5 dicas para um bom desempenho na sua rede de computadores

Quando a rede de computadores da sua empresa é muito lenta, os lucros do negócio também são lentos. Não é preciso nem dizer, portanto, o que acontece quando sua rede para completamente — mas vamos a um exemplo real.

Em 2017, a British Airways sofreu uma falha global no seu sistema de computadores, com impacto para milhares de passageiros. A falha custou à empresa 80 milhões de libras (cerca de 382,9 milhões de reais). Isso sem contar o impacto na reputação da marca ou os custos para descobrir a causa raiz do problema.

Claro que a British Airways pode ser uma empresa muito maior — ou quem sabe menor — que a sua e estar em um mercado bem diferente. Contudo, o exemplo acima é válido para mostrar a importância de garantir um bom desempenho da sua rede de computadores. Mas como fazer isso?

A boa notícia é que você pode melhorar o desempenho de sua rede com algumas ferramentas e decisões simples. Acompanhe nosso artigo e veja como!

1. Use uma ferramenta de monitoramento de rede

Ironicamente, quando os usuários se queixam de que a rede está lenta, raramente a própria rede é o problema real. Geralmente, há algo mais acontecendo, como um aplicativo que está usando recursos excessivos, causando lentidão.

Sem uma ferramenta que lhe dê visibilidade sobre quais recursos estão sendo usados ​​e onde os gargalos estão ocorrendo, você desperdiçará muito tempo para descobrir o problema.

Com uma ferramenta, no entanto, você pode encontrar facilmente informações detalhadas de diagnóstico sobre o problema, para que possa dedicar mais tempo a corrigi-lo e menos tempo para encontrá-lo.

As ferramentas de monitoramento também permitem que você identifique proativamente possíveis problemas antes que eles ocorram. Elas podem vir não só na forma de softwares de monitoramento da rede de computadores, como também serviços de gerenciamento de redes.

Neste último caso, além de acompanhar o desempenho, você terá uma equipe dedicada para manutenção e correção de possíveis problemas.

2. Eduque seus usuários e estabeleça políticas

Às vezes, a lentidão da rede de computadores é simplesmente uma questão de ter muitas pessoas acessando o sistema de uma só vez — ou fazendo coisas que exigem uma grande quantidade de largura de banda.

Pode não parecer um problema permitir que os funcionários transmitam músicas enquanto trabalham ou assistem a um vídeo durante a hora do almoço. Mas quando todos fazem isso de uma só vez, isso pode ter um efeito prejudicial na velocidade geral da rede.

E não são apenas atividades não relacionadas ao trabalho que atolam a rede. O envio de arquivos enormes via e-mail, por exemplo, pode criar gargalos. Como muitas pessoas não entendem como o uso de sua rede afeta o sistema como um todo. Por isso, forneça educação detalhada e estabeleça políticas que possam reduzir o efeito da atividade do usuário no desempenho.

Isso pode significar proibir o uso de serviços de streaming, usar aplicativos de compartilhamento de arquivos em vez de e-mail ou até mesmo definir políticas de rede que priorizem determinados aplicativos em detrimento de outros.

3. Use a virtualização de forma inteligente

A virtualização é uma tecnologia que permite criar serviços úteis de TI usando recursos tradicionalmente vinculados ao hardware. Ela permite que você use a capacidade total de uma máquina física distribuindo seus recursos entre muitos usuários ou ambientes.

Embora a virtualização tenha mudado a forma como a TI gerencia os data centers, ela não aparece do nada. Sempre que você virtualizar um servidor, ele ainda usará memória e energia da CPU, o que pode afetar sua rede de computadores.

Ao virtualizar, você precisa acompanhar de perto o uso e o espaço de armazenamento para garantir que não sobrecarregue o sistema e crie um novo problema ao resolver outro.

4. Elimine dados duplicados na rede de computadores

À medida que sua empresa cria mais dados, ela usa mais capacidade de armazenamento, o que, por sua vez, pode afetar o desempenho da rede de computadores. Uma maneira de reduzir esse problema é eliminar arquivos duplicados e armazenar apenas os dados exclusivos.

Outra estratégia é a compactação dos dados. Sua rede sempre terá limitações de largura de banda, mas ao compactar os dados, eles podem ser menos prejudiciais à velocidade da rede. A implementação de algoritmos de compactação para reduzir o tamanho dos arquivos de dados pode fazer com que as coisas se movam mais rápido. Quando cada segundo conta, qualquer aumento é significativo.

5. Esteja preparado contra ataques

Parece quase óbvio demais, mas a proteção contra malware e vírus é uma parte essencial da prevenção de lentidão na rede de computadores. O malware pode causar todos os tipos de estragos, aumentando o uso de recursos entre os vários problemas. Implemente protocolos de segurança para manter os cibercriminosos longe e a rede se movendo.

Desacelerações e interrupções são um fato da vida de muitas redes corporativas, mas há muito o que você pode fazer para reduzi-las ou eliminá-las e manter as coisas funcionando. Seus usuários ficarão felizes, seu chefe ficará feliz e a empresa continuará lucrativa.

Aproveite e conheça o gerenciamento de redes do Grupo Binário! Veja como nosso serviço pode melhorar o desempenho dos seus sistemas e economizar custos para sua empresa.

Avalie este post

Posts Relacionados:

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked