
Já dissemos aqui no blog que 2015 será marcado por um crescente número de empresas brasileiras que estão adotando a cultura do Big Data em suas rotinas. E por mais simples e comentado que pareça o conceito – coletar dados e mais dados a partir do maior número de fontes possíveis –, é importante tê-lo em pauta constante, pois gera esclarecimento, o que fará com que mais e mais profissionais o adotem.
Por que esta preocupação? Porque a peça-chave para o sucesso de uma estratégia de Big Data são os profissionais responsáveis por realizar a análise das informações geradas, juntamente com a incorporação dessa mudança no mindset do negócio.
Então, em um cenário brasileiro de adoção gradual e ambientação corporativa ao Big Data, o diferencial será cada vez mais a sincronia e a dinâmica com que as corporações atuarão na tradução dos chamados insights em resultados reais, liquidez e valor real para o negócio.
O Gartner aponta que a demanda por profissionais orientados a projetos de Big Data – olha eles aí de novo – criará 4,4 milhões de postos de trabalho ainda em 2015, em todo mundo. Segundo a consultoria, a exigência destas vagas é bastante alta e a qualificação é imprescindível.
Iniciativas de Big Data são desenvolvidas para que gerem receitas ou reduções significativas de custos e, para isso, é necessário uma visão estratégica aliada ao conhecimento, experiência e ao feeling dos líderes que tomarão decisões em tempo real, logicamente, baseadas na interpretação dos dados coletados.
O conceito transformado em tecnologia e aplicado a uma bem pensada estratégia proporciona respostas a questionamentos que nem foram feitos, demandando ainda mais a capacitação e visão, para que o planejamento possa ser ajustado e, assim, gerar melhores resultados.
As organizações que estimulam a análise de dados em sua cultura precisam entender que os funcionários também devem estar envolvidos no processo e motivados na busca por soluções. Acesso – com responsabilidade – aos dados disponíveis, investimento em treinamento e a manutenção de um equilíbrio nas ações, são fundamentais para que os resultados sejam impulsionados.
Uma receita permeada de ingredientes que constroem a inovação tida como chave para o sucesso no mercado de TIC atual.
Conhecimento mais criatividade na abordagem das informações é igual a uma empresa apta a fazer a diferença com o uso dos dados. E, com isso, estimular o potencial de seus funcionários, estratégias e, é claro, vendas e clientes.
Fontes:
http://goo.gl/n86Jz7
http://goo.gl/WKLkGC
http://goo.gl/mIDaOi
http://goo.gl/K3RdtA
http://goo.gl/ZY9DDU