“Estamos gastando muito tempo, dinheiro e recursos nessas reuniões”. “Não sinto que este projeto esteja alcançando seu objetivo”. “Não consigo lembrar por que estamos fazendo isso”.

Quem lida com projetos de TI certamente já ouviu (ou pensou) algumas dessas frases. Mesmo com as mudanças do desenvolvimento de projetos em cascata para os métodos Ágeis, ainda vemos time de TI passar pelos mesmos problemas e terem as mesmas dores.

É por isso que as empresas de sucesso estão mudando sua abordagem de TI centrada em projetos para uma abordagem centrada em produtos. De acordo com um estudo do Gartner, 55% das organizações dizem que estão mudando para a TI baseada em produto, mas por quê?

O modelo de TI baseado em produto permite à empresa colher resultados positivos mais rápido, oferecer uma experiência do cliente otimizada e reduzir o atrito organizacional entre as áreas da empresa. 

Abaixo, explicamos o que é a TI baseada em produto e como ela entrega esses benefícios para a sua empresa! Acompanhe:

TI baseada em produto: o que é?

Antes de entrar no que realmente é a TI baseada em produto e como ela opera, vamos mergulhar um pouco na abordagem “orientada para o domínio”. O que é um domínio? De acordo com a definição do dicionário, um domínio é “uma área de território de propriedade ou controlada por um governante ou governo específico”. 

A mesma definição se aplica às empresas. Uma abordagem orientada para o domínio é aquela em que um negócio se concentra em uma seção de mercado específica e atende às necessidades e requisitos dos usuários que residem dentro desse limite específico.

A TI baseada em produto segue uma abordagem orientada para o domínio e o seu foco principal é intervir nos segmentos de mercado da melhor maneira possível. Os requisitos aqui não são impostos diretamente pelo cliente, mas são emergidos e documentados de acordo com o ecossistema em mudança desse domínio específico.

Vamos simplificar e entender isso usando exemplos do mundo real e estudos de caso. Klarna é um banco sueco que fornece soluções financeiras online. A Klarna pode ser referida como uma empresa de software baseada em produto porque está apenas visando uma necessidade única do mercado — a de “soluções financeiras digitais — e desenvolve soluções específicas para isso. O Uber é outro exemplo de empresa de software baseada em produto que desenvolve e constrói soluções no domínio do transporte.

A TI baseada em produto permite entregar produtos que os clientes adoram, ao mesmo tempo que são mais eficientes, mais colaborativos e percebem valor de curto e longo prazo ao longo do caminho. A boa notícia é que a maioria das empresas já possui as pessoas e as ferramentas disponíveis e, com alguns ajustes em seus modelos operacionais, podem direcionar o navio para um modelo de entrega centrado no produto. 

Os benefícios de uma TI baseada em produto

Uma das armadilhas mais comuns do modelo operacional tradicional é a aplicação desarticulada das metodologias de entrega em cascata e Ágil. O resultado disso é a falta de colaboração entre os negócios e a TI e a percepção de que os projetos de tecnologia são muito caros ou demoram muito.

Ao introduzir um meio de operação centrado no produto, as empresas podem alcançar uma cultura mais colaborativa, acelerar por meio de ideias e desbloquear a velocidade de geração de valor, resolvendo desafios organizacionais subjacentes e direcionando os resultados de negócios com mais rapidez.

A TI baseada em produto permite à empresa:

Se concentrar na criação de valor para o negócio e para o cliente

A abordagem focada no projeto normalmente envolve muitos marcos definidos ao longo da duração do projeto e longos cronogramas com uma data de término clara. Por outro lado, a abordagem do produto é focada na criação de valor para o negócio. Uma organização que usa equipes de gerenciamento de produto pode criar fluxos de valor centrados no cliente e medir os resultados de negócios, como receita, economia de custos e satisfação do cliente, em vez de atividades.

Conquistar maior agilidade e eficiência

A base da abordagem baseada em produto utiliza a estratégia iterativa, o que permite que o negócio seja ágil. Ao trabalhar em “iterações” ou “sprints”, o tempo para obter benefícios é reduzido, assim como o tempo para feedback acionável. Em última análise, isso permite que a equipe se adapte mais rapidamente para atender às necessidades do cliente, otimizando os resultados de negócios.

Obter percepções e interações valiosas do cliente

Em vez de criar um produto em sua totalidade e lançá-lo no mercado para feedback do cliente (como é típico no gerenciamento de projetos), o processo de gerenciamento de produto solicita feedback do cliente continuamente ao longo do processo, incluindo durante a fase de descoberta e em intervalos regulares. Devido à agilidade da equipe, ela é capaz de testar ideias com rapidez e frequência. Também é capaz de girar e se adaptar mais facilmente ao feedback do cliente no momento em que é adquirido para melhor atender às suas necessidades.

Fornecer um fluxo constante de ideias

Embora um projeto normalmente tenha uma data de término definida, a TI baseada em produto é mais contínua por natureza. Na abordagem iterativa, a fase de entrega e a fase de ideação (descoberta) de valor são executadas em paralelo. Isso é importante, pois garante um fluxo contínuo de novas ideias para a equipe — ao passo que uma equipe de projeto geralmente é dissolvida assim que o projeto é concluído. Embora os membros da equipe possam mudar para trabalhar em outros produtos e com outras equipes, o fluxo de trabalho permanecerá estável e ininterrupto com a metodologia de gerenciamento de produto.

Acelerar o retorno sobre o investimento

Há uma suposição implícita de que o desenvolvimento de produtos e recursos resultará em valor agregado para sua empresa e seus clientes. Contudo, sem a validação adequada do usuário final, as ideias e recursos do produto costumam ser imprevisíveis e não proporcionam o retorno sobre o investimento que muitos esperam. Utilizar o Ágil com uma estrutura centrada no produto, no entanto, aumentará o ROI geral e diminuirá o tempo que leva para atingir os objetivos de negócios.

Gostou de conhecer a TI baseada em produto? Assine nossa newsletter e receba muito mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

E se tiver mais dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com os consultores do Grupo Binário e descobrir como podemos ajudá-lo!