Cleber Calegari é executivo de Negócios
Cleber Calegari é executivo de Negócios

Refletindo sobre o conhecimento adquirido e troca de experiências no Fórum RNP 2013 e, também, sobre minha paixão declarada pela mídia televisiva, resolvi compartilhar um pouco do conteúdo absorvido sobre a nova Tecnologia para TV Digital.

O que é a Tecnologia 8k? Em síntese, trata-se da evolução natural do Sistema de TV, iniciado a cerca de 60 anos atrás com a TV analógica, avançando para TV digital, em HD, com 2Mpixels, 2048 x 1080 pixels. Em 2013, foram vendidas as primeiras TVs 4K, com resolução 4 vezes maior que a HD (8 Mpixels, 4096 x 2160 pixels), e agora novamente superado com a resolução 8K, equivalente a 4 vezes a resolução 4K, ou 16 vezes a resolução HD (33 Mpixels, 7680 x 4320 pixels).

Esse pioneirismo veio pela emissora pública de TV Japonesa NHK, que apostou na pesquisa e desenvolvimento de imagens em altíssima definição, demonstrando em março de 2002 um sistema 4K-3D, e três anos depois um novo sistema na resolução 8K, denominado “Super Hi-Vision”. O Sistema SHV integra 22.2 canais de áudio, reproduzindo fortes sensações de presença, diferente da resolução full-HD, em que o espectador deve estar sentado a uma distância três vezes maior que a altura da tela. Já com o 8K essa distância diminui, passando a ser apenas 0,75 vezes a altura do display.

Na apresentação no Fórum RNP, assistimos a dois vídeos: o primeiro sobre a transmissão do carnaval carioca e o segundo, o lançamento de um foguete da NASA. A experiência foi fantástica e nos possibilitou uma imersão no ambiente como se estivéssemos lá, de fato.

Essa experiência também nos fez validar a expectativa do uso atual dessa tecnologia para transmissão de eventos esportivos, espetáculos de música, dança e teatro por meio da Internet.

Bom, enquanto um novo padrão de TV Digital não é definido, regulamentado, etc., para as redes de televisão, teremos que nos contentar com as transmissões de conteúdos em 8K pela Internet.

Eu espero ter a oportunidade de ver os jogos da próxima Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 por meio desses novos recursos tecnológicos. Quem sabe o jogo do Brasil na final, seria espetacular. Espero!