Modernizar as redes da sua empresa!!!

O ciclo de vida da Tecnologia da Informação está se tornando mais curto a cada ano. Novos concorrentes estão trazendo disrupções ao setor, trazendo novas práticas e processos digitais. As expectativas dos clientes estão em constante evolução em uma corrida cada vez mais concorrida por oferecer as melhores e mais conectadas experiências.

Isso aumentou a pressão sobre a TI da empresa para oferecer suporte a recursos de ponta, como análise de dados, cibersegurança, processamento automatizado e integração com sistemas de terceiros. Nesse contexto, o sistema de TI legado de sua empresa, que parecia tão capaz alguns anos atrás, está rapidamente se tornando obsoleto. 

A modernização das redes da sua empresa exige uma atualização não apenas das ferramentas e funções, mas da maneira como a TI é pensada. Os esforços de modernização devem criar valor para a empresa. Para isso, entender os elementos de seu sistema de TI necessários para atingir seus objetivos é essencial. 

Abaixo, separamos 5 maneiras de modernizar as redes da sua empresa e repensar a cultura de TI para incluir a digitalização no cerne dela. Acompanhe conosco!

1. Defina tudo por software

A modernização da rede é absolutamente essencial para a transformação digital. A rede da sua empresa é a espinha dorsal de TI do seu negócio. Com uma necessidade cada vez maior por agilidade e um cenário de aplicativos em constante evolução, os líderes de TI estão se voltando para soluções de rede corporativa programáveis, ágeis e baseadas em software.

Na infraestrutura legada, os planos de dados e gerenciamento são fortemente acoplados e cada dispositivo deve ser reconfigurado se ocorrerem alterações em toda a rede. Isso pode resultar em meses de tempo de espera ao fazer alterações. É muito tempo para um negócio digital. 

Os sistemas definidos por software (SD-WAN), por outro lado, separam o plano de controle do plano de dados, permitindo que o plano de controle seja centralizado. Isso permite que os engenheiros façam alterações a partir de um local centralizado e as propaguem pela rede quase em tempo real. 

2. Adote o AIOps

Hoje, as redes são significativamente mais complexas do que eram antigamente. Ao mesmo tempo, elas são mais importantes do ponto de vista dos negócios, já que interrupções na rede e até mesmo redes com baixo desempenho custam muito dinheiro para a empresa. 

A maioria dos fornecedores oferece dados de telemetria em tempo real para ajudar os engenheiros de rede a gerenciar melhor suas redes. O problema é que a quantidade de dados é tão grande que mesmo os melhores engenheiros não conseguem interpretá-los de forma rápida e sem erros.

Os sistemas AIOps (acrônimo para o termo em inglês Artificial Intelligence for AI Operations), por outro lado, monitoram constantemente e podem alertar as equipes de operações de rede sobre as menores anomalias que podem causar problemas de desempenho.

3. Aproveite o poder da nuvem

A computação em nuvem transformou todas as partes da TI, exceto a rede — até agora. Computação, armazenamento, desenvolvimento de aplicativos e até mesmo segurança aproveitaram a nuvem para fornecer maior escala e agilidade. Agora é a hora da rede seguir o mesmo caminho

No início do ciclo de definição de software, o software era centralizado em controladores locais, que limitavam os dados coletados a um local devido aos enormes requisitos de armazenamento de toda a rede. No entanto, atualmente a maioria dos fornecedores também oferecem opções de controladores na nuvem, o que traz muitos benefícios. 

Primeiro, você pode centralizar todos os dados de toda a sua rede para fornecer uma visão ampla de ponta a ponta de sua rede. A nuvem também permite o crescimento em grande escala de cargas de trabalho de computação intensiva, como IA, garantindo escalabilidade a baixos custos.

4. Atualize para Wi-Fi 6 e 5G

Se antigamente as redes sem fio eram consideradas convenientes, mas ainda perdiam em desempenho para as redes com fio, essa realidade mudou. O Wi-Fi 6, a nova geração de conexão Wi-Fi, e o 5G, a nova geração de conexão móvel, oferecem o nível de desempenho sem fio que as redes modernas exigem.

O Wi-Fi 6 incorpora muitos recursos do mundo celular para reduzir o congestionamento e estender o alcance. O 5G, por sua vez, traz velocidades de Wi-Fi para redes celulares.

Cada um deles serve a propósitos diferentes. Um modelo de implantação comum é uma combinação dos dois, onde o Wi-Fi 6 é usado para conexões de propósito geral e áreas com alta densidade de clientes e o 5G é usado para casos de uso de missão crítica.

5. Incorpore segurança à sua rede

Historicamente, as tecnologias de rede e segurança foram implantadas de forma independente. Isso não era de forma alguma o ideal, mas funcionou bem o suficiente para impedir a maioria das violações. Os engenheiros de rede projetavam a rede e os especialistas em segurança implantavam ferramentas de segurança em cada ponto de intrusão.

Dois dos desafios de hoje incluem o túnel VPN de aplicativos SaaS e o acesso de convidados na rede Wi-Fi. Mesmo com financiamento infinito para o seu negócio, é impossível implantar todas as ferramentas de segurança de que você precisa para proteger cada ponto.

Outro ponto de complexidade é o número cada vez maior de ferramentas de segurança. Anteriormente, firewalls e sistemas IDS / IPS eram suficientes para proteger a empresa. A segurança moderna inclui, Zero Trust Network Access (ZTNA), Secure Web Gateway (SWG), Cloud Access Security Broker (CASB), Network Discovery and Response e outras ferramentas.

Uma das maneiras crescentes de proteger sua empresa é incorporar segurança em sua rede como um serviço de nuvem. Isso é mais conhecido como Secure Access Service Edge ou SASE, e permite que as empresas implantem segurança de nível empresarial em qualquer lugar da rede, incluindo da casa dos funcionários. O sucesso do SASE depende da união das equipes de segurança e operações de rede. Isso pode ser difícil, mas é necessário para organizações que precisam modernizar sua rede.

Para saber mais sobre como modernizar sua rede, converse com um dos consultores do Grupo Binário! Clique aqui e entre em contato conosco!