Uma das novas tendências emergentes no setor de redes é o SD-Branch. O surgimento da WAN definida por software (SD-WAN) vem se movendo rapidamente em direção à adoção convencional nos últimos anos.

Empresas e provedores de serviços gerenciados descobriram que o SD-WAN preenche necessidades críticas em torno da otimização da largura de banda, integrando WANs já em uso e facilitando a automação, o provisionamento automático e a segurança dos aplicativos.

Esses recursos se tornam cada vez mais essenciais à medida que empresas distribuídas e MSPs aumentam a velocidade da transformação digital.

Mas o que exatamente é o SD-Branch e onde ele entra nessa história?

O que é SD-Branch?

É fácil ver por que o SD-WAN está tendo um momento dominante. Agora imagine se arquiteturas definidas por software para infraestrutura e segurança de TI pudessem ser convergidas com a rede para uma solução de TI de ramo verdadeiramente evolutiva.

Soluções abrangentes e completas para funções de segurança e rede definidas por software criam a oportunidade de criar uma filial totalmente definida por software (filial SD). O SD-Branch é, essencialmente, uma maneira de consolidar, simplificar e otimizar todas as funções — incluindo segurança — em uma única plataforma de software com controle de painel único.

Em vez de implantar vários componentes de hardware e pacotes de software, as empresas podem estender os serviços de WAN com facilidade para seus locais de filial, sem exigir um administrador de rede ou um armário cheio de equipamentos no local.

Com apenas um dispositivo de baixo custo e uma solução SD-WAN segura implementada, aplicativos e dados podem ser roteados através do MPLS ou da Internet, com funções críticas priorizadas automaticamente.

O data center corporativo ou MSP gerencia perfeitamente as funções de segurança e controla a rede por meio de políticas centralizadas e gerenciamento de acesso. Com a filial SD instalada, a infraestrutura de TI da filial é menos complexa, o acesso aos serviços baseados na nuvem é aprimorado e os recursos de TI (orçamento e tempo) podem ser gastos em iniciativas comerciais mais críticas.

Veja mais >> SD-Wan ou não SD-Wan: a resposta está no ROI

Quais os benefícios do SD-Branch?

Para simplificar a aquisição, o gerenciamento e a manutenção de dispositivos de rede — e para operar sob um SLA para roteamento, segurança e acesso sem fio — você deve considerar seriamente uma implantação de um SD-Branch.

Um dos motivos principais para isso é dinheiro. Execute uma análise de TCO que compare os atuais custos combinados de capital e operação associados ao gerenciamento de três ou mais dispositivos separados, incluindo pontos de acesso sem fio, com o custo de assinatura mensal de uma solução SD-Branch.

Não se esqueça de levar em consideração os custos de interrupção / correção e recursos humanos de seu contrato atual.

Além das considerações de custo, observe os requisitos de recursos atuais e projetados da sua organização em torno de aplicativos, serviços em nuvem e IoT. Tentativas de proteger conexões da filial  com uma VPN podem produzir rapidamente problemas de desempenho, gerenciamento e configuração. O mesmo se aplica à conectividade IoT.

Uma implantação SD-Branch preparará sua organização para um rápido aumento no serviço em nuvem e no uso da IoT e eliminará o espectro da “Shadow IT”. Outras considerações incluem requisitos projetados de largura de banda, requisitos de baixa latência para aplicativos de voz ou vídeo e requisitos de segurança e conformidade para dados transportados pela WAN.

Verifique se a solução SD-Branch selecionada fornece gerenciamento inteligente e centralizado de SD-WAN, roteamento, segurança integrada e funções de LAN / Wi-Fi.

A SD-WAN é apenas o começo quando se trata de criar sistemas de filiais que podem se sobressair na era digital. À medida que a infraestrutura de TI converge em toda a empresa, as filiais podem prosperar em uma solução de serviços convergentes que fornece e habilita com segurança uma gama completa de funções de TI, agora e no futuro.

Para a transição mais perfeita da sua configuração atual da WAN para uma implementação SD-Branch, recomendamos trabalhar com um operador de serviços gerenciados, preferencialmente um fornecedor que forneça circuitos ou conectividade. Procure um provedor disposto a entregar um SLA que cubra cada local da filial.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e veja também os 6 motivos para usar o SD-Wan gerenciado e conheça mais sobre os benefícios para sua empresa!