Com os crescentes avanços tecnológicos, existem muitos programas e softwares úteis disponíveis online para empresas. Dependendo do seu negócio, o software ajuda a aumentar sua eficiência. No entanto, com o software disponível em abundância, também há muita pirataria de software na internet.

A pirataria de software é definida como o ato de copiar ou distribuir software ilegalmente sem ser o legítimo proprietário ou ter direitos legais. Portanto, copiar software para vários computadores ou compartilhar com vários indivíduos sem ter o licenciamento múltiplo adequado é considerado pirataria.

A pirataria de software tornou-se um problema crescente nos últimos anos. Mais de um quarto do software instalado globalmente é, na verdade, software pirateado, de acordo com a Pesquisa Global de Software.

A principal razão para esse hábito ​​é que muitos desses indivíduos reclamam do alto custo do software legítimo. E a triste notícia é que tanto os indivíduos quanto os proprietários de empresas desenvolveram essa tendência de piratear software. No entanto, a pirataria de software traz consequências que podem sair mais caro do que a economia inicial.

Continue lendo este artigo especial e conheça em detalhes os reflexos do uso de software não licenciado (piratas), nas organizações.

Queda no desempenho a software desatualizado

O software pirata pode funcionar por um tempo, mas não terá as atualizações necessárias para que continue se mantendo seguro e em ótima performance.

Quem já utilizou software pirata em casa, já deve ter se deparado com uma falha inesperada ou com a total interrupção da aplicação. O software ilegal, muitas vezes, é uma cópia do original, que impede atualiazações ou verificações de autenticidade, o que reduz drasticamente seu desempenho.

A Microsoft, por exemplo, corrige vulnerabilidades por meio do Windows Updates. Se sua cópia não for original, ela não receberá as atualizações que afetarão a eficiência das funções do programa.

Algumas cópias de software pirata não podem ser atualizadas corretamente, levando os usuários a continuar usando versões antigas com falhas de segurança, colocando-se em risco.

Além disso, o software não licenciado não terá nenhum tipo de garantia com ele, então, se ele falhar, você não terá escolha a não ser substituí-lo, enquanto com uma cópia original você poderá acessar o suporte ou uma substituição.

Deixa você vulnerável a ataques cibernéticos

De acordo com um estudo, 34% dos softwares piratas baixados de P2P continham malware que infecta um computador após o download. Cerca de metade deles eram Trojans. Ao instalar um software pirata, você estará expondo a rede e os dados da empresa. Ransomware, Trojans, vírus e outros agentes maliciosos são apenas alguns exemplos dos riscos.

Esses códigos maliciosos são incorporados em alguns programas de software piratas e, quando você faz o download, podem obter acesso aos seus dados e seu dispositivo. O software pirata também torna sua empresa vulnerável a um ataque de negação de serviço (DDoS).

Como consequência, ao instalar software pirata, você poderá dar a agentes maliciosos a chance de:

  • Acessar informações financeiras e confidenciais;
  • Acessar os seus segredos comerciais;
  • Acessar as transações e registros pessoais dos clientes;
  • Realizar roubo de identidade;
  • Destruir os seus dados.

Além de falhas de segurança, o uso de software desatualizado ou pirateado pode fazer com que os usuários encontrem bugs e falhas, levando à perda de trabalho, tempo perdido e frustração. Os hacks usados para executar esses tipos de software também podem interferir na forma como ele opera, como impedir que um programa acesse recursos online para evitar a detecção.

Multas e descumprimento de obrigações legais

Tudo o que contém um original pode ser falsificado. No entanto, em todos os lugares do mundo, a propriedade intelectual é protegida por leis que garantem os direitos das empresas que desenvolveram os ativos. O uso de software pirata viola essas leis — e enquanto usuários individuais não costumam sofrer sanções (pelo menos no Brasil), sua empresa pode sofrer e muito com isso.

A Lei 9.609 / 1998 protege a propriedade intelectual no Brasil e prevê multa de até 10 vezes o valor original do software. Além disso, a violação dos direitos autorais de um programa de computador pode levar à prisão de seis meses a dois anos. Se software não licenciado for comercializado, a pena pode ser de até 4 anos de prisão e multa.

Além disso, outros processos administrativos e judiciais também podem ser movidos contra o usuário do software não legalizado. A LGPD, por exemplo, prevê penalização de empresas que colocarem dados pessoais de clientes em risco. As multas podem chegar a até R$ 50 milhões ou 2% do faturamento da empresa.

Muitas empresas de software implementaram uma forma de verificar o registro, então pode funcionar por um tempo, mas então você recebe uma atualização que o torna inutilizável, a menos que você faça uma compra.

Minha empresa usa apenas software original, mas isso não resolve todos os problemas. Então o que fazer?

Infelizmente, quando os usuários finais têm a capacidade de baixar software para suas máquinas, não é incomum que procurem versões piratas, dando vazão à Shadow IT, que caracteriza o uso de aplicativos não aprovados pelo departamento de TI.

Por exemplo, pagar pelo Adobe Photoshop está simplesmente fora do alcance de sua empresa e você incentiva os designers a usar um programa gratuito como o Gimp. Eles sentem, no entanto, que devem ter o Photoshop, então baixam uma versão pirateada para sua máquina local sem o seu conhecimento.

O gerenciamento de ativos de software é uma tarefa simples, mas necessária para qualquer departamento de TI acompanhar continuamente. No seu programa de gerenciamento de ativos de software, lembre-se de controlar todas as datas de expiração da licença e garantir que o software permaneça atualizado.

Junto com um sistema de inventário, eduque os funcionários sobre os perigos da pirataria de software e suas repercussões legais. Essas pequenas etapas podem ajudar a evitar complicações legais, mas também ajudam seu hardware e dados confidenciais a permanecerem seguros.

Além disso, se necessário, fale com a equipe de especialistas do Grupo Binário! Nossos profissionais estão à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre o uso correto de softwares e segurança digital.