Data Lake não é um termo exatamente novo, porém é mais atual do que nunca. Conceitualmente, consiste em um método de armazenamento de dados em seu formato original. Isso significa que se pode incluir tudo, desde arquivos altamente estruturados a dados completamente não estruturados, como vídeos, e-mails e imagens, capturados mais diversas formas: fontes externas, dados da empresa, dados de parceiros etc.

Segundo o Gartner

Em 2020, já passamos de 26 bilhões de dispositivos conectados e produzimos cerca de 2,5 trilhões de bytes de dados todos os dias. Neste contexto, com o Data Lake temos uma verdadeira coleção de instâncias de armazenamento de vários ativos de dados adicionais armazenados em uma cópia quase exata que servirão para análises, exploração, construção de soluções operacionais.

Trabalhando com Dados

Trabalhar com dados não é nada fácil, principalmente no início, porque o resultado não vem rápido. Como recursos são sempre finitos, é preciso analisar com consciência o foco da estratégia e fazer uma aposta. Grandes e-commerces, por exemplo, geram petabytes de dados somente de visitantes que entram na plataforma e que não são convertidos em vendas.

No Data Lake os dados são tratados em uma mesma linguagem, tornando as análises de Big Data mais vantajosas e efetivas. Com isso, é possível ter uma infraestrutura de armazenamento de grande volume, velocidade, flexibilidade, facilidade no acesso, mais barata e que possibilita o cruzamento de milhões de dados via inteligência artificial.

O Caminho

É este caminho que permitirá que as empresas evoluam na utilização de informações dos clientes e de forma transparente. É a rota que possibilitará que o time de vendas e demais áreas compreendam e atendam da melhor forma as necessidades das pessoas, tornando negócios mais competitivos, completos e eficazes.

Para que um Data Lake não se transforme em um Data Swamp, é fundamental expandir e otimizar a transformação de dados brutos em informações acionáveis. Para que insights surjam e decisões sejam tomadas, o tempo para obtenção das informações tem que ser rápido. É uma verdadeira alquimia que consiste na transmutação de informações em vendas.