Diego Souza é Supervisor de TI do Grupo Binário
Diego Souza é Supervisor de TI do Grupo Binário

Em 2015 o celular ultrapassou, pela primeira vez, o computador como dispositivo mais utilizado para acessar a Internet no Brasil. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), dentre os internautas com 10 anos de idade ou mais, que compõem 58% da população, 89% usam o telefone para navegar na web, contra 65% que o fazem pelo desktop, notebook ou tablet.

No total dos usuários de Internet, 35% acessaram a rede apenas pelo celular no ano passado.

Dados que elevam a importância da definição de estratégias de atuação planejada no ambiente mobile. As empresas precisam dar atenção a este nicho, ou ficarão para trás na corrida contra a concorrência.

Se o acesso à web via celular cresce, isso só demonstra uma coisa: seu público, seja você fornecedor do que quer que seja, está, cada vez mais, lá. Lá, no ambiente online. Lá, no dispositivo móvel. Lá, em uma plataforma dinâmica, ágil, portátil, que permite conexão e usabilidade em qualquer lugar e onde seu negócio deveria estar também.

Porém, para estar no ambiente móvel, é preciso ter planejamento. Cercar-se de boas ferramentas para garantir produtividade neste âmbito é fundamental. Tecnologias para trabalho móvel estão disponíveis no mercado e são uma verdadeira mão na roda para ajudar empresas, colaboradores e gestores a realizar tarefas a partir de qualquer lugar, com conforto, agilidade e segurança.

Falando em segurança, este é um item que não pode ficar em segundo plano quando se fala em mobilidade corporativa. Se é verdade que utilizar os dispositivos móveis tanto para trabalhar quanto para atingir stakeholders é importante, também o é que garantir a proteção dos dados das empresas é fundamental.

Assim, ferramentas para gerenciamento do ambiente móvel, gestão de acesso e de usuários, bem como softwares de segurança contra ameaças cibernéticas são essenciais e devem estar na planilha de investimentos de quem se prepara para adotar ou evoluir sua estratégia mobile.

Há tempos que os dispositivos móveis deixaram de ter papel somente instrumental, corriqueiro, de comunicação.

Embora esta seja, sim, sua atribuição de base, tais equipamentos são hoje plataformas para disseminação, uso e oferta de aplicações de negócio, produtos, serviços.

Adentrar a mobilidade é garantir aumento da produtividade e da visibilidade dos negócios. É aproximar-se de um público cada vez mais vasto, ampliando o escopo de relacionamento das empresas e, com isso, ganhando respaldo, influência e credibilidade.

Não é à toa que a mobilidade corporativa só faz crescer no país: conforme dados da Embratel, os smartphones já são mais de 60% dos dispositivos fornecidos pelas Teles às empresas e mais de 70% das companhias com mais de 100 colaboradores usam celulares e smartphones corporativos.

A mobilidade é uma aposta certeira, voltada ao crescimento e ao sucesso. Vale a pena investir nesta ideia.