Eduardo Díaz é gerente de soluções móveis do Grupo Binário

O mercado de mobilidade tem se expandido rapidamente nos últimos anos, chegando a mais de um aparelho por pessoa no Brasil, em 2010. O crescimento nas vendas é impulsionado por usuários que procuram renovar seus celulares com mais funcionalidades. No entanto, o mercado de smartphones premium não tem crescido na mesma proporção, mostrando uma tendência a favor de aparelhos mais populares.

Por esse motivo, o que devemos esperar é a proliferação de smartphones com preço reduzido, para atingir um público muito maior e assim manter os níveis de crescimento nos próximos anos.

Esse fenômeno traria uma melhora importante no acesso da população a serviços como pagamento móvel, carteira eletrônica, atendimento online em organizações do governo, entre outros. Além da web, esses aparelhos fornecem aplicativos para outras funções facilitando o dia a dia dos seus usuários.

O desafio para a indústria de soluções móveis estará na implementação desses serviços em um mercado cada vez mais diversificado em termos de fabricantes, sistemas operacionais e ferramentas de desenvolvimento.