Bruno Adorno é Gerente Comercial da B.U. de Segurança do Grupo Binário
Bruno Adorno é Gerente Comercial da B.U. de Segurança do Grupo Binário

A questão mais importante para que qualquer projeto seja desenvolvido é a estratégia por trás do negócio. Essa é uma realidade não apenas para o segmento de Tecnologia, como para todos os outros. O que diferencia a TI de outras áreas é a forma como isso se dá, visto que os maiores responsáveis pela qualidade estratégica não estão envolvidos diretamente no processo, pelo menos não desde o início dele.

Uma pesquisa realizada pela Dimensional Research revelou que 97% dos 631 gestores entrevistados investem em soluções focadas na inteligência de negócios, mas apenas 18% da área de segurança das empresas participa do início desses projetos. No entanto, em contraponto à realidade, 85% dos entrevistados entendem a necessidade de que os profissionais da TI que atendem essas demandas, participem dos processos ligados à transformação digital.

Se estamos falando de uma plataforma que transforme a forma de gerir das empresas, otimizando o tempo de operação e aumento a produtividade, como os profissionais que mais entendem das soluções não estão dentro desse contexto? Os gestores de TI fazem a diferença não apenas na consultoria de execução do projeto, mas desde o surgimento da ideia, a pesquisa do formato até a tomada de decisões, trabalhando junto à diretoria e aos outros setores da empresa.

O primeiro motivo pelo qual devemos mudar essa realidade (que já está em transformação) é compreender que quem possui o conhecimento técnico é o profissional de TI, portanto, ele pode avaliar a melhor solução para as demandas em pauta. Quando o profissional conhece esses e outros processos e está integrado a eles, certamente desenvolve ferramentas mais adequadas às necessidades da organização.

O mesmo estudo também revelou que, muito embora as empresas já estejam em um processo de transformação digital, os gestores de TI não reconhecem essa realidade. Apenas 27% percebem que suas companhias estão nesse processo. Diante disso, também cabe ao próprio profissional mostrar seu valor e o quanto sua participação reduz custos e acarreta novos processos importantes para a organização como um todo.

Outras questões interessantes apresentadas pela pesquisa estão relacionadas justamente ao motivo pelo qual as empresas não integram os gestores de TI. Cerca de 85% dos entrevistados dizem que o receio das empresas é terem suas iniciativas bloqueadas. Ao mesmo tempo, 63% acreditam que essas preocupações não têm fundamento.

Da mesma forma como levamos o carro ao mecânico ou o filho com febre ao médico, devemos conceder interação a quem compreende do assunto e permitir que contribua com a gestão dos processos da empresa, fazendo com que o ecossistema da mesma esteja forte e preparado para os desafios da competitividade.

Fontes:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43059&sid=18

http://blog.unipe.br/graduacao/por-que-sua-empresa-precisa-de-um-gestor-em-tecnologia-da-informacao

O Papel da Tecnologia da Informação na Execução da Estratégia das Empresas – Parte Final