Você sabe diferenciar todos os tipos de Conexão por Fibra Óptica? E quais os tipos existentes de FTT? Então confira abaixo essas informações e muito mais, no post desta semana!

No mercado

Existem no mercado várias empresas fornecedoras de serviços de conexão à internet, com opções distintas de fornecimento e tecnologias variadas. Por muito tempo, a internet DSL foi a de maior presença, com funcionamento por meio de linha telefônica. Com o passar dos anos, a internet a cabo tomou conta do mercado e se tornou a mais utilizada, com uma qualidade superior às tecnologias anteriores.

 

A mais recente evolução

A mais recente evolução da entrega de sinal é conhecida hoje como Fibra Óptica, com velocidades consideravelmente mais altas que as tradicionais e oscilações pequenas. Grande parte dos provedores de internet trabalham hoje com essa tecnologia que pode ser oferecida de diferentes formas.

Alguns dos termos conhecidos para ela são FTTH, FTTB, FTTN, FTTC, FTTP, FTTD e FTTX. Todos eles representem conexão via fibra  óptica, existem algumas diferenças na forma como esse sinal chega ao usuário final. Vamos explicar um pouco mais sobre como funciona essa tecnologia. Acompanhe:

O que é e quais os tipos de FTT?

O termo FTT vem do inglês “Fiber to The” que podemos traduzir como Fibra até. O termo é utilizado para designar de que forma o provedor de sinal de internet entrega o serviço até o seu ponto final. Muitos acreditam que quando adquirem um serviço de internet fibra óptica estão recebendo a internet dentro de suas casas dessa forma, mas essa entrega pode ser feita de maneiras diferentes.

Não é sempre que é possível realizar a passagem de fios de fibra óptica até os pontos finais de uso, por motivos de infraestrutura ou até mesmo custos operacionais. Ainda assim é possível que esse sinal seja aproveitado com a utilização de outras formas de tecnologia para garantir a qualidade dos serviços adquiridos. Os principais tipos de FTT são:

FTTH

O FTTH significa “Fiber to the Home”, o que representa que o provedor de internet que foi contratado entrega o serviço por meio da fibra óptica até o seu destino final, que é a casa ou escritório dos usuários. O cabeamento chega até o modem, que poderá enviar esse sinal por meio de cabos ethernet ou Wi-fi até os dispositivos finais, como computadores, tablets, smartphones e outros.

FTTB

A sigla FTTB é utilizada para conexões a prédios, porém de forma parcial. A fibra óptica chega até um ponto de distribuição do prédio e o sinal destinado a cada apartamento é feito por meio de cabos coaxiais ou par de cobre. Esse tipo de conexão é muito comum, principalmente em prédios mais antigos em que não se pode passar novos cabeamentos por desafios de infraestrutura.

 

FTTN

Um termo bastante utilizado para serviços de conexão à internet é o NODE. Ele representa uma mini central, alocada em diversos pontos da cidade. Eles podem ser distribuídos por bairros ou regiões, dependendo da quantidade de assinantes do serviço.

O FTTN funciona com o envio do sinal por fibra óptica até esse NODE, que por meio de um par de cobre leva esse sinal até os pontos finais, como casas e prédios.

FTTC

O FTTC funciona de forma similar ao FTTN, recebendo o sinal por fibra óptica até um ponto específico de uma rua. As provedoras de internet costumam ter Curbs em várias ruas de bairro, funcionando com um NODE do FTTN. Esses Curbs recebem o sinal e distribuem aos usuários, que podem ser casas e prédios, por meio de cabo coaxial ou par de cobre. A principal diferença entre o FTTN e o FTTC é a quantidade de usuários que serão alimentados por aquela mini central, sendo geralmente maior nos Nodes que Curbs.

FTTP

O FTTP funciona da mesma forma que o FTTH, com entrega direta do sinal por meio de cabo de fibra óptica até o destino final, sem o uso de cabos coaxiais ou par de cobre. A diferença entre os dois termos é que FTTP — “Fiber to the Premises” — engloba também prédios não residenciais.

FTTD

O termo FTTD significa “Fiber to the Desktop” ou seja, até mesmo a conexão aos dispositivos é feita diretamente pelo cabo de fibra e não por cabos ethernet ou coaxiais. É utilizado em projetos de rede mais complexos em que os usuários finais precisam que a entrega seja feita com a maior estabilidade possível e alta velocidade.

FTTX

O FTTX é um termo utilizado de forma genérica para caracterizar quando o serviço de internet é fornecido por meio de conexões em fibra óptica. O X serve para representar o tipo de conexão que será feito, podendo ser o H, B, N, C, P ou D.

 

Escolhendo o melhor tipo de conexão para a minha empresa

A conexão via fibra óptica elevou o patamar de velocidades de conexão para outro nível, o que permitiu o avanço e o aumento no uso de inúmeras outras ferramentas e tecnologias, como a nuvem. Para escolher o melhor tipo de conexão para a sua empresa, você deve analisar primeiramente qual a necessidade de velocidade de internet é necessária, além de pesquisar sobre os fornecedores da sua região.

A decisão certa passa por analisar os locais de divisão, métodos de conexão capacidade de atualização futura, manutenção a longo prazo e custo (custo inicial, custo total, custo operacional etc.). Fazer a escolha certa é fundamental para garantir que o novo design da infraestrutura se alinhe o mais próximo possível das expectativas dos negócios agora e ao longo da vida da rede.

Alguns tipos, como o FTTH e o FTTD, não são fornecidos a todos os usuários, pois precisam de um maior investimento em infraestrutura local. É provável que, futuramente, esse tipo de conexão seja mais comum e de mais fácil acesso, entretanto, certos desafios ainda os tornam mais restritos a algumas áreas em que já foram feitos investimentos de infraestrutura.

Para grande parte das empresas, os tipos mais simples como FTTN, FTTC e FTTB atendem perfeitamente por já entregarem altíssimas velocidades com pouca oscilação de sinal. Algumas empresas precisam de entregas ainda mais seguras e com velocidades mais altas, logo nesses casos deve-se analisar as possibilidades e fornecedores que consigam entregar o serviço da melhor maneira possível.

O avanço na tecnologia de serviços de internet revolucionou o mercado nos últimos anos, com sinais cada vez mais rápidos e estáveis. De usuários comuns à empresas, o meio de conexão por fibra óptica já superou o de cabos convencionais, com 31,9% dos acessos segundo a Anatel, liderando o mercado e seguindo em crescimento constante.

Só o que podemos esperar é que a tecnologia se torne mais presente no nosso dia a dia e cada vez mais rápida e acessível.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça também sobre o GPON e outros tipos de conexão e saiba como tornar a sua rede ainda mais rápida com o uso da tecnologia ao seu favor!