A infraestrutura é um dos pilares centrais da TI de qualquer empresa – ela é diretamente responsável pela operação estável do negócio. Essa infraestrutura pode variar de servidores, balanceadores de carga, firewalls e bancos de dados até clusters de contêiner complexos.
As considerações de infraestrutura são válidas além dos ambientes de produção, pois se espalham por todo o processo de desenvolvimento. Elas incluem ferramentas e plataformas como plataformas CI/CD, ambientes de teste e ferramentas de teste.
Essas considerações de infraestrutura aumentam à medida que o nível de complexidade da operação da empresa aumenta. Muito rapidamente, a abordagem tradicional para gerenciar manualmente a infraestrutura torna-se uma solução não escalável para atender às demandas dos negócios modernos.
E é assim que a Infrastructure as Code (IaC) se tornou a melhor solução para gestão de uma infraestrutura de TI. A IaC permite que você atenda às crescentes necessidades de mudanças de infraestrutura de maneira escalável e rastreável. Abaixo, vamos te contar como!
O que é Infrastructure as Code (IaC)?
A Infrastructure as Code (ou infraestrutura como código), também conhecida como IaC, é uma prática de TI que codifica e gerencia a infraestrutura de TI subjacente como software. O objetivo da infraestrutura como código é permitir que desenvolvedores ou equipes de operações gerenciem, monitorem e provisionem recursos automaticamente, em vez de configurar manualmente dispositivos de hardware e sistemas operacionais discretos.
O objetivo da infraestrutura como código é automatizar os processos de TI — para isso, ela utiliza uma estrutura semelhante aos scripts de programação. No entanto, os scripts são usados principalmente para automatizar uma série de etapas estáticas que são repetidas várias vezes em vários servidores. A IaC, por outro lado, usa linguagem descritiva ou de nível superior para codificar processos de provisionamento e implantação mais versáteis e adaptáveis.
O processo de automação de infraestrutura baseado em código se assemelha muito às práticas de design de software nas quais as equipes de desenvolvimento controlam cuidadosamente as versões do código, testam as iterações e limitam a implantação até que o software seja comprovado e aprovado para produção.
Quais os benefícios da Infrastructure as Code?
O IaC pode parecer desnecessário para requisitos de infraestrutura mais simples e menos complexos, mas isso não é preciso. Qualquer nível de infraestrutura pode se beneficiar da IaC para sua gestão — afinal, há muitos benefícios associados à infraestrutura como código, desde a eficiência da automação até sua flexibilidade para se alinhar com outras práticas modernas de TI.
Abaixo, você conhece mais desses benefícios:
1. Velocidade e eficiência
O provisionamento e o gerenciamento automatizados são mais rápidos e eficientes do que os processos manuais. Isso se estende não apenas a recursos provisionados e virtualização, mas também a bancos de dados, redes, gerenciamento de contas de usuários e outros serviços vinculados. A IaC também pode incluir código que é dimensionado automaticamente (adiciona ou encerra ambientes e recursos quando não são mais necessários).
2. Consistência
Os desenvolvedores de software podem usar código para provisionar e implantar servidores e aplicativos de acordo com as práticas e políticas de negócios, em vez de depender de administradores de sistema em um ambiente DevOps. Um desenvolvedor pode criar um arquivo de configuração para provisionar e implantar um novo app para garantia de qualidade ou implantação experimental antes que as operações assumam a implantação ao vivo na produção.
3. Alinhamento com DevOps
Com a configuração da infraestrutura escrita como código, ela pode passar pelo mesmo controle de versão, testes automatizados e outras etapas de um pipeline de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) que os desenvolvedores usam para o código do aplicativo.
Uma organização pode optar por combinar infraestrutura como código com contêineres, que abstraem o aplicativo da infraestrutura no nível do sistema operacional. Como o SO e a infraestrutura de hardware são provisionados automaticamente e o aplicativo é encapsulado sobre ele, essas tecnologias são complementares para diversos destinos de implantação, como teste, preparação e produção.
IaC x IaaS
É importante ressaltar que a IaC não é um derivado da infraestrutura como serviço (IaaS). São dois conceitos diferentes.
A infraestrutura como serviço é um dos principais serviços de nuvem, onde recursos de computação virtualizados — servidores, infraestrutura de rede, armazenamento etc. — são fornecidos por meio da nuvem.
Infraestrutura como código é uma ferramenta que pode ser usada para provisionar e gerenciar infraestrutura. Não se limita apenas a recursos baseados em nuvem. Na verdade, você aplica a IaC a uma ampla variedade de ambientes, incluindo locais.
Quando usar a Infrastructure as Code (IaC)?
Não tem certeza de quando usar a IaC? A resposta mais simples é sempre que você precisar gerenciar qualquer tipo de infraestrutura. No entanto, torna-se mais complexo com os requisitos e ferramentas exatos. Alguns podem exigir gerenciamento de infraestrutura rigoroso, enquanto outros podem exigir gerenciamento de infraestrutura e configuração.
Em seguida, vêm as questões específicas da plataforma, como se a ferramenta possui o conjunto de recursos necessários, implicações de segurança, integrações etc. Além disso, a curva de aprendizado entra em jogo, pois os usuários preferem uma ferramenta mais simples e direta do que uma complexa.
Se precisar de ajuda, o Grupo Binário pode ajudá-lo. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!
Entre em contato
Alta performance e tecnologia de ponta ao seu alcance
Entre em contato com nossa equipe e conheça mais nossas soluções.