Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

A empresa de pesquisas de mercado Dell’Oro divulgou um relatório recentemente apontando que o mercado switches Ethernet L2-3 deve chegar a US$ 28 bilhões em 2016, com crescimento futuro impulsionado principalmente pelas vendas de switches Ethernet otimizados para implementações em grandes data centers.

Em 2016, o 10 Gigabit Ethernet deve compor a maioria das receitas do mercado Ethernet. Também se espera um crescimento robusto em 40 Gigabit Ethernet e 100 Gigabit Ethernet – as duas tecnologias combinadas devem ultrapassar US$ 3 bilhões. (fonte: IP News)

O resultado da pesquisa apresentada reflete um mix de fatos, entre eles, o reaquecimento gradual do mercado americano, o movimento irrefutável das aplicações para o cloud computing, o fortalecimento das aplicações e exigências para o mundo da mobilidade, bem como a junção desses dois mundos do ponto de vista dos provedores de serviços (fixas + móveis). Além de questões envolvendo o desenvolvimento e consolidação de tecnologias, o que implica dizer no barateamento das mesmas. Na ponta, certamente já percebemos um movimento dentro dos Data Centers nesta direção, com diversos projetos envolvendo a readequação e up-grade dos mesmos. Com a já disponível tecnologia de 40 e 100 Gbps, creio que passaremos pelo mesmo processo de amadurecimento, consolidação e barateamento por parte da indústria.