Não é nenhuma novidade que o mercado financeiro está passando por mudanças significativas nos últimos anos. O surgimento das chamadas FinTechs, startups voltadas a desenvolver tecnologias financeiras, acompanhou a demanda do consumidor por serviços mais eficientes e baratos. Os bancos tradicionais sentiram isso, e muitos deles passaram a lançar seus próprios serviços inovadores como forma de acompanhar o mercado.

Mas nenhuma dessas mudanças se compara à revolução que está à nossa frente: o Open Banking. O Open Banking foi desenhado como uma forma de permitir que os usuários transfiram seus dados financeiros de uma instituição a outra. Isso significa que um banco (seja ele tradicional ou uma FinTech) deve compartilhar os dados dos seus clientes com qualquer outra instituição a pedido do cliente.

Essa transferência deve ser segura — o que significa que nenhum outro agente não autorizado pode ter acesso aos dados — e deve acontecer por meio de APIs (Application Programming Interface). No artigo de hoje, discutiremos a revolução trazida pelo Open Banking para que você saiba o que ela pode fazer pela sua empresa!

Como o Open Banking vai funcionar

O Open Banking é realizado pelos bancos, permitindo o acesso padronizado aos dados por meio de APIs. Uma forma padrão de acessar os dados significa que um programa de software pode ser escrito para acessar infos de qualquer instituição participante, em vez de ter um programa de software diferente para cada instituição.

Assim que as APIs estiverem instaladas, um cliente poderá acessar um site ou aplicativo e permitir que outra empresa tenha acesso aos seus dados bancários. Eles serão capazes de agregar todos os seus dados financeiros em um só lugar para que tenham uma visão financeira completa que possa ser compartilhada com outras empresas. 

O conceito de Open Banking está relacionado a outro novo conceito, a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). A LGPD dá o direito aos consumidores de controlar seus dados e compartilhá-los com as empresas com as quais eles quiserem. O Open Banking foi justamente projetado para dar aos clientes mais controle sobre suas informações, levando a mais opções em seus serviços bancários e mais conveniência na gestão de seu dinheiro. Mas como é esperado que isso aconteça?

O poder dos dados financeiros

É inegável que os dados são poderosos. Empresas de todos os setores estão entendendo isso e investindo cada vez mais em ferramentas que as permitam extrair informações e insights valiosos através da análise dos dados. No mercado financeiro, não seria diferente.

As informações reunidas pelos bancos são extremamente sensíveis — e são tão sensíveis quanto são úteis. Pense em como o Netflix e o Spotify utiliza os dados do que você assistiu antes para modificar suas sugestões e deixá-las mais próximas do seu gosto. Historicamente, os serviços financeiros falharam em fazer o mesmo, mas isso muda agora com o Open Banking.

O Open Banking permitirá que os serviços financeiros sejam mais personalizados para cada consumidor, elevando a qualidade da experiência que cada um tem com seu banco. Em outras palavras, ao liberar o acesso às informações financeiras, produtos e serviços que dependem desses dados podem se tornar mais sintonizados com o indivíduo.

Isso permitirá que as empresas abandonem os produtos pré-fabricados e, em vez disso, ofereçam serviços e negócios adaptados ao estilo de vida, preferências e necessidades de cada indivíduo — além de ajudá-los a evitar endividamento. 

Em última análise, isso significará melhor acesso aos produtos certos para os consumidores, porque os bancos os entendem melhor. Uma verdadeira revolução para trazer um melhor serviço a um consumidor que é cada dia mais exigente.

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Como o Open Banking beneficiará clientes e empresas

Governos em todo o mundo reconheceram que os bancos controlam os dados de seus clientes. Historicamente, os bancos mantinham o controle do relacionamento bancário e não ofereciam incentivos (especialmente para o pequeno e médio cliente). Eles possuíam uma estrutura centrada no produto, e não no consumidor.

O Open Banking está definido para mudar essa relação e trazer os seguintes benefícios:

  • Acesso a diferentes contas por meio de um único serviço. O Open Banking dará aos usuários a capacidade de acessar diferentes contas bancárias por meio do serviço mais conveniente. Ele também permitirá ao cliente decidir em quais bancos manter seu dinheiro e qual serviço usar para administrar suas finanças. Isso aumentará significativamente a concorrência no setor financeiro e, ao mesmo tempo, melhorará a qualidade dos serviços;
  • Aumento da segurança financeira. Para acessar APIs bancárias, os serviços bancários de terceiros terão que obter licenças do Banco Central, garantindo assim a segurança do ambiente financeiro digital. Além disso, os usuários poderão determinar o volume e o conteúdo das informações financeiras que estão prontos para compartilhar com terceiros;
  • Integração simplificada e amigável. A capacidade de recuperar instantaneamente os dados do usuário abrirá recursos anteriormente indisponíveis para serviços financeiros. Quando um usuário tiver que realizar um procedimento de inscrição, ele não precisará mais fornecer identificação. Será suficiente compartilhar o acesso seguro aos dados da conta financeira principal, resultando em nenhuma necessidade adicional de integração e sem mais formulários longos.
  • Previsão e personalização. O Open Banking permitirá que empresas terceirizadas usem e processem uma grande variedade de dados acumulados usando Big Data e tecnologias de aprendizado de máquina. Isso o levará a um novo patamar, aumentando assim o valor do serviço oferecido aos usuários.
  • Acesso aos serviços financeiros certos. Por um lado, o número de serviços financeiros crescerá. Por outro, teremos soluções que ajudarão a escolher o serviço certo conforme a necessidade. O Open Banking permitirá encontrar as ofertas financeiras mais adequadas de acordo com cada perfil do usuário.

As pessoas estão começando a entender o poder que têm em seus dados e que eles são valiosos para as organizações. O Open Banking coloca o consumidor no centro de todas as decisões e tem o potencial de mostrar à população em geral como eles podem ser poderosos ao controlar seus dados financeiros.

E você, já conhecia o Open Banking? Comente abaixo e nos conte o que achou dessa revolução no mercado financeiro!