Tecnologia GPON: internet rápida, eficiente e poderosa

tecnologia gponComo proprietário de uma empresa, você sabe que tempo é dinheiro. Você também sabe que quanto mais rápido você puder realizar tarefas, melhor será o desempenho contra seus concorrentes. Se a sua rede local (LAN) não estiver mais acompanhando as melhorias e as atualizações tecnológicas da sua empresa, agora é a hora de mudar para a tecnologia GPON.

Aqui está o que você precisa saber sobre essa tecnologia e seus muitos benefícios.

O que é a tecnologia GPON?

A rede óptica passiva, ou PON (Passive Optical Network), existe desde meados dos anos 90. A rede óptica passiva Gigabit, ou GPON, é a próxima evolução na tecnologia de cabeamento estruturado.

A tecnologia GPON oferece infraestrutura de rede de velocidade mais alta, maior vida útil e menor custo. 
Ao usar divisores passivos, a GPON permite que uma única fibra faça o que várias fibras costumavam fazer — dando ao usuário final a capacidade de consolidar vários serviços em uma única rede de dados de fibra.

A GPON também é totalmente escalável, sem a necessidade de recuperar novamente a rede. Os sistemas podem ser configurados para muitos ou milhares de usuários com vários chassis OLT.

Assim, à medida que as tendências de uso evoluem e os requisitos de largura de banda dos usuários finais aumentam, a GPON permite a migração futura de atualizações sem a substituição passiva da infraestrutura.

O resultado final é uma rede de fibra personalizável de alta disponibilidade para todas as formas de serviços baseados em IP, incluindo CFTV e webcam, sistemas de segurança, sinalização interativa “PIDS”, vídeo sob demanda, internet de alta velocidade, integração PMS, alta ou baixa IPTV de ultra definição, controle de acesso e entrada de porta, telefonia VoIP, telefonia analógica tradicional, terminais POS e nó de acesso Wi-Fi.

Aqui está um resumo de como o GPON funciona:

  • Os terminais de linha óptica (OLT) convertem sinais em luz.
  • A fibra monomodo transporta o sinal de luz incrivelmente rápido por longas distâncias, se necessário. Um divisor divide uma única fibra óptica em fios separados quando necessário.
  • Um terminal de rede óptica (ONT) converte a luz novamente em uma conexão Ethernet padrão para fornecer dados aos usuários finais.

Veja mais >> 5 dicas para um bom desempenho da sua rede de computadores.

Quais os benefícios da tecnologia GPON?

Como o amplo uso de serviços de banda larga e o desenvolvimento de entrada e saída de fibra de cobre, o ISP (Internet Service Provider) requer um alcance de transmissão mais longo, maior largura de banda, confiabilidade e menor despesa operacional (OPEX) nos serviços. A tecnologia GPON suporta as seguintes funções para atender a esses requisitos:

  • Maior alcance: a fibra monomodo, como a usada nos sistemas GPON, pode transmitir dados de 10 a 20 quilômetros. Por outro lado, o cobre convencional é tipicamente limitado a um alcance de 100 metros;
  • Velocidades mais rápidas: a fibra óptica fornece largura de banda de alto desempenho de 5 gigabits por segundo (Gbps) a jusante e 25 Gbps até o hub. Para empresas maiores, a escalabilidade permite fornecer um caminho contínuo de até 40 Gbps sem atualizar o cabeamento. Tais velocidades são inconcebíveis para os fios de cobre, especialmente a uma grande distância;
  • Economia de espaço: a fibra GPON é uma fração do tamanho dos cabos de cobre tradicionais, o que significa menos espaço para executar o cabeamento no seu edifício. Além disso, graças ao alcance estendido do sinal, você não precisa de tantos equipamentos para aumentar o sinal. Como resultado, você pode instalar menos salas e equipamentos de servidor para atender aos requisitos de rede da sua empresa.
  • Custo mais baixo: os cabos GPON de fibra óptica são mais baratos que os cabos LAN à base de cobre. Você também pode aumentar suas economias de longo prazo, evitando a necessidade de investir em armários de fiação e componentes eletrônicos associados;
  • Capacidade flexível de infraestrutura: com uma única rede, você pode obter cobertura total de voz, dados, câmeras de vigilância, backhaul de Wi-Fi e outras funções de rede necessárias para realizar negócios.
  • Sustentável: como uma tecnologia mais eficiente e poderosa para o seu edifício, você pode considerar a GPON um passo na direção certa. Requer consideravelmente menos componentes ativos para permanecer em funcionamento e não possui requisitos rígidos de temperatura operacional. Isso significa que sua empresa usa menos eletricidade e ar condicionado quando você muda para a tecnologia GPON.

Proporcionando uma melhor experiência ao usuário, maior capacidade de largura de banda; economia substancial de custos a curto e longo prazo, a tecnologia GPON é o pacote completo para quem quer uma melhor conexão.

Agora que você já conhece como a tecnologia GPON funciona, aproveite e veja também os 6 motivos de usar o SD-WAN gerenciado!

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked