Existe nuvem segura? Sim, existe

O Cloud Computing mudou a forma de as empresas fazer negócio – agora os dispositivos podem ficar conectados de forma online, o que possibilita ganhos na produção

O que as pessoas estão se perguntando é se existe nuvem segura… Afinal, como tudo está na rede, será que existe a chance de hackers ou pessoas mal intencionadas burlar os sistema e roubar as informações dispostas no ambiente virtual?

A resposta é simples: sim, existe segurança nos arquivos que estão na nuvem.

Mas, para entender o porquê dessa resposta afirmativa, vamos levar em conta como funciona o armazenamento de dados em nuvem e o acesso a aplicativos que ficam online o tempo todo.

Cloud Computing

Cloud Computing

A computação na nuvem fez com que os provedores de tecnologia mantenham seus data centers online, sendo que toda informação fica armazenada e disponível para o usuário.

O método traz várias vantagens, como quanto ao armazenamento físico, que evita o risco de furtos ou perdas.

Na prática, funciona assim: tradicionalmente, as empresas usam os data centers, que são discos rígidos, que guardam informações e aplicações importantes. Para isso, necessitam de salas específicas, com manutenção diária e uma alta conta de energia.

Já no Cloud Computing, o avanço está justamente na tecnologia, que redefine a produtividade dos gestores e cria uma integração entre a equipe, além de ter a economia energética.

Tipos de Nuvens

Nos dias de hoje existem duas principais modalidade de computação em nuvem, a pública e a privada. Também é possível usar as duas modalidades juntas, no que é chamado de híbrido. Confira cada um dos tipos.

Nuvem Privada

Ela é de uso exclusivo da empresa e funciona muito bem para aquelas que já têm uma infraestrutura para transformar o data center tradicional em uma nuvem segura privada.

A partir daí é possível começar a usar os benefícios em um ambiente de computação na nuvem, com segurança e privacidade.

Os benefícios são vários: exclusividade dos recursos, soluções customizadas, controle da infraestrutura, redução de custos e outros.

No mercado, existe a Cloud Broker, que é um serviço que possibilita a aplicação dos recursos em mais de um data center.

A Binário Cloud, dona do serviço, garante que uma equipe especializada esteja disponível para ajudar nessa migração dos espaços físicos para a nuvem. Isso é possível através do deep dive assessment (HDL), estudos do negócio do cliente e toda documentação detalhada.

O resultado é rápido e positivo: com um crescimento dinâmico.

Tipos de nuvem

Nuvem Pública

Esse recurso é compartilhado entre todos os assinantes, mas também tem garantia de uso e privacidade que acontece por meio do isolamento dos recursos.

A nuvem pública é indicada para as pessoas que acessam os dados esporadicamente.

Os benefícios também são vários, como o uso rápido, a infraestrutura e outros.

Se existe um lado negativo dessa modalidade é o fato de que algumas empresas têm enfrentado dificuldades nas restrições, como as normas do setor e a legislação do governo.

A Solução Binário Cloud Builder atua justamente nesse ponto, permitindo aos usuários que acessem aos benefícios da computação na nuvem. Isso é possível através dos provedores de serviços que podem se beneficiar dos padrões internacionais.

A ideia foi desenvolvida para permitir que o cliente possa usar o serviço sem ficar refém de um fabricante de hardware ou software.

A Segurança da Nuvem

As pessoas costumam acreditar que a nuvem é um lugar pouco seguro e, por isso, os arquivos não devem ser armazenados lá. Só que isso não é verdade.

Nuvem Segura

Vamos considerar também que manter os dados no seu computador ou servidores pode resultar na perca deles – sabemos que todo dispositivo eletrônico é passível de perdas, furtos, extravios e falhas.

Para esses casos, é preciso usar um backup, onde os arquivos serão salvos de tempos em tempos para garantir que os documentos não sejam perdidos.

A nuvem está sendo usada em grande escala por vários motivos e um deles é justamente esse: de se evitar que backups precisem ser feitos de forma manual.

Essa é uma vantagem do armazenamento na nuvem, mas será que ela é segura? Separamos alguns tópicos para provar que sim.

O Controle dos Usuários

Se você tem arquivos confidenciais, saiba que na nuvem pode controlar os acessos dos usuários, sendo que gestores e diretores podem ter privilégios a mais do que os outros integrantes da equipe.

E você pode compartilhar seus dados com quem quiser, quando quiser, sem medo de que as informações vazem pela rede.

Como é feito o Armazenamento

Armazenamento

A tecnologia atual faz com que um mesmo arquivo seja dividido em várias partes, ou seja, o armazenamento acontece em diversos servidores.

Assim, apenas supondo que exista alguma chance de hackers invadirem o sistema, a informação contida naquele servidor é apenas uma fração do todo.

Na prática, é como um quebra cabeças de 100 peças e o hacker só consegue acessar uma única peça, ou seja, para ele isso não fará muito sentido já que estarão faltando outras 99 peças.

Fica claro que a nuvem segura existe!

A Criptografia dos Dados

A criptografia dos dados na internet garante que seus arquivos jamais sejam vistos por outro usuário, a menos que você queira.

A Recuperação de Dados

Ainda que seja muito raro você perder um documento que está na nuvem, se isso acontecer você pode recuperá-los, através de um backup automático que é feito pelo servidor do serviço.

Armazenamento no Longo Prazo

Com o armazenamento na nuvem, as empresas garante que os dados fiquem seguros por um tempo indeterminado.

Como migrar para a nuvem agora?

Migrar

Que a Cloud Computing é a forma mais recomendável de aumentar a produtividade e a gestão de uma empresa, não resta dúvida… Mas, como migrar para a nuvem com segurança?

A Binário Cloud criou o The Box, que se baseia nos melhores padrões de cloud computing do mercado para dar uma a melhor experiência em nuvem de forma simples e eficiente.

A tecnologia usada pelos grandes provedores está disponível para todas as empresas, independente do tamanho. Ao rodar o negócio, o empresário fica sem preocupações com a disponibilidade da internet ou a segurança que está além do perímetro da empresa.

É uma solução que atende a todas as soluções de computação, rede e armazenamento na mesma caixa – por isso, o nome.

Esteja preparado para o futuro, os próximos anos serão de retomada da economia e você precisa estar atento as necessidades do seu cliente, sem perder tempo ou dinheiro. Conheça o The Box agora mesmo!

Existe nuvem segura? Sim, existe
Avalie este post

Posts Relacionados:

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked