Grupo Binário
Grupo Binário

Atualmente, 35% dos ataques cibernéticos realizados contra empresas de todo o mundo passam despercebidos, sendo notados somente quando suas consequências – leia-se prejuízos – se apresentam. E isso pode levar tempo suficiente para ser irreparável ou, no mínimo, bastante danoso: outra pesquisa recente mostra que as companhias normalmente levam 200 dias para descobrir que foram vítimas de algum tipo de cibercrime.

A boa notícia é que esta é uma situação reversível. Por meio da tecnologia, é possível criar mecanismos e estratégias de defesa capazes de auxiliar na defesa das informações corporativas – basta saber qual tecnologia.

Ainda segundo o IDC, as mais indicadas são ferramentas de Big Data e Analytic. Vamos a elas.

O dado é da consultoria IDC, Para obter maior desempenho as organizações devem adotar um modelo de serviços de TI contínuo e colaborativo para alcançar as demandas cada vez maiores do mercado para oferecer mais recursos, de forma mais rápida. O DevOps é consagrado por produzir implementações mais rápidas e com menos problema.

Focadas em coleta e análise de múltiplos dados de fontes variadas, estas soluções podem ajudar a analisar o que transcorre nas redes para antecipar a possibilidade de ameaças cibernéticas. Com isso, é possível se precaver, desenhando planos que protejam as informações e peguem os invasores, e não sua empresa, de surpresa.

Prever os ataques, especificamente, também é possível. As ferramentas de Analytics e Big Data fornecem recursos para análise comportamental dos dados de uma rede, dando ao analista poder para criar estimativas sobre riscos em potencial.

O que não significa que tais tecnologias devam substituir as soluções de segurança da informação. Ao contrário, a meta é integrar recursos para somar forças na defesa das companhias contra o cibercrime.

Assim, comece por mapear as soluções de segurança que você já tem aí – antivírus, antispyware, firewall etc. E quanto às ferramentas analíticas? Antes de responder que ainda não investiu nestas tecnologias, dê uma boa olhada em seus sistemas.

Sua empresa utiliza Business Inteligence (BI), Customer Relationship Manager (CRM), planilhas de dados de público/processos internos ou de clientes? Então você já dispõe de soluções analíticas ou bases de dados capazes de alimentá-las. Tem um formulário em seu website e sua marca está presente nas redes sociais? Então você já tem recursos de Big Data – e, acredite, preciosos.

É claro que há outras soluções destes dois tipos de tecnologia que podem auxiliar muito seu negócio, tanto na área de proteção das redes e dados quanto em diversos outros aspectos, mas os recursos já disponíveis devem ser levados em conta pela equipe de TIC para criar uma estratégia poderosa de segurança. A partir daí, invista em avanços, como tecnologias de computação distribuída e processamento de altos volume de dados, que irão melhorar e acelerar seus métodos.

Até mesmo ataques já sofridos podem ser úteis no futuro, afinal, eles irão mostrar vulnerabilidades que precisam ser cobertas e áreas de sua companhia que despontam como potencial alvo para cibercriminosos.

O importante é otimizar as fontes e os dados que estão aí guardados. As tecnologias de Big Data e Analytics trazem informações e contexto, que com o auxílio das ferramentas de segurança podem criar uma barreira eficaz contra possíveis perdas e invasões.

Inteligência corporativa contra inteligência cibernética criminosa. Aposte na tecnologia e ganhe pontos nesta disputa.