Dicas para crescer na carreira de TI

Luciana Brandão  é Coordenadora de RH do Grupo Binário

Luciana Brandão é Coordenadora de RH do Grupo Binário

A taxa de desemprego no Brasil registrou um aumento de 6,7%, no último mês de maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a maior taxa desde 2010. População desocupada, de 1,6 milhão, cresceu 38,5% em relação a 2014.

Diante do cenário atual do país e com notícias socioeconômicas cada dia mais desanimadoras, como o profissional poderá garantir o desenvolvimento da sua carreira?

Trazendo para a nossa realidade, o segmento de TI, dominar as linguagens de programação não é mais o bastante para a carreira deslanchar. As empresas estão buscando quem vai além do perfil técnico. Por isso, novas habilidades devem somar ao currículo deste profissional.

Listei aqui algumas dicas que podem contribuir para o crescimento na carreira de TI:

1. Entenda do negócio.
Parece óbvio, mas tem sido um diferencial para o profissional de TI. Conhecer o mercado em que está inserida a empresa, como ela atua, qual é o seu produto é condição fundamental para que o profissional tenha uma visão mais ampla dos negócios. Entenda quais são as soluções em infraestrutura de rede e comunicação disponíveis no mercado nacional e internacional.

2. Tenha a visão voltada pra o cliente.
De nada adianta desenvolver a mais eficiente e sofisticada das ferramentas se o cliente não conseguir trabalhar de forma fácil.

3. Posicione-se como a escolha mais óbvia e “construa pontes”.
Quem quer assumir mais ou novas responsabilidades precisa se apropriar, aos poucos, de tarefas que muitas vezes fogem do seu escopo de trabalho. Use reuniões e conversas para se mostrar como alguém que pode ajudar a preencher as lacunas que existem em equipes multifuncionais.

4. Seja curioso.
Após reuniões com clientes, parceiros e gestores, ou mesmo durante conversas individuais, faça perguntas para saber mais sobre funções de negócios, o que seus interlocutores buscam e onde querem chegar.

5. Encontre um mentor.
Procure alguém em quem se inspirar profissionalmente e que seja aberto o suficiente para fornecer feedbacks sobre como e onde você pode melhorar e o que precisa desenvolver para atingir seus objetivos.

6. Aposte na sua capacidade de comunicação.
Vender uma ideia, sugerir, propor soluções exige do profissional de TI um investimento na sua capacidade de comunicação. Afinal traduzir a linguagem técnica para quem é leigo não é tarefa das mais simples e pode ser um diferencial.

Fontes:
http://goo.gl/LJ2r60
http://goo.gl/9bKIe8
http://goo.gl/pHYFGb
http://goo.gl/EQ9gXN

1 Comment

ananias prado de araujo

about 1 ano ago

Ótimo conteúdo,parabens!

Responder

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked