Melhore Sua Experiência Em Nuvem: Desapegue, Confie e Transforme

A nuvem é uma tecnologia que permite que os dados e os sistemas deixem de ficar armazenados em espaços físicos, como os discos rígidos, e estejam em servidores online

Essa característica está relacionada com vários fatores, como a performance e a facilidade de acessar os dados. Para entender isso, não é preciso de muito: apenas de conhecer as vantagens dessa experiência em nuvem, a começar pelo Cloud Computing.  Aliás, também temos o Cloud Computing no celular.

Cloud Computing

Em português: Computação em Nuvem, essa é uma nova forma de executar sistemas e armazenar dados. Ela não se limita a ferramentas tradicionais, como o Big Data. Atualmente,  pode ser adquirida em três tipos de infraestrutura, confira!

IaaS (Infrastructure as a Service)

IaaS (Infrastructure as a Service)

Esse é um modelo de negócios na qual a empresa contrata uma infraestrutura altamente personalizável para o uso interno.

Os recursos ficam em um servidor dedicado, disponibilizado por várias máquinas “virtuais”. Logo, a companhia tem um ambiente para execução de seus sistemas internos conforme a necessidade.

PaaS (Platform as a Service)

É um modelo no qual o usuário paga pelo uso de uma plataforma digital personalizada com softwares que já estão pré-instalados.

Logo, a companhia tem serviços feito sob demanda, mas gerenciados por terceiros, conforme as necessidades também.

SaaS (Software as a Service)

SaaS (Software as a Service)

É um dos modelos mais tradicionais da área e acontece quando o usuário contrata uma ferramenta para o uso por meio de assinaturas.

As plataformas permitem o acesso via web em aplicativos e trata-se de um modelo totalmente focado no licenciamento de softwares.

Essa opção tornou as equipes de trabalho mais móveis e capazes de atender um grande número de clientes ao mesmo tempo.

Por que ter uma Gestão na Nuvem?

Investir na computação em nuvem tem sido uma estratégia de muitas empresas por trazer várias vantagens nos dias atuais. Separamos algumas delas, confira!

Mobilidade

Mobilidade com a nuvem

Conforme os dados ficam armazenados fora de um computador físico, a equipe consegue acessar eles por meio de qualquer máquina, além dos smartphones e tablets.

Para isso, basta uma conexão com a internet.

Se tiver problemas com internet, liberte-se dos cabos e utilize o Cloud Computing!

Por que essa mobilidade é positiva? Porque garante segurança aos arquivos. Mesmo que seu computador falhe ou sofra danos, você não vai perder os arquivos importantes.

Esse investimento, portanto, é um fator estratégico que dá suporte a toda equipe, aumentando a agilidade e a produtividade.

Produtividade

Para quem aposta neste tipo de gestão, e está disposto a criar uma experiência em nuvem, a disponibilidade dos dados a partir da internet aumenta a produtividade empresarial.

Isso acontece porque os funcionários conseguem acessar os dados da empresa, atualizar os relatórios, produzir informações e compartilhar tudo em tempo real, aproximando até mesmo as equipes que estejam fisicamente distantes.

Note que esse espaço de trabalho integrado cria um índice de produtividade elevado.

Atualização

Atualização Nuvem

Nos sistemas tradicionais, o suporte da equipe de TI é necessário até mesmo para fazer a atualização dos softwares que foram escolhidos pela empresa. O atendimento é individualizado e isso pode custar caro.

Já na nuvem, as ferramentas podem ser usadas por todas as empresas, sendo atualizadas automaticamente e em passos simples, evitando que a companhia gaste tempo ou dinheiro com essa tarefa.

Isso faz com que a área de TI atue com maior performance e confiabilidade.

Operação

A capacidade de a empresa manejar os seus recursos financeiros conforme a sua demanda de serviços é otimizada na nuvem porque os desempenhos podem ser modificados a qualquer momento, garantindo que os usuários trabalhem sem dificuldades operacionais.

Em alguns cliques é possível que um gestor de TI modifique as soluções contratadas em cada empreendimento.

Isso também influencia o planejamento no médio e longo prazo, já que a empresa fica focada na capacidade de poupar recursos financeiros por meio de uma infraestrutura mais compacta ao negócio.

Economia

Economia com a nuvem

A área de tecnologia em qualquer empresa pode representar uma boa fatia do orçamento financeiro empresarial. E a computação em nuvem ajuda na redução de gastos.

No caso da infraestrutura isso é muito visível: não é necessário gastar altos valores com a aquisição de hardware, infraestrutura para o servidor físico e as licenças de software.

Dá para economizar dinheiro até mesmo com a energia.

Para se ter uma ideia, todas as empresas dos Estados Unidos que usam a computação em nuvem conseguiram uma economia média de 87% no gasto energético.

A Segurança da Nuvem

Antes de iniciar uma experiência em nuvem, as pessoas costumam ficar receosas devido ao não conhecimento sobre a segurança dela… o grupo Binário irá te assegurar.

Mas, engane-se quem pensa que o fato de ter dados armazenados em um ambiente virtual faz a empresa correr riscos de perder as informações.

Os sistemas em nuvem são seguros por vários fatores.

Primeiro pelo fato de usarem padrões internacionais de segurança, como a criptografia avançada, SSL, ISO e outros. Logo, as chances de invasão são mínimas.

Outro ponto a se pensar é sobre o armazenamento dos dados.

Enquanto a forma tradicional diz que os backups precisam ser feitos de hora em hora, o processo online é automático, através do que é chamado de espelhamento de servidores.

Se nós estamos falando em segurança, você precisa se atentar a um número interessante: anualmente, mais de 800 mil laptops e notebooks são perdidos em aeroportos.

Você já pensou o que poderia acontecer com os seus dados se o seu computador portátil “sumisse”?

Ter as informações importantes na nuvem é uma forma de manter os arquivos salvos.

Armazenamento em Nuvem já é uma Realidade

Nuvem

Se antes o cloud era visto como uma ideia distante, agora já é uma realidade e rotina de muitas empresas que usam a internet para alavancar seus negócios.

Levando em conta essas vantagens, há um imenso crescimento na quantidade de dados que podem ser armazenados nos próximos anos.

O armazenamento em cloud é a melhor experiência em nuvem que se pode ter e já provou que o salvamento e arquivamento de dados podem significar o fim dos softwares individuais que conhecemos hoje em dia.

Atualmente, fala-se muito em ROI (Retorno sobre o Investimento) e acredita-se que os investimentos em tecnologia tenha retorno muito rápido. Com isso, os executivos podem dar mais atenção a temas centrais de uma companhia, focando em outras áreas do negócio.

Quer ter a sua empresa na nuvem de forma simples e segura? A Binário irá te ajudar com isso!

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked