Renata Pereira é supervisora de Marketing
Renata Pereira é supervisora de Marketing

A atenção aos clientes internos, ou seja, sua equipe de colaboradores, é prioritária para que o marketing e outras estratégias voltadas ao cliente externo tenha sucesso.

A máxima é de Christian Grönroos, um dos gurus do marketing mundial, e se aplica perfeitamente ao dia a dia de organizações de todos os setores – sim, inclusive da TI. Duvida? Pois saiba que, segundo os estudos do professor finlandês, o senso de engajamento é fundamental para a motivação, que leva ao esforço pelo alcance de metas, o que desemboca na realização.

Claro que esta sequência não acontece por acaso. É preciso esforço para imbuir no time valores que levem a estes resultados, e para isso o endomarketing surge como a ferramenta capaz de comunicar missões, fornecer as razões pelas quais determinados processos e rotinas são importantes e, principalmente, convencer as equipes de porque suas ações estão conectadas à macro estratégia da companhia.

Como se faz isso? Comece por valorizar o equilíbrio. De nada adianta ter uma estratégia de comunicação interna super ativa nos departamentos Comercial, Financeiro, TI, Marketing, e esquecer, por exemplo, do pessoal da Limpeza e Recepção. Todos os colaboradores precisam ter consciência de que seu trabalho é importante e de que faz parte de um todo. Afinal, você já parou para pensar que se a Limpeza se desmotivar e não fizer seu trabalho por um único dia será impossível – ou, no mínimo, muito constrangedor – receber um cliente na sua empresa? E se a Recepção não funcionar, você vai sair do escritório para atender a todos os visitantes, telefonemas e entregas do dia?

“Se bens, serviços e comunicação planejada de Marketing, novas tecnologias e sistemas operacionais não puderem ser promovidos entre seus grupos-alvo internos, tampouco se pode esperar que o marketing para os clientes finais, externos, seja bem sucedido”, afirma Grönros.

É bem por aí. Se ainda não há dados suficientes para convencê-lo da importância do endomarketing para sua estratégia de marketing e vendas externa, veja uma pesquisa global da Aon Hewitt, realizada com 400.000 funcionários de 258 corporações, que mostra que aquelas que engajam seus colaboradores registram índices de produtividade 78% maiores e são 48% mais rentáveis que as demais.

Creio que você já tenha entendido: equipes engajadas, empresa mais próxima do alcance das metas. Vamos, então, a algumas sugestões para melhorar suas ações de endomarketing e conseguir isso:

– Clareza de metas e de projetos. Para se engajarem na sua “causa” corporativa, todos precisam conhecer os desafios de cada projeto e, principalmente, os objetivos do seu negócio. Compartilhe a informação, é estratégico para alcançar os goals.

– Apresente casos de sucesso. Exemplos de vitória motivam o time a jogar para conseguir resultados similares.

– Dê feedback para as equipes e para cada um. Em cada projeto, converse com os colaboradores sobre atuações individuais e coletivas, contribua com avaliações e, se necessário, dê orientações corretivas.

– A meritocracia pode funcionar muito bem. Sempre que seus colaboradores atingirem uma meta, entregarem um projeto ou ação bem sucedido, os reconheça. Um mimosinho de vez em quando faz bem para qualquer um e, de quebra, contribui para manter o ciclo de motivação. Não é preciso investir em grandes brindes: muitas vezes, uma mensagem de parabéns via e-mail já é suficiente.

O endomarketing é uma ciência complexa, que passa pela análise das pessoas, do negócio, das metas, do público, de possíveis ações e reações. Mas tanto esforço vale a pena quando sua empresa começa a colher os resultados. Investir nesta área só vai trazer bons frutos, acredite.

Fontes: http://goo.gl/mCDeDR

http://goo.gl/uIuzj4

http://goo.gl/NLDI7K

http://goo.gl/iACwqq