Sergio Igarashi
Sergio Igarashi é Analista de Programação do Grupo Binário

Se você estiver procurando neste artigo uma resposta exata, como: “O melhor smartphone para empresas é o iPhone, ou Galaxy s4, ou Blackberry Z10”, acredito que irá se decepcionar.

Em meio ao boom da mobilidade que presenciamos, as fabricantes lançam a todo o momento um novo aparelho, com novas funcionalidades e características, seja ele smartphone, tablet, ou até mesmo aqueles classificados recentemente como “phablets” (dispositivos de telas sensíveis ao toque, com mais de 5 e menos de 7 polegadas, que reúnem os recursos de um smartphone aos de um tablet — com a integração opcional de uma caneta stylus). E isso dificulta a decisão de gestores e líderes de TI ao implementar ou trocar tais dispositivos dentro do ambiente corporativo. Muitas vezes essa decisão é tomada, levando em consideração somente os carros chefes das grandes fabricantes (alguns já citados no começo do texto). Isso é um grande erro, pois, além de custar caro para a empresa, pode deixar a implementação malsucedida.

Esse erro se deve ao fato de que você pode optar por um aparelho que não atenda às necessidades do usuário, ou que tenha um custo muito elevado e funcionalidades desnecessárias para processos corporativos.

Para evitar esse tipo de erro e auxiliar na escolha do smartphone que irá potencializar seus negócios, seguem alguns pontos que merecem atenção:

Foco no Objetivo

Tenha sempre bem claro qual é a necessidade do aparelho e as principais funções que ele deverá executar. Dessa forma, fica mais fácil pesquisar e escolher o dispositivo mais adequado. Se for para acessar o e-mail corporativo, você deve procurar um aparelho que consiga sincronizar com seu servidor de e-mail de forma segura. Se houver implementação de aplicações corporativas, saiba quais outras funções elas necessitam, como: GPS, câmera, Bluetooth. Fique atento: estes recursos comprometem a bateria do aparelho. Mas há modelos que apresentam como diferencial esta capacidade de duração.

Custo

Faça uma relação entre seus custos para saber quais são os mais viáveis. Nesse ponto, é importante fazer uma pesquisa sobre os modelos para verificar se há relatos de falhas, ou outras reclamações de usuários. A qualidade do produto também deve ser levada em consideração frente ao seu custo.

Experiência de Usuário

A experiência de usuário é de extrema importância para o sucesso da adoção. Não basta o dispositivo ter as configurações necessárias e um bom preço. O usuário tem que conseguir usá-lo para que o aparelho se torne uma ferramenta e não um quebra-cabeça. Por isso, escolha bem as opções como: tipo de teclado, tamanho e fragilidade. Faça uma avaliação do perfil do usuário para esse tipo de escolha.

Idade do Aparelho

Um fator complexo quando falamos de smartphones e tablets. A longevidade do aparelho tem grande influência da sua aceitação no mercado. Por isso, é importante você analisar a popularidade dos aparelhos para evitar a compra de um modelo que rapidamente fique fora de linha, dificultando o suporte e reposição do mesmo. Também não é recomendado investir em lançamentos, pois eles podem apresentar defeitos de fábrica que não tiveram tempo de ser identificados.

Esses quatro itens citados irão apoiar bastante na escolha do melhor dispositivo para seus colaboradores. Mas, lembre-se: é importante que você tenha uma infraestrutura bem preparada para recebê-los com segurança, disponibilidade e escalabilidade. Uma plataforma de MDM (Mobile Device Management) é essencial, e para implantação de um ambiente de mobilidade, é fundamental ter o acompanhamento de pessoas ou empresas especializadas nesse tipo de consultoria.