Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

A Câmara dos Vereadores de Florianópolis (SC) aprovou a Lei Municipal de Inovação, que prevê programas e dispositivos de incentivo ao desenvolvimento do setor de tecnologia, indústria do conhecimento e empreendorismo na região. Entre os dispositivos está o Fundo Municipal de Inovação, que deverá oferecer, segundo a Câmara, até 15 milhões de reais no orçamento de 2013 para incentivar novos projetos de empresas e instituições de pesquisa.

Além da destinação de recursos, a Lei Municipal de Inovação prevê também a instituição de instrumentos como o Sistema e do Conselho Municipal de Inovação, os Arranjos Promotores da Inovação, a Rede de Escritórios de Projetos de Inovação, o Plano de Sustentabilidade e o Plano de Inovação do Executivo Municipal. (Fonte: IDGNow)

Nada como uma mentalidade desenvolvida e baseada em investimentos, conhecimentos e não somente em “politicagens”. Se todas as prefeituras tivessem este pensamento, de investir na criação de pólos de tecnologia e inovação, com certeza teríamos uma base de empresas e talentos muito mais desenvolvida do que temos hoje.

Vemos, diariamente, desvios de centenas de milhões de reais causados pela estrutura da corrupção política. Se a impunidade não fosse tão latente no nosso ambiente político e investíssemos uma parte dessa verba “desviada” nesses pólos de tecnologia, estaríamos entre as maiores potências mundiais em inovação. É nítido que, neste país, aonde você investe qualquer quantia, os resultados são excelentes. Basta ter “vontade política”. De resto é só deixar por conta de nós, brasileiros.