O mundo dos negócios ainda está se adaptando ao ambiente de trabalho remoto trazido pela pandemia da COVID-19. Como resultado do “novo normal”, departamentos de TI em todo mundo tiveram que repensar suas infraestruturas de rede e ambientes na nuvem para suportar o trabalho de equipes geograficamente dispersas.

À medida que mais empresas procuram a nuvem para estabilizar e aprimorar seus modelos híbridos de trabalho remoto, os líderes empresariais precisam entender os benefícios da implementação de redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) e redes como um serviço (NaaS). Mas por que isso é tão importante?

Os desafios do trabalho híbrido para a infraestrutura de rede

À medida que chegamos ao segundo aniversário da COVID-19, muitas estratégias de retorno ao escritório foram elaboradas e normalmente compartilham um ponto em comum: o trabalho híbrido se tornará a norma.

Como o nome sugere, um local de trabalho híbrido consiste em funcionários que trabalham em um escritório ou espalhados por locais remotos. No início da pandemia, as empresas entraram em pânico total e conectaram as pessoas por todos os meios necessários para que o trabalho não parasse.

Agora que o mundo se adaptou ao trabalho em casa, há mais foco em garantir que os trabalhadores possam ser o mais produtivos possível, independentemente da localização, e desenvolver uma estratégia de acesso remoto que possa ser dimensionada é fundamental para isso.

As redes privadas virtuais (VPNs) do passado não são mais suficientes. As VPNs são ótimas para usuários tecnicamente experientes que exigem conectividade intermitente, mas a tecnologia não foi projetada para que todos os funcionários se conectem 100% do tempo. As VPNs podem parecer simples para pessoas que as usam o tempo todo. No entanto, muitos trabalhadores consideram as VPNs intimidantes, especialmente aqueles que trabalham remotamente pela primeira vez devido à COVID-19.

Além disso, as VPNs criam um backdoor em muitas organizações e podem gerar riscos de segurança. Os ataques de phishing que abrangem os computadores domésticos dos trabalhadores estão aumentando, e o malware pode entrar em uma organização por meio de um túnel VPN. 

Algumas organizações enfrentaram o desafio de fornecer aos funcionários remotos acesso a aplicativos usando infraestruturas de rede de longa distância (WAN) separadas. Mas essa abordagem envolve muitas complexidades operacionais, que são evitáveis ​​com uma implantação de WAN definida por software, a SD-WAN.

Por que a SD-WAN é o caminho certo para o trabalho híbrido?

A SD-WAN pode conectar vários locais remotos usando conexões de diferentes provedores e tipos de transporte, incluindo LTE, multiprotocol label switching (MPLS), Internet de banda larga e 5G, quando disponível. Na maioria das vezes, o hardware SD-WAN é gerenciável com um controlador baseado em software hospedado na nuvem. Assim, o tráfego de rede é priorizado com base na demanda e monitorado em um local centralizado.

Os recursos SD-WAN estão sendo equipados com tecnologias de acesso remoto para ajudar as organizações a fornecer aos funcionários acesso consistente, seguro e de alto desempenho a todos os seus aplicativos. Isso permite que os funcionários se conectem, mas também protege a conexão, ao contrário das VPNs legadas.

Com arquiteturas de rede legadas, é impossível atender às demandas de segurança e desempenho dessa infraestrutura distribuída. Mas soluções modernas como o SD-WAN podem estender seu perímetro de rede para o usuário final e conectar com segurança seus usuários distribuídos a recursos distribuídos, tudo sem sacrificar o desempenho do aplicativo. Aqui está como.

1. SD-WAN protege sua rede e recursos

Proteger sua rede e recursos, mesmo que os usuários finais continuem a acessá-los remotamente, é imperativo. O SD-WAN fornece soluções facilmente gerenciáveis ​​para fazer isso, desde autenticação multifator de nível empresarial até controle granular sobre cada aplicativo executado em sua rede. Você pode gerenciar regras rígidas para cada pessoa, grupo e aplicativo. E você ainda pode integrar seu serviço SD-WAN com vários servidores e protocolos de autenticação.

2. SD-WAN protege seus usuários remotos

Com o perímetro de ameaças à rede agora estendido ao usuário final, é importante permitir que sua equipe se conecte aos recursos da empresa com segurança, estejam eles armazenados em data centers privados, na nuvem pública ou em locais SaaS. Com o SD-WAN, você pode aplicar políticas de segurança diretamente nos dispositivos de seus usuários. A SD-WAN também cria conexões criptografadas de dispositivos de usuário final a gateways de nuvem e, uma vez autenticados, de gateways de nuvem a recursos de nuvem pública e privada, protegendo sua infraestrutura de missão crítica.

3. SD-WAN mantém os aplicativos funcionando com desempenho máximo

Quando parte de sua equipe ingressa em reuniões remotamente usando software de conferência e colaboração, é imperativo garantir que sua rede possa gerenciar a carga. O SD-WAN oferece uma ampla variedade de opções para gerenciar a largura de banda em sua rede e garantir que seus canais de comunicação estejam funcionando com desempenho máximo.

4. SD-WAN simplifica sua rede e gerenciamento de segurança

Gerenciar uma rede crescente e distribuída pode se tornar uma tarefa gigantesca, mesmo para as equipes de TI mais experientes. O SD-WAN oferece uma solução altamente escalável para gerenciar todos os seus endpoints de rede, configurações de roteamento e políticas de segurança usando um único portal de administração.

Você pode monitorar e gerenciar sua rede, usuários e aplicativos, bem como analisar análises em tempo real em um só lugar. Você pode criar modelos, configurar ramificações e novos usuários em minutos e implantar políticas em massa para qualquer número de locais e dispositivos com apenas alguns cliques.

Ao pesquisar soluções, as organizações precisam garantir que a adaptabilidade seja parte da equação porque as circunstâncias e os planos mudam. Um provedor de soluções deve ser capaz de apoiar a organização, quer você planeje retornar todos os funcionários ao escritório, continuar as políticas de trabalho em casa ou qualquer combinação entre elas. 

Para continuar aprendendo mais sobre como otimizar sua infraestrutura de rede para o trabalho híbrido, continue acompanhando o blog do Grupo Binário e veja todas as nossas dicas!