Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.
Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.

Uma pesquisa conduzida pela TNS Internacional com 375 executivos de empresas da Argentina, Brasil, Colômbia e México mostra que os profissionais de níveis hierárquicos intermediários e altos são os que mais usam dispositivos móveis (laptops, tablets e smartphones) para trabalhar.

De acordo com o estudo, os funcionários mais adeptos a esses equipamentos são gerentes, administradores, supervisores de campo, vendedores, engenheiros e responsáveis pela segurança – o que demonstra que esses gestores estão alinhados com o que as empresas determinam cada vez mais, em um cenário no qual a demanda por mobilidade e comunicação em tempo real só faz crescer.

Analisando este quadro, é possível perceber que não apenas gestores como os do grupo listado, mas todos os profissionais de uma empresa, deveriam estar conectados e adaptados ao uso de dispositivos móveis – cada qual em seu nível de acesso e uso, é claro.

Isso permitiria às equipes acompanhar as mudanças que ocorrem na empresa, assim como possibilitaria que as demandas fossem repassadas aos times com maior agilidade, tendo respostas a questionamentos em reuniões, planejadas ou de última hora, com muito mais rapidez.

Mais resultados
Segundo a pesquisa da TNS Internacional, no governo, os supervisores de campo ficam com 65% dos dispositivos; os administradores, com 56% e os gerentes, com 54%. No setor de manufatura, a gerência tem 60%; os supervisores de campo, 43% e os vendedores e engenheiros, 40%.

Nos segmentos de energia e serviços públicos, 58% dos gerentes usam os equipamentos. Os supervisores de campo (54%) e o departamento de engenharia (48%). Nos setores de comércio e hotelaria, os gerentes aparecem em primeiro lugar, com 50%, seguidos pelos gerentes de campo, com 40% e pela segurança, com 30%.

Dados que mostram como gestores, supervisores e gerentes estão alinhados com as necessidades das companhias, e também como a estrutura de dispositivos, rede e soluções móveis têm para melhorar a comunicação.

Trata-se de uma tecnologia que abrange intensa estrutura, e é por isso que é hora de pensar em equipar toda a camada gerencial – mas isso requer uma grande mobilidade de informação em tempo real, que vai de encontro com as tecnologias do mercado, mostrando que a empresa tem o que vende, ou seja: a informação rápida e concisa.

E aí na sua empresa, como está o uso da mobilidade? Sua equipe e estrutura estão preparados para ela? Se não, é hora de se preparar, afinal, já não se trata de uma projeção futura, mas de uma realidade presente, operante e produtiva, na qual vale muito a pena investir.