A virtualização é um processo onde você consegue criar diferentes máquinas a partir de uma só. E o que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos de virtualização.

Isso mesmo! Cada uma dessas modalidades pode proporcionar vários diferenciais para um empreendimento.

E nesse post você vai conhecer os tipos de virtualização que existem atualmente e o que cada uma pode oferecer. Confira!

Tipos de virtualização: Virtualização de servidores

Nessa modalidade um grande servidor é subdividido em vários outros. E para isso é usada uma ferramenta que gerencia essas máquinas virtuais.

Aqui há um servidor físico, que é o hospedeiro. A partir dele são criadas as guest, que são as máquinas virtuais.

Importante ressaltar que existem diferentes servidores virtuais. É possível encontrar, por exemplo, opções domésticas a acadêmicas que são mais limitadas. Já outros conseguem funcionar com escalabilidade. Ou seja, você consegue ter mais máquinas virtuais conforme suas necessidades.

Virtualização de aplicativos

Esse é um dos tipos de virtualização muito útil, pois existem aplicativos e soluções que só funcionam em sistemas operacionais diferentes.

Ao invés de você ter que comprar dois computadores e instalar os aplicativos específicos em cada um, por meio da virtualização você cria duas máquinas virtuais e em cada uma coloca um sistema operacional. Assim, você consegue fazer que os aplicativos funcionem de forma distinta.

Mas na hora de acessar, você só vai precisar de um dispositivo físico.

Outra vantagem desse tipo é que você consegue instalar sistemas mais antigos e que não podem ser atualizados, mas, que possuem programas essenciais e que a empresa depende. Com isso, você não fica dependente apenas de um sistema operacional.

Muita gente investe nessa modalidade, que é um dos tipos de virtualização, por conta da redução de custos e manutenção. Isso porque sai bem mais barato criar duas ou mais máquinas virtuais do que ter vários computadores com sistemas diferentes.

É preciso levar em consideração, ainda, o fato desse tipo de alternativa permitir o acesso remoto. Ou seja, você não precisa instalar o app no computador físico, mas sim na máquina virtual, permitindo que ele seja acessado de qualquer dispositivo com internet.

Virtualização de desktops

Esse é um dos tipos de virtualização que é muito parecido com o anterior. Mas nesse caso você irá virtualizar a máquina como um todo. Desde o sistema operacional até todos os arquivos instalados.

Ou seja, basicamente no local do usuário não é feita nenhuma instalação, somente na máquina virtual. E você tem acesso a tudo de maneira online e remota.

Essa é uma alternativa muito utilizada para empresas que aplicam o conceito BYOD — Bring Your Own Device, que é basicamente que cada colaborador traga seu próprio equipamento.  Um lugar muito fácil de encontrar esse tipo de virtualização são os co-working.

Os escritórios compartilhados, para otimizar a experiência dos clientes, criam uma máquina virtual completa, com todas as ferramentas necessárias. E cada usuário traz seu próprio dispositivo e se loga em seus apps.

Com isso, é possível alocar uma série de recursos de maneira rápida e segura. E, claro, sempre ressaltando que os custos são bem menores.

Esperamos que esse post tenha ajudado a compreender os tipos de virtualização! Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários. Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!