Thales Cyrino - Diretor de Desenvolvimento de Novos Serviços
Thales Cyrino – Diretor de Desenvolvimento de Novos Serviços

Se você é gestor de infraestrutura, operações ou TI, é bom que se prepare: em breve, você provavelmente será um usuário do IOBVD (Infrastructure and Operations Business Value Dashboards).  Trata-se de um novo conceito, derivado do BVD (Business Value Dashboard) e trazido por um relatório recente do Gartner Group sobre ferramentas para medir o quanto as áreas de TI e Infraestrutura e Operações (I&O) contribuem para o desempenho do negócio.

O que acontece comumente é que, com suas ferramentas de métricas operacionais, os gestores de TI e I&O não conseguem mostrar o quanto seus resultados impactam no faturamento da organização. Assim, geralmente estas áreas são vistas mais como centros de custo, pois em geral seus chefes se reportam a executivos ligados à área financeira ou de negócios, que não enxergam o valor de I&O por falta de dados estratégicos neste sentido.

Esta visão incorreta sobre tais áreas é uma das coisas que os IOBVDs podem melhorar, pois eles constituem paineis de controle com foco em demonstrar justamente como os recursos de TI e I&O impactam o resultado financeiro das empresas. Mas já existem ferramentas para dar suporte à TI e I&O, você pode argumentar. Sim, existem.

A grande diferença entre elas e essa novidade do Gartner é que os IOBVDs podem incorporar indicadores das áreas de TI, Infraestrutura e Operações e fazer cruzamentos com métricas financeiras, oferecendo aos gestores uma visão detalhada de como e o quanto elas contribuem para o negócio. Outra consequência será a maior participação dos gestores de TI e IoT nas tomadas de decisão, graças aos dados estratégicos e precisos, dando-lhes um novo papel a cumprir dentro da organização.

Segundo pesquisas recentes, em até quatro anos metade das empresas que têm seus negócios baseados em infraestruturas estarão usando Business Value Dashboards (BVD). Prepare-se: em seguida você estará trabalhando com IOBVD.

Fontes:

http://www.emite.com/product/iobvd-dashboards.html

https://www.gartner.com/doc/2762217/select-purchase-io-business-value

http://computerworld.com.br/o-que-e-iobvd-nova-arma-dos-gestores-de-ti-infraestrutura-e-operacoes

http://blog.pureshare.com/PureShareBlog/?Tag=IOBVD