Pense nas responsabilidades do departamento de TI de 15 anos atrás. Em pequenas empresas, muitas vezes, essa posição era preenchida por um ou dois profissionais responsáveis por manter uma infraestrutura de tecnologia operacional. Hoje, a TI deixou de ser um departamento estritamente operacional para se tornar uma área estratégica.

Com o advento da nuvem, toda a parte operacional da TI passou das mãos do profissional interno para uma empresa especializada. Não há absolutamente nada relacionado à sua infraestrutura que um fornecedor não possa fazer por você. Cada vez mais, as organizações de todos os tamanhos estão confiando suas operações a serviços como nuvem pública, hipervisores, máquinas virtuais e softwares na nuvem.

O ambiente “como um serviço”, ou “as-a-service” (aaS), tornou a vida de gestores de TI ao redor do mundo mais fácil, rápida e com preços acessíveis. Hoje, eles podem ter suas demandas de tecnologias atendidas sem ter que desenvolver, implementar e manter sua própria infraestrutura. Com o tempo, vimos que praticamente tudo na TI pode ser oferecido como um serviço, incluindo sua segurança.

SECaaS: a segurança como um serviço

A segurança se tornou um aspecto operacional fundamental para a TI de qualquer organização. E, hoje, assim como sua empresa pode comprar armazenamento para guardar seus dados, ela também pode comprar sua segurança da informação.

O Security-as-a-Service (SECaaS) é um modelo de segurança terceirizada entregue na nuvem. Similar ao Software-as-a-Service, o SECaaS fornece serviços de segurança por assinatura, hospedados por provedores de nuvem. 

O SECaaS libera a equipe de segurança interna e passa a gestão operacional da segurança de uma empresa para um provedor especializada. O modelo tem se tornado cada dia mais popular por oferecer à empresa o que há de melhor quando o assunto é segurança (incluindo profissionais especializados) a um preço acessível.

Em outras palavras, é possível, mais uma vez, liberar os profissionais internos da parte operacional da TI e alocá-los em tarefas mais estratégicas — aquelas que realmente agregam valor aos resultados do negócio.

Veja mais >> 5 benefícios de contratar WiFi-as-a-Service

Os benefícios da segurança como um serviço

Existem muitos motivos pelos quais o modelo como um serviço está substituindo rapidamente o modelo on-premises (local). O primeiro deles é que, como é acessado pela internet, o modelo como um serviço oferece a disponibilidade e mobilidade necessárias para os usuários profissionais modernos.

Além disso, o “aaS” oferece custos iniciais mais baixos e gerenciamento mais simples, porque pode ser atualizado pelo fornecedor continuamente na nuvem. Da mesma forma, a segurança como serviço oferece vantagens semelhantes e ainda mais. Veja só:

1. Segurança consistente e sempre ativa

Esteja seus usuários trabalhando na rede em seu escritório central ou se conectando a uma cafeteria ou por meio do Wi-Fi de um aeroporto, eles merecem segurança e proteção de dados idênticas. Com um serviço em nuvem, suas políticas de negócios seguem os usuários, não importa onde eles se conectem. Todas as conexões são inspecionadas e protegidas, independentemente do usuário de origem, do aplicativo acessado ou de qualquer criptografia que possa ser usada.

2 Maior visibilidade do ambiente

Com a segurança na nuvem, uma empresa também obtém visibilidade sem precedentes de todo o seu tráfego, quais aplicativos estão em uso, se há máquinas comprometidas, ameaças e violações de políticas bloqueadas e muito mais. Uma solução de nuvem integrada oferece uma visão centralizada de todas as atividades nos serviços, com soluções completas de cibersegurança.  

3. Mais segurança para usuários móveis

Os cibercriminosos de hoje entendem que a segurança legada no data center não pode proteger esses usuários e estão cada vez mais visando usuários móveis como ponte para atacar ambientes corporativos. Eles estão explorando a tendência de que os funcionários acessem diretamente a internet e usem redes Wi-Fi públicas para acessar aplicativos móveis e em nuvem e para enviar e receber e-mails. Se você não puder proteger todas as conexões, estará deixando toda a sua rede vulnerável a ataques.

4. Experiência de usuário rápida

No modelo tradicional, o tráfego dos usuários passava por uma pilha de segurança que, na maioria das vezes, não se preocupava com a experiência do usuário. No entanto, a latência que este modelo apresenta não é mais aceitável para a maioria dos usuários e organizações. Ele não apenas diminui a produtividade, mas também abria as portas para que os usuários contornassem os controles de segurança e se conectassem diretamente aos seus aplicativos. Com a segurança fornecida pela nuvem, as empresas não precisam escolher entre segurança e uma experiência de usuário rápida — o UX e a segurança passam a andar de mãos dadas.

5. Gerenciamento simplificado

Um serviço automatizado entregue na nuvem é fácil de implantar e gerenciar. Isso significa que as atualizações de patches para abordar as novas ameaças são feitas automaticamente. Se uma ameaça for detectada em qualquer lugar na nuvem, todos os usuários do serviço recebem proteção imediata. Como não há hardware ou software para você comprar ou gerenciar, o SECaaS minimiza os custos e elimina a complexidade de patching, atualização e manutenção de hardware e software.

6. Escalabilidade

O imperativo de hoje é velocidade e agilidade — exatamente os tipos de vantagens competitivas proporcionadas pelo SECaaS. Mas o modelo de segurança de rede não pode ser escalado e certamente não é ágil. As mudanças são onerosas e demoram muito no mundo digital. A segurança na nuvem, por outro lado, é infinitamente escalonável. Ela lida facilmente com picos de tráfego e inspeciona todo o tráfego sem afetar o desempenho. 

O SECaaS está se tornando uma opção cada vez mais popular entre as empresas. Sua crescente adoção é impulsionada pela escassez de recursos de segurança — incluindo profissionais de informação qualificados, bem como habilidades e ferramentas como um todo — juntamente com o cenário de ameaças em constante expansão. 

Para muitas empresas hoje, a ideia de terceirizar o gerenciamento, a implementação e a supervisão do domínio complexo da segurança simplesmente faz sentido e está se mostrando um investimento com boa relação entre custo e benefício. E você, vai ficar de fora?

Para saber mais sobre como aumentar sua segurança, veja também nosso conteúdo sobre Zero Trust Security e entenda como esse modelo pode proteger mais seu ambiente!