A maioria de nós, líderes e equipes de tecnologia, está muito focada no aqui e agora durante essa pandemia sem precedentes — como deveríamos estar. Nossos negócios e nossas vidas estão sendo desafiados de maneiras que nunca imaginamos, então vamos falar sobre o cenário dos profissionais de TI na pandemia!

No entanto, é importante reservar um tempo para olhar para frente. É quase certo que o panorama dos profissionais de TI do futuro será muito diferente do passado, e os motivos para isso são muitos.

Enquanto diversas indústrias lutaram para se adequar ao chamado “novo normal”, a TI certamente foi uma das beneficiadas. O aumento da adoção do trabalho remoto, e o consequente aumento do uso das tecnologias que suportam o modelo, tornou as organizações ainda mais dependentes de soluções rápidas, eficientes e confiáveis.

Neste artigo, discutiremos o novo cenário de trabalho para os profissionais de TI durante e após a pandemia do coronavírus. Acompanhe!

Trabalho remoto: a nova saída para empresas de todo mundo

Uma pesquisa de 2018 conduzida pelo HackerRank descobriu que muitos profissionais de tecnologia desejam trabalhar remotamente. Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que trabalhar remotamente — seja em casa, no café local ou em algum outro local de sua escolha — melhoraria o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Apesar da recente disponibilidade de tecnologia que permite produtividade remota (que não estava disponível para as gerações anteriores), o fato é que o trabalho remoto não é a norma atualmente no mundo — ou pelo menos não era antes do surto da COVID-19.

De acordo com pesquisa conduzida pela Global Workplace Analytics, apenas 3,6% da força de trabalho dos EUA trabalha remotamente pelo menos metade do tempo. Um dos motivos mais frequentes para não permitir o trabalho remoto foi o FOMO, em inglês “Fear Of Missing Out”, ou “medo de perder”. Em outras palavras, se não consigo ver os funcionários sentados em suas mesas, como posso saber se eles estão realmente trabalhando?

A pandemia acabou com esse argumento. As empresas agora estão se sentindo confortáveis ​​com o trabalho remoto e adotando o modelo cada vez mais. Quando as coisas voltarem ao normal (ou ao “novo normal”, como alguns chamam), os profissionais de TI verão todo um mar de novas oportunidades que antes não estavam disponíveis para eles, pois as restrições geográficas serão coisa do passado.

Muitas empresas que não consideravam as equipes remotas como uma opção antes da pandemia provavelmente serão forçadas a mudar de ideia para acompanhar um movimento global. Os profissionais de tecnologia provavelmente não competirão apenas outros profissionais da mesma região, mas também com aqueles de todo o globo. Isso significa que os salários variarão amplamente, já que os profissionais estarão se candidatando ao mesmo cargo, com todos os tipos de despesas de custo de vida.

As tecnologias que moldarão o futuro da TI pós-pandemia

A COVID-19 demonstrou a importância da prontidão digital, que permite que a vida dos negócios e das pessoas continue como de costume mesmo em tempos difíceis. Construir a infraestrutura necessária para suportar um mundo digitalizado e se manter atualizado com as tecnologias mais recentes será essencial para qualquer empresa e profissionais de TI se manterem competitivos em um mundo pós-pandemia.

A pandemia do coronavírus foi o catalisador final para a transformação digital e acelerará bastante várias tendências importantes que já estavam em andamento antes. Ela terá um efeito duradouro não apenas em nossa economia, mas em como conduzimos nossas vidas diárias, e as coisas provavelmente não retornarão aos padrões pré-pandêmicos.

Embora essa pandemia tenha forçado muitas empresas a reduzir ou suspender as operações, afetando seus resultados financeiros, ela ajudou a acelerar o desenvolvimento de várias tecnologias emergentes. Isso é especialmente verdadeiro para inovações que reduzem o contato entre humanos, automatizam processos e aumentam a produtividade em meio ao distanciamento social.

As seguintes tecnologias serão destaque em um mundo dos profissionais de TI na pós-pandemia:

1. Inteligência Artificial (IA)

Em 2030, os produtos de IA contribuirão com mais de US $ 15,7 trilhões para a economia global. Uma série de inovações tecnológicas, como processamento inteligente de dados e reconhecimento de rosto e voz, tornaram-se possíveis devido à IA.

