Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

Segundo a agência Bloomberg, o Facebook está trabalhando com a HTC para desenvolver seu smartphone, que deve ser lançado em meados de 2013.

 Os smartphones deixaram de ser apenas dispositivos de comunicação e se transformaram em uma plataforma perfeita para o consumo digital. Música, aplicativos, livros e tudo que pode ser entregue em formato digital pode ser comprado de forma simples e rápida, armazenado na nuvem e sincronizado entre todos os dispositivos.

Antes eram os grandes varejistas que dominavam o canal de venda para o consumidor final. Tinham controle dos consumidores e ditavam as regras para os fabricantes. Mas no canal digital isso é completamente diferente. Quem tem o controle é o fabricante do dispositivo móvel ou sistema operacional, ou seja, empresas como a Apple, Google, Amazon e qualquer novos dispositivos e sistemas operacionais que atingirem um grande público.

 O Facebook percebeu isso e vai entrar no jogo também. Com mais de 800 milhões de usuários, acredita que possa capitalizar criando um aparelho e um aplicativo móvel customizado para entrar na disputa do consumo digital. Uma aposta arriscada, mas será compensadora se der certo.