O interesse pela Realidade Aumentada (RA) está explodindo à medida que sua relevância para os negócios é revelada, incluindo as funções que ela pode desempenhar na capacitação da força de trabalho e na experiência e interação com o cliente. Tudo isso faz dessa tecnologia emergente uma grande promessa para mudar a maneira como as empresas operam.

A RA também é projetada para ser um impulsionador econômico para a indústria de tecnologia. Os analistas da indústria dizem que o valor de mercado para AR alcançará US $ 50 bilhões em 2024.

Mas quais mercados vão adotar essa nova tecnologia? Especialistas da indústria acreditam que ela pode impactar setores dos mais diversos, desde a indústria até o varejo.

Para te mostrar, no artigo de hoje explicamos como a Realidade Aumentada pode ajudar o seu negócio e o que esperar dessa tecnologia nos próximos anos!

Realidade Aumentada: o que é e como funciona?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que introduz elementos digitais como gráficos gerados por computador, efeitos de som ou vídeo ou projetos sensoriais para o mundo real. Isso é feito para oferecer uma experiência envolvente e impactante ao cliente.

Com o surgimento da internet e dos smartphones, a RA lançou sua segunda onda e hoje está mais relacionada ao conceito interativo. Modelos 3D são projetados diretamente em coisas físicas ou fundidos em tempo real, por meio de vários aplicativos de Realidade Aumentada que servem às mais diversas finalidades, como mostraremos abaixo. Mas como funciona a RA?

Quando você usa um aplicativo ou dispositivo habilitado para RA, o hardware captura a imagem do objeto e a compartilha com o programa de visão computacional. Este programa, então, processa a imagem para obter detalhes como quais são as medidas exatas do objeto, quais outros objetos existem na mesma superfície e a que distância eles estão do “objeto em foco”.

Usando os insights obtidos, o aplicativo baseado em RA projeta e exibe informações virtuais que se sobrepõem ao objeto real, o que oferece uma experiência excepcional ao cliente.

Benefícios da Realidade Aumentada para os negócios

Embora ainda tenha muito a evoluir, a Realidade Aumentada tem muito a oferecer. Pelas suas características, a RA é considerada mais atraente para o mercado do que a Realidade Virtual.

A razão pela qual a RA é muito mais bem-sucedida é por causa de sua onipresença, enquanto a RV é mais focada. O principal ponto forte da RV é o fato de que ela imerge completamente o usuário na realidade virtual, o que a torna uma excelente ferramenta para jogos ou filmes 3D. Já a AR possui inúmeras possibilidades e campos de aplicação, especialmente no ambiente de negócios.

Vamos dar uma olhada em algumas delas abaixo:

1. Varejo

Qualquer smartphone ou tablet pode ser uma plataforma de RA para criar um ambiente de compras para os clientes, seja em uma loja tradicional de tijolo e argamassa ou online. A empresa de aplicativos de RA, Marxent, ajudou a Harley-Davidson a criar um aplicativo para iPad que oferece uma experiência de compra virtual, dando aos clientes a capacidade de experimentar diferentes tipos de carrocerias, assentos, luzes e outras opções para um design de moto verdadeiramente personalizado.

Um varejista online poderia usar a tecnologia RA para criar uma loja 3D que virtualmente reproduz a experiência de compra em uma loja tradicional. Oferecer aos clientes a capacidade de experimentar um item antes de comprá-lo melhora sua satisfação e reduz retornos dispendiosos.

2. Serviços remotos

A Fieldbit, um desenvolvedor líder de soluções de colaboração de RA em tempo real, simplificou os serviços de reparo em campo para a companhia nacional de água de Israel, implantando óculos inteligentes de Realidade Aumentada e uma plataforma de aplicativo móvel. A solução permite que engenheiros em campo acessem ajuda remota de especialistas em tempo real ou fornecedores localizados em qualquer lugar do mundo.

A RA permite que o especialista remoto sobreponha marcações, mensagens e diagramas diretamente no campo de visão do engenheiro, e o uso de óculos inteligentes mantém as mãos do engenheiro livres para realizar correções simultaneamente.

O uso de RA no campo pode melhorar a segurança, reduzir a confusão e tirar a pressão dos engenheiros que não podem ser especialistas em todas as tecnologias e infraestruturas. A RA pode capacitar uma força de trabalho móvel, conectando trabalhadores a especialistas em todo o mundo.

3. Design e modelagem

A Augment, empresa de aplicativos de RA, implementou uma solução de RA de ponta a ponta para a Watermark Products, fornecedora líder de produtos a bordo para a indústria aérea. Usando o plugin do Augment, os designers visualizam modelos de produtos em escala usando tablets.

Em vez de criar protótipos caros, eles podem dar aos clientes uma experiência que retrata comparações lado a lado de produtos novos e antigos, permitindo que eles compreendam rapidamente o impacto dos novos produtos propostos. A RA pode ser usada como um auxílio para o design e desenvolvimento de produto em estágio inicial, dando aos designers uma visão precisa da forma e função do produto.

4. Treinamento e educação

A RA está ganhando impulso na educação médica. Por meio de uma parceria entre a Cleveland Clinic e a Case Western Reserve, os alunos de educação em saúde podem fazer um programa de anatomia holográfica 3D. O programa permite que um usuário do Microsoft HoloLens veja cadáveres virtuais e dê um mergulho mais profundo no corpo humano. Essa capacidade tem o potencial de economizar dezenas de horas no laboratório.

Usar a RA para treinar funcionários ou alunos em qualquer nível de educação oferece uma experiência imersiva e multissensorial que geralmente é mais eficaz do que os métodos tradicionais, como palestras, cartões de memória e livros didáticos. O resultado é maior profundidade de treinamento e domínio mais rápido.

5. Reparo e manutenção

Em 2015, a Hyundai se tornou a primeira montadora tradicional a lançar um manual do proprietário em Realidade Aumentada. Usando um smartphone ou tablet, os consumidores obtêm informações sobre como fazer reparos, manutenção e recursos do veículo. O aplicativo contém vídeos de instruções, imagens de sobreposição 3D que aparecem quando os usuários examinam várias áreas do veículo (como o compartimento do motor) e dezenas de guias informativos.

A RA possibilita que até mesmo pessoas inexperientes identifiquem problemas e realizem reparos seguindo instruções passo a passo, melhorando a satisfação do cliente ao reduzir o tempo de inatividade e os custos associados.

Esses são apenas os exemplos de poucas indústrias que podem ser e estão sendo revolucionadas pela Realidade Aumentada. A RA aplicada aos negócios oferece muitas possibilidades e à medida que amadurece, a experiência do usuário só será aprimorada, assim como as esferas que podem fazer uso dela.

E você, já pensou em aplicar a RA ao seu negócio? Para saber mais sobre as novidades tecnológicas que podem revolucionar o mercado, assine nossa newsletter!