Em 2019 a computação em nuvem já começou a ganhar mais espaço dentro de empreendimentos. Isso porque, essa tendência traz mais flexibilidade no que diz respeito a TI, como também ajuda na redução de custos.

E para 2020, as expectativas para esse setor são ainda melhores. Para se ter uma ideia, as oportunidades de mercado envolvendo essa tecnologia, mais especificamente a híbrida, podem chegar a US$ 1,2 trilhões.

E nós separamos algumas das inovações que prometem fazer sucesso nesse ano

1. 5G e Edge

O Edge Computing é uma ramificação da computação em nuvem. O grande diferencial é que o processamento de dados é feito mais próximo do usuário, agilizando assim a transferência de informações.

E nesse ano o 5G promete ser um elemento fundamental para que as empresas usem essa funcionalidade. Uma vez que oferece alta rapidez e banda, mas com baixa latência.

2. Automação de multicloud híbrida é uma das evoluções da computação em nuvem

Mais um dos diferenciais promissores para a computação em nuvem é a automação. Por meio de soluções que usam de inteligência artificial para gerenciar as atividades dentro das múltiplas nuvens.

Ou seja, as empresas ainda terão mais agilidade, podendo colocar as cargas de trabalho em diferentes soluções, trazendo assim mais produtividade e resultados para o dia a dia. Tudo isso, claro, sempre mantendo a segurança através de tecnologias como a criptografia

3. Centros de comando de segurança é mais uma das inovações da computação em nuvem

Ainda em 2020 uma das tendências de computação em nível é a criação de centros de comando de segurança. A verdade é que a proteção de dados continua sendo um dos elementos mais valorizados pelos empreendedores, e com razão.

E ao longo de 2020, provavelmente veremos a criação de insights de segurança que visam a proteção de dados, softwares e empresas, por meio de um ecossistema de segurança mais conectado. E com isso, a expansão desse tipo de tecnