Renata Natali é do suporte de pré-vendas do Grupo Binário

Na era digital, o acesso à internet esta cada vez mais fácil. O custo de um aparelho smartphone esta mais em conta, fazendo com que qualquer pessoa possa ter acesso à internet em qualquer lugar.

Fazer transações bancárias se tornou mais fácil, contudo, o que não pode ser esquecido é que com o aumento da usabilidade do aparelho para esse fim, ele se torna um alvo desejado de crackers para a criação de aplicativos que podem roubar senhas, dados e informações pessoais para uso indevido. Esse tipo de crime se torna cada vez mais comum, causando prejuízo para as instituições financeiras.

O que pode ser feito para evitar que isso aconteça é tomar cuidado com os aplicativos que são baixados no aparelho. Por exemplo, se o usuário baixar um aplicativo que é para ser uma lanterna e ele pedir permissão de acesso para enviar mensagem de texto, algo deve estar errado.

Outra sugestão é a instalação de softwares de proteção contra malwares. Os melhores aplicativos para esse fim são pagos, como por exemplo, o McAfee Mobile Security, para Android, que custa US$ 29,99 (cerca de R$ 60), mas é melhor ter esse custo do que uma dor de cabeça por que teve a sua conta do banco invadida.

O mesmo cuidado que temos com o nosso computador devemos ter com o nosso smartphone.