Não é preciso reforçar mais a importância da inovação: aqueles que não estão tentando criar o futuro agora correm o risco de ser deixados para trás por aqueles que o estão fazendo. É por isso que é de vital importância encontrar recursos para explorar, experimentar e executar ideais.

No entanto, definir um orçamento para inovação não é exatamente uma tarefa fácil. Nem todas as ideias que surgirem no âmbito da sua empresa trarão os frutos necessários para fazer o negócio crescer — é preciso saber identificar aquelas com maior potencial de retorno para direcionar o orçamento de maneira adequada.

Mas como fazer isso? Abaixo, daremos algumas dicas de ouro para definir um orçamento para inovação e não deixar sua empresa ficar para trás na corrida pela transformação digital. Acompanhe!

​​1. Fale sobre benefícios, não custos

Mude o foco do custo para o benefício. Embora muitas inovações de TI prometam reduzir tempo ou custos, é muito mais inteligente defender como essas coisas ajudarão a empresa a atingir suas metas de negócios ou a buscar novas atividades geradoras de receita.

Ok, todos querem reduzir custos — no entanto, focar nos benefícios torna o impacto positivo do projeto de inovação muito mais tangível. Caso o projeto leve, sim, à economia de despesas, guarde esse dinheiro para investir em novos projetos de inovação.

2. Alinhe a inovação com as metas de receita

Em vez de um valor abstrato de investimento, é recomendável alinhar seu orçamento para inovação com suas metas de receita. Programas de inovação bem-sucedidos alavancam métodos e métricas para tornar a inovação mensurável e correlacionar o investimento ao retorno. 

Os principais indicadores de desempenho para acompanhar incluem alocação de investimentos, ROI e quociente de pesquisa. Pode ser útil calcular sua lacuna de crescimento antes de orçamentar a inovação. A lacuna de crescimento é a receita adicional necessária além do que é previsto com os produtos e mercados existentes. A inovação é o que vai fazer a diferença para atingir suas metas de receita.

3. Faça pequenas apostas

Nem tudo precisa ser um grande projeto. Como você não sabe o que vai funcionar, é preciso diversificar seus projetos. Faça muitos pequenos experimentos, que terão menos impacto negativo caso não deem certo, do que investir em um grande mega projeto que pode afundar seus recursos. 

A microinovação também permite que as necessidades dos funcionários da empresa sejam atendidas em todos os pontos, melhorando a experiência interna e aumentando a produtividade.

4. Planeje-se regularmente

Não espere pelo início da temporada de orçamento para pensar sobre o que você deseja fazer. Reúna-se com as partes interessadas da sua empresa regularmente para determinar as prioridades, garantir a qualidade de que sua entrega seja tão boa quanto o que seu pessoal diz e educá-los sobre o que é possível com as novas tecnologias ou técnicas.

Crie casos de negócios com as principais partes interessadas antes do início do orçamento para inovação, para que você possa entrar no processo com uma lista completa de propostas. Sua estratégia deve levar em consideração a contribuição da TI, fundos disponíveis e capacidade de execução. 

5. Se organize para a inovação

Em vez de fazer com que cada departamento descubra quais iniciativas financiar, considere a criação de uma organização centralizada que avalie e financie projetos de inovação. Qualquer que seja a estrutura organizacional, deve haver um processo de avaliação de ideias. 

Se uma tecnologia for considerada merecedora de um novo empreendimento, possuir uma equipe independente de profissionais de investimento facilitará a arrecadação de fundos e a governança.

6. Defina o que constitui valor

A questão maior deve ser sempre “o que constitui valor?” Deixe claro que o valor de TI é muito influenciado pela seleção de projetos estratégicos, requisitos de negócios oportunos e uma abordagem ágil de entrega. No mundo de hoje, novas oportunidades e ameaças podem surgir em um horizonte de 2 anos — seus programas de TI precisam ser entregues dentro desse prazo.

O líder de TI deve ser aquele que está mais ciente das novas tecnologias e modelos de entrega de TI que podem reduzir as barreiras à entrada no mercado e fornecer maior valor vitalício. O investimento para inovação apoiado por boa governança dá à empresa opções para responder oportuna e eficazmente a novas ideias ou novos concorrentes.

7. Procure novas fontes de financiamento

Lembre-se de que o financiamento também está disponível fora da organização, como por meio de programas governamentais ou doações. Verifique os subsídios disponíveis através do escritório de desenvolvimento econômico do seu estado, 

A cada ano, novos programas que oferecem crédito para investir em pesquisa e desenvolvimento são lançados, com o objetivo de fomentar a inovação nas empresas brasileiras e torná-las mais competitivas.

8. Padronize seu orçamento para inovação

A padronização aumenta a transparência. Um processo de orçamento padronizado e relatórios financeiros mensais permitem que você avalie o desempenho, responsabilize as pessoas e altere as responsabilidades no meio do processo, sem perder o ritmo do gerenciamento e da geração de relatórios sobre os gastos.

Isso permite que os gerentes tenham discussões consistentes sobre dinheiro gasto em inovação em termos de valor, em vez de apenas sobre custo.

O orçamento para inovação deve ser um reflexo dos planos de negócios da empresa. Para TI, uma abordagem de previsão combinada com o gerenciamento rígido das despesas e entrega ágil de novas iniciativas pode fornecer um orçamento mais transparente que cria mais valor.

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