Martha Leite é gerente de negócios do Grupo Binário.
Martha Leite é gerente de negócios do Grupo Binário.

Já falamos do momento atual de instabilidade econômica aqui no blog. Incertezas macroeconômicas e políticas geram um cenário difícil que pode ser encarado como crise, sim, mas também como oportunidade, como bem avaliou em outro post nosso Gerente de Contas Leandro Alves: tudo depende da ótica do observador e, ainda mais, das atitudes que ele tomar.

Voltamos ao assunto para tratar do dilema específico vivido em situações como a atual, em que a balança pende para o lado do corte de custos, em detrimento de investimentos. Falando em tecnologia, que é um dos ativos mais arraigados ao negócio de uma companhia, parar de investir é realmente economizar? Ou optar por esta linha irá somente levar a empresa a um déficit tecnológico e de produtividade/competitividade que a deixará ainda mais vulnerável ao período instável – o famoso barato que sai caro?

Esta é uma análise que deve ser feita. E para não se assustar com a perspectiva de encarar um momento de instabilidade mantendo o foco no crescimento, é bom lembrar que esta não é a primeira vez que passamos por situações como essa, nem será a última, provavelmente. E isso é motivo de ânimo: para o empresário brasileiro, que já enfrentou tantas mudanças, tantos altos e baixos, e convive com um cenário econômico e fiscal atribulado, a experiência conta muito em momentos desafiadores como o atual.

Para surfar em uma boa onda, ao invés de apenas programar cortes para remar contra a maré das incertezas econômicas, o melhor é rever hábitos de gestão e se adequar ao novo ritmo que o mercado impõe. Para empresas sólidas, deve estar claro que não é uma corrida de 100m rasos, mas sim uma maratona – longa e com obstáculos. Planejamento e visão são fundamentais.

Hoje existem soluções de tecnologia e gestão para todos os tamanhos de empresas. Ou seja, não é preciso gastar mais do que seu negócio pode pagar para equipá-lo como o mercado demanda. Sistemas de gestão, de Business Intelligence, plataformas de comunicação e colaboração, aplicativos móveis de negócio, equipamentos para potencializar redes e garantir continuidade de negócios, entre tantas outras soluções, estão disponíveis, muitos deles em formatos As a Service – ou seja, pagos mensalmente, sem obrigações com compra de licenças ou instalação de infraestrutura – e proporcionam uma gama de opções para dar aos processos vitais das organizações a eficiência que o momento difícil exige.

Basta ficar atento, buscar informações sobre soluções e fornecedores, e verificar quais podem atender suas demandas com o melhor retorno sobre o investimento possível.

Nunca é demais lembrar: a melhor maneira de enfrentar uma crise é ter o maior número possível de informações importantes para o seu negócio, de forma organizada, para ter domínio de seu cenário e tomar decisões rápidas e assertivas.

O cenário brasileiro de altos indíces de consumo, crédito em abundância e moeda forte foi invertido e a estagnação do mercado requer que as medidas tomadas sejam feitas com segurança.

A carga tributária do país é uma das mais altas do mundo e o preço dos produtos e serviços acarreta, inevitavelmente, este peso. Então, a redução da margem de lucro é um recurso para manter a competitividade. Assim, renegociar contratos com fornecedores e parceiros é outro conselho que pode ajudar a desafogar e manter a qualidade de sua oferta.

Parcerias com empresas estrangeiras e até mesmo com fundos de investimentos também não podem ser descartadas. Aportes financeiros e operacionais podem ajudar a sair da turbulência sem sequelas graves – mas analise bem para não buscar uma solução rápida que, a médio prazo, se transforme em apenas mais uma dívida.

Ademais, certifique-se de que todos os seus colaboradores estejam cientes da situação da empresa e acompanhem as manobras para estabilização. Alinhamento é fundamental.

Encontrar soluções para superar este momento conturbado requer criatividade e inovação. Sabe a máxima de “pensar fora da caixa”? Pois é, chegou o momento de coloca-la em prática. Assim, a crise será realmente uma oportunidade e seu negócio estará fortalecido quando ela passar.

Fontes:
http://goo.gl/3ED0ih
http://goo.gl/GIbOhA
http://goo.gl/uD7DCP
http://goo.gl/Z4dhVA