboradores a capacidade de enfrentar riscos de alta recompensa”.

Poderá sair na frente quem estiver mais preparado para esse cenário.


2 Comments

HAMILCAR MARQUES

about 8 anos ago

Muito interessante a mensagem do blog, promissora na verdade! Parabéns pela postagem.Abraços.

Responder

alexrsilva

about 8 anos ago

Sergio, realmente esse tema é muito interessante e mais abrangente do que a pessoas imaginam. Em uma sociedade onde a expectativa de vida é cada vez mais longa, o consumo mais alto e o apetite por informação mais voraz, a transição da oferta de bens para serviços vem crescendo dramaticamente em todas as áreas, revolucionando nosso cotidiano desde simples atividades como usar um carro, bicicleta, assistir a um filme, ou ler um livro. Nessa revolução social, nós, profissionais de tecnologia, temos o importante papel de estarmos atentos às tendências, acompanhar a evolução e prover soluções para a infraestrutura que vai sustentar as novas ofertas de serviços. Portanto a Binário não poderia ter começado melhor com seu Blog. Parabéns!

Responder

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked