Atualmente, os dados estão em todos os lugares, e a gestão de banco de dados é uma das partes mais importantes da TI de uma empresa. Nesta área, o MySQL é o sistema de gestão de bancos de dados relacional mais popular, e um dos mais fáceis de usar.

Se você ainda não sabe bem como um sistema de gerenciamento de banco de dados funciona, e quer aprender um pouco mais sobre o MySQL, chegou ao lugar certo! Abaixo, separamos uma rápida introdução sobre o MySQL para te ajudar a decidir se este é o melhor sistema para sua empresa. Acompanhe!

Para começar, o que é um sistema de gerenciamento de banco de dados?

Bancos de dados funcionam como grandes contêineres que armazenam os dados da sua empresa. Até aí você já sabe, mas alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre os sistemas de gerenciamento de bancos de dados e seus usos.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é o software que te permite interagir com os dados armazenados em um banco. Através de um SGBD você pode manipular e acessar os dados armazenados em seus bancos.

Existem principalmente quatro tipos de sistemas, que são hierárquico, em rede, orientado a objetos e relacional. Este último é o tipo de sistema de gerenciamento de banco de dados mais utilizado — ele tem esse nome porque organiza os dados em tabelas e vincula essas tabelas umas às outras conectando dados comuns. 

Saiba mais >> Aprenda sobre banco de dados relacional e como ajudam sua empresa

E o que é o SQL?

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados estabelecem um modelo cliente-servidor para conectar computadores aos servidores do banco de dados. Mas então, como o cliente e o servidor se comunicam em um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional? Eles usam uma linguagem específica de domínio chamada de Structured Query Language, ou SQL.

Quando você se depara com nomes que contenham SQL, estamos falando de sistemas que utilizam a sintaxe do Structured Query Language. O SQL é o que informa ao servidor o que fazer com os dados. Por exemplo, o SQL pode instruir o servidor a executar operações como:

  • Consulta de dados: solicitação de informações específicas do banco de dados existente;
  • Manipulação de dados: adição, exclusão, alteração, classificação e outras operações para modificar os dados;
  • Identidade de dados: definição e alteração de tipos de dados e de cada tabela no banco de dados relacional;
  • Controle de acesso a dados: fornecendo técnicas de segurança para proteger os dados. Isso inclui decidir quem pode ver ou usar qualquer informação armazenada no banco de dados.

Tudo bem! Então, agora que você conhece SQL, é hora de apresentar o MySQL.

O que é MySQL e quais são seus recursos?

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto que funciona em várias plataformas. O MySQL é uma das muitas opções de software SGBD para bancos relacionais disponíveis — e é sem dúvidas o mais popular entre eles. 

Isso acontece por vários motivos, tais como:

  • Simples e direto. O MySQL é amigável. O conhecimento básico de SQL e suas instruções permitirão uma interação eficiente com o MySQL Server. Você pode consultar e atualizar dados, bem como administrar os bancos de dados;
  • Código aberto. O MySQL é gratuito para uso e modificação sob a GPL (GNU Public License). Essa licença determina os direitos dos usuários gratuitos. A licença comercial também está disponível — ela permite usar o software MySQL em aplicativos comerciais e você não está sujeito aos regulamentos GPL;
  • Escalável e rápido. A arquitetura MySQL permite que este sistema suporte os aplicativos mais poderosos. Ele fornece a velocidade apropriada e um baixo vazamento de memória. Além disso, ele pode gerenciar quase qualquer volume de dados em uma tabela (mais de 50 milhões de linhas). O limite inicial de tamanho do arquivo é de 4 GB, mas pode aumentar até o máximo de 8 TB de dados;
  • Plataforma independente. O servidor MySQL é compatível com Microsoft Windows, Apple Macintosh OS X, Ubuntu e várias opções Unix, como AIX, BSDI, FreeBSD, HP-UX, OpenBSD, Net BSD, SGI Iris e Sun Solaris;
  • Altamente seguro. O MySQL é um dos SGBDs mais seguros e confiáveis do mercado. Suas opções de segurança de dados garantem a proteção adequada de dados contra invasores.

 

O MySQL é muito fácil de dominar em comparação com outros sistemas de gerenciamento de banco de dados, e ainda oferece uma versão de licença comercial da Oracle para obter serviços premium, caso seja de interesse da empresa.

O MySQL oferece diversas funcionalidades úteis para administradores, analistas e desenvolvedores, a começar pela sua arquitetura cliente-servidor. O servidor MySQL cria o banco de dados e define o relacionamento de cada tabela. Os clientes se comunicam com o servidor para solicitar e manipular os dados com as instruções SQL específicas. 

As tarefas podem incluir consultar os dados, adicionar e salvar alterações etc. O aplicativo do servidor fornece as informações solicitadas no lado do cliente. O servidor e os clientes podem estar no mesmo computador ou em máquinas diferentes. Neste último caso, comunicam-se através da rede (local ou internet). 

Além disso, para trabalhar com bancos de dados relacionais MySQL de maneira produtiva, você pode usar visualizações, gatilhos e procedimentos armazenados. Todos esses itens são elementos SQL primários que ajudam a administrar grandes bancos de dados de forma significativa. 

Gostou de aprender um pouco mais sobre o SGBD e o MySQL? Continue acompanhando nosso blog para ver muito mais dicas como essa!