À medida que as empresas começam a navegar no mundo pós-COVID-19, enquanto as economias começam a se reabrir lentamente, a aplicação da inteligência artificial (IA) será extremamente valiosa para ajudá-las a se adaptar a essas novas tendências.

A IA será particularmente útil para os setores de varejo e cadeia de suprimentos. Por meio do aprendizado de máquina e análise de dados avançada, ela ajudará essas empresas a detectar novos padrões de compra e oferecer uma experiência mais personalizada aos clientes online.

2. Cloud Computing

Felizmente, as empresas de nuvem estão resistindo ao teste de estresse pandêmico causado pelo aumento repentino nas cargas de trabalho e ondas de novos usuários inexperientes. A Microsoft relata um aumento de 775% na demanda de serviços em nuvem do COVID-19.

No mundo pós-COVID-19, a tecnologia em nuvem provavelmente receberá um aumento na implementação em todos os tipos de aplicativos. Vários fornecedores de serviços em nuvem atualizaram ativamente suas funções e forneceram recursos para atender ao aumento da demanda.

3. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Essa pandemia aumentou o número de pessoas que usam aparelhos de Realidade Virtual para jogar videogames, explorar destinos de viagens virtuais e participar de entretenimento online. O uso da tecnologia de RV foi amplamente estendido durante o período de distanciamento social.

As empresas também têm experimentado plataformas de RV para treinar funcionários, realizar conferências, colaborar em projetos e conectar colegas virtualmente. Agora que as empresas e os consumidores sabem até que ponto essa tecnologia pode ser usada, é provável que vejamos mais conferências virtuais e interações humanas como nosso novo conjunto normal.

4. Rede 5G

A rede 5G é reconhecida como o futuro da comunicação e a vanguarda para toda a indústria móvel. A implantação de redes 5G ocorrerá entre 2020 e 2030, tornando possível a conectividade de distância zero entre pessoas e máquinas conectadas. Esse tipo de conectividade com a internet móvel nos fornecerá velocidades de download e upload super-rápidas (cinco vezes mais rápidas do que as capacidades 4G), bem como conexões mais estáveis.

A tecnologia tem potencial para revolucionar a forma como as redes móveis funcionam, e por causa da COVID-19 o mercado 5G pode se materializar mais cedo do que o esperado. Como um grande número de pessoas foi forçado a se isolar, um aumento no número de trabalhos e estudos em casa tem sobrecarregado as redes e criado maior demanda por largura de banda.

5. Internet das Coisas (IoT)

A IoT nos permitirá prever e tratar problemas de saúde nas pessoas antes mesmo que qualquer sintoma apareça, com recipientes de medicamentos inteligentes, IP para cada parte vital de seu corpo para o médico hackear, garfos inteligentes que nos dizem se a comida é saudável ou não etc.

A IoT também alimenta a computação de ponta, assim, o armazenamento de dados e a computação ficam mais próximos dos pontos de ação, permitindo economia de largura de banda e baixa latência. Ela transformará profundamente a experiência do usuário, oferecendo oportunidades que antes não eram possíveis.

6. Segurança da informação

A segurança da informação é uma das tecnologias vitais para as organizações, especialmente aquelas cujos processos de negócios são baseados em tecnologias orientadas a dados. Muito mais atenção está sendo dada à privacidade e proteção de dados desde que o GDRP foi aprovado na União Europeia e, recentemente, a LGPD no Brasil.

Durante o bloqueio da pandemia COVID19, quando milhares de pessoas são forçadas a trabalhar remotamente, volumes de dados privados podem se tornar totalmente vulneráveis ​​ou, pelo menos, não protegidos de maneira adequada. Este desafio emergente dará um novo incentivo à implementação de práticas de segurança da informação.

7. Blockchain

A crise da COVID-19 revelou uma falta geral de conectividade e troca de dados embutida em nossas cadeias de suprimentos globais. Se ainda houvesse alguma dúvida sobre o valor das plataformas de blockchain para melhorar a transparência dos negócios que dependem da integração perfeita de redes distintas, a COVID-19 praticamente as eliminou.

Devemos olhar para esta crise de saúde como uma curva de aprendizado vital que pode nos mostrar como construir redes transparentes, interoperáveis ​​e conectivas. Nesse sentido, a blockchain certamente será o caminho a seguir.

E você, quais mudanças acha que veremos no cenário de trabalho dos profissionais de TI pós-pandemia? Comente abaixo e compartilhe suas ideias conosco!