A ISO 27001 é o principal padrão internacional focado em segurança da informação, publicado pela International Organization for Standardization (ISO), em parceria com a International Electrotechnical Commission (IEC). O padrão ISO 27001 ajuda as organizações a estabelecer e manter um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação eficaz, usando uma abordagem de melhoria contínua. 

Em outras palavras, quando uma empresa segue esta normatização, ela é capaz de avaliar sistematicamente quaisquer riscos à segurança da informação e implementar políticas e procedimentos para gerenciar esses riscos. Os benefícios são vários, mas sendo completamente honestos, implementar a ISO 27001 é um desafio.

Pensando em tornar este desafio mais fácil, abaixo resumimos o que diz o padrão ISO 27001 e como você pode começar a se adequar a ele. Acompanhe conosco e aprenda!

O que é a ISO 270001?

A estrutura ISO é uma combinação de políticas e processos para as organizações usarem. A ISO 27001, especificamente, fornece uma estrutura para ajudar organizações, de qualquer tamanho ou setor, a proteger seus dados de maneira sistemática e econômica, por meio da adoção de um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI).

Um SGSI é um conjunto de processos que ajudam sua organização a lidar com informações confidenciais. Estabelecer esses processos para sua equipe reduz as chances de que os dados sejam manipulados incorretamente, destruídos ou perdidos.

Se ocorrer um problema, os processos exigidos por um SGSI irão delinear o que deve ser feito para combater o erro. Eles também deixarão claro o que deve ser feito para analisar o que aconteceu para reduzir o risco de que isso possa acontecer novamente.

Por que você precisa da ISO 27001?

A mídia de notícias está repleta de histórias sobre organizações que sofreram violações de dados, resultando em perda de confiança do consumidor e multas potencialmente grandes graças às novas legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essa vulnerabilidade não se limita a grandes corporações; tanto as PMEs quanto as instituições governamentais também são vítimas de ataques cibernéticos. Como tal, é vital que você tome medidas para proteger suas informações confidenciais e as de sua equipe, seus clientes e seus fornecedores.

A ISO 27001 não apenas ajuda as organizações a cuidar de dados essenciais; também demonstra que eles estão levando a sério as preocupações de segurança de seus clientes. Isso porque o padrão incentiva uma atitude proativa, em vez de reativa, em relação aos riscos de segurança da informação. 

Com seu SGSI instalado, você pode antecipar e prevenir ameaças de segurança cibernética antes que elas ocorram, assegurando aos clientes potenciais e existentes que você tem uma chance muito maior de ficar um passo à frente de quaisquer riscos às suas informações confidenciais.

A ISO 27001 também oferece uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, colocando sua empresa à frente de seus rivais e provando que você adota uma atitude mais séria e sensata em relação à segurança da informação. 

Mas o que diz a ISO 27001?

O objetivo básico da ISO 27001 é proteger três aspectos da informação:

  • Confidencialidade: apenas as pessoas autorizadas têm o direito de acessar às informações;
  • Integridade: somente as pessoas autorizadas podem alterar as informações;
  • Disponibilidade: a informação deve estar acessível a pessoas autorizadas sempre que necessário.

Para isso, seu conteúdo é dividido em duas partes principais:

  1. O sistema de gerenciamento de segurança da informação, ou SGSI, conforme já apresentamos;
  2. Um conjunto de controles usados ​​para reduzir seu risco.

Embora a ênfase inicial seja frequentemente nos controles (como antivírus, varredura de vulnerabilidades e controle de acesso), a parte do sistema de gerenciamento do padrão é igualmente importante.

A ISO deliberadamente tornou a redação do sistema de gestão a mesma na ISO 27001 como em outras normas, como ISO 9001 e ISO 14001, por isso é mais fácil ser certificado para mais de uma norma atualmente. 

A outra parte da ISO 27001 envolve os 114 controles de referência contidos no Anexo A do padrão. Este é um conjunto de ideias de boas práticas que você pode usar para tornar sua organização mais segura e estão organizadas em 14 áreas, como políticas de segurança da informação, segurança de recursos, controle de acesso e gerenciamento de incidentes, para citar apenas alguns.

Alguns desses controles podem não ser relevantes para você, caso em que você pode dizê-lo em um documento obrigatório chamado Declaração de Aplicabilidade. Mas, na maioria dos casos, o número de controles inaplicáveis ​​é pequeno e não há alternativa a não ser trabalhar para implementá-los da melhor maneira possível.

Como se tornar certificado pela ISO 270001

É importante observar que não há obrigação de obter a certificação ISO 27001 e muitas organizações optam por simplesmente usar o padrão como um conjunto de princípios de boas práticas para orientá-los ao longo do caminho para administrar seus negócios de maneira mais segura. 

No entanto, muitos se certificam para provar sua conformidade interna e externamente. As principais razões pelas quais as empresas certificam são as necessidades do cliente ou das partes interessadas, bem como o compromisso da alta administração em certificar.

Quando você tem seu SGSI instalado, e ele está operando há um período de tempo, e você está bem encaminhado com os controles do Anexo A, é hora de agendar uma revisão de estágio um com um Organismo de Certificação Registrado, também conhecido como auditor externo. Trata-se simplesmente de uma empresa credenciada para realizar auditorias à norma ISO 27001 e emitir certificados.

Esta etapa é basicamente uma revisão de como você está pronto para o evento principal, a auditoria de certificação da segunda etapa. Você pode obter alguns indicadores de melhoria (conhecidos como não conformidades) na segunda etapa, mas, se não forem muito sérios, sua organização será efetivamente certificada e poderá divulgar o fato a qualquer pessoa interessada.

Mas não se esqueça que o auditor voltará todos os anos a partir da certificação para reemitir o certificado, por isso é importante manter as coisas funcionando sem problemas e melhorando continuamente.

E você, já começou o processo para ser certificado? Continue acompanhando o blog do Grupo Binário e veja como otimizar sua segurança!