Os líderes empresariais começaram gradualmente a perceber o quão importante a Internet das Coisas (ou Iot, sigla do termo em inglês Internet of Things) é para suas empresas. A IoT se trata de uma rede de dispositivos conectados à internet, com a capacidade de coletar e transferir dados entre si.

A inserção de sensores, dispositivos de comunicação e chips de identidade que estão continuamente se cruzando com os mecanismos de nuvem e análise de dados resultaram em uma nova era de automação nas empresas. A IoT fornece feedback constante e facilita a melhor tomada de decisões para negócios de todos os tamanhos. 

Por isso, não é de surpreender que a IoT esteja transformando setores como saúde, energia, automotivo, manufatura e transporte, bem como inúmeros aparelhos e dispositivos presentes em casas e escritórios. Mas o que exatamente essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio?

Neste artigo, destacamos 7 maneiras pelas quais negócios em diversos setores estão se transformando com a ajuda da IoT. Acompanhe!

Como a IoT está transformando os negócios?

A evolução digital deu às empresas a oportunidade de adotar a IoT para obter vantagem competitiva e fornecer melhor experiência ao cliente. Porém, os benefícios da IoT podem ser mais profundos do que o crescimento da receita e do lucro. 

Veja abaixo os exemplos do que a IoT pode fazer pela sua empresa, independentemente do seu setor de atuação:

1. Controle de ativos e gerenciamento de estoque

Os aplicativos IoT podem permitir que você gerencie seu inventário, concedendo algumas opções de controle automático. Da mesma forma, rastrear ativos na cadeia de suprimentos com IoT pode ser uma solução ideal para capturar os ativos que sumiram em trânsito.

A instalação de produtos e software IoT em seus depósitos e unidades de armazenamento pode ajudá-lo a gerenciar as alterações de estoque. Além disso, a incorporação de sistemas de vigilância com IoT e análises pode evitar o roubo antes que ele ocorra.

Por exemplo, a Amazon aumenta sua capacidade de envio ao envolver robôs W-iFi que fazem a varredura de QR codes em seus produtos e rastreiam seus pedidos.

2. Percepção e compartilhamento de dados

Quase todas as empresas funcionam com o auxílio da coleta e transmissão de dados, e a adoção da IoT revolucionou completamente a forma como os dados são processados. 

Além de permitir maior acesso aos dados do usuário, os aplicativos IoT podem rastrear os padrões nos quais um usuário se conecta ao dispositivo. Aprendendo com os padrões, o aplicativo se torna mais inteligente e oferece uma melhor experiência ao usuário. 

Simultaneamente, os dispositivos IoT ajudam as empresas a decifrar esses dados para o crescimento da empresa. Você pode usar os dados para estudar as necessidades do consumidor, o ciclo de compras, o escopo para melhorias e abordagens para marketing e publicidade.

Dispositivos vestíveis e smartwatches, por exemplo, são capazes de comunicar dados por meio de sensores e oferecem as informações mais precisas sobre nossas necessidades.

3.Formação de novas linhas de negócios

As empresas não apenas desenvolvem produtos, como também devem monitorar o desempenho de seus produtos, o que pode ser feito graças ao algoritmo de manutenção preditiva integrado a dispositivos IoT.

A viabilidade de transferir os dados de IoT em todo o ecossistema de clientes e parceiros da organização permite novos caminhos de inovação na forma de engajamento contínuo e serviços de valor agregado.

Por exemplo, John Deere, um fabricante de equipamentos agrícolas, emprega a IoT para fornecer produtos inovadores a seus clientes, como tratores autônomos e soluções agrícolas inteligentes que monitoram constantemente os níveis de cultivo e a saúde do solo.

4. Estratégia de mercado eficaz

À medida que a empresa pode ingerir, processar, visualizar e responder a grandes volumes e variedade de dados, ela pode, em última análise, construir estratégias para atender às necessidades dos clientes. 

Com os dispositivos conectados à internet, elas obtêm uma visão de 360 ​​graus das preferências de seus clientes, criando campanhas que geram retorno com o público. Além disso, ajuda a segmentar a base de clientes, gerar ofertas personalizadas para aumentar o índice de satisfação do cliente e aprimorar sua experiência.

5. Conduzindo insights em tempo real

Dados em tempo real de processos, dispositivos e pessoas por meio de sensores estão revolucionando os negócios; visto que a visibilidade do que realmente está acontecendo pode ser uma virada de jogo. Já estamos observando inovações nos principais setores, especialmente no varejo. 

Ao obter informações em tempo real dos compradores, os varejistas podem estocar produtos nas prateleiras e aumentar seus lucros com vendas eficientes e gerenciamento de estoque.

A Internet das Coisas desempenha um papel fundamental na interconexão de dispositivos, como sistemas e câmeras inteligentes, para trabalhar de forma colaborativa. Desse modo, uma empresa pode tomar decisões inteligentes, eventualmente aplicando inovações em seus modelos de negócios.

6. Serviços omni-channel

A abordagem omni-channel das vendas é altamente necessária hoje, pois otimiza toda a experiência de compra. A IoT desempenha um papel importante em facilitar esse serviço e melhorar a variedade de experiência do usuário. 

Devido à incorporação de sensores em dispositivos conectados à internet, as organizações ou fabricantes têm a facilidade de supervisionar as operações, o status e os níveis de serviço de locais remotos e oferecer suporte imediato conforme e quando o cliente solicitar.

7. Melhora da experiência do cliente

Ao facilitar a equipe de suporte com ferramentas aprimoradas para monitorar os problemas enfrentados pelos clientes, a IoT oferece suporte para abordá-los e resolvê-los facilmente.

Além disso, a integração em massa de chatbots e inteligência artificial com IoT concentra-se na satisfação do cliente e oferece aos proprietários de empresas um portal exclusivo para a vida dos clientes. Os chatbots sintetizam dados e também identificam certos problemas com qualquer serviço ou produto que possa ser melhorado. 

A inclusão da IA ​​nas operações de IoT fornece aos gerentes de relacionamento com o cliente dados valiosos e aos clientes suporte instantâneo; como tal, eles podem usar os produtos de uma maneira melhor.

Gostou de conhecer algumas das aplicações da IoT? Quer ver mais conteúdos como esse? Acompanhe o blog do Grupo Binário e fique de olho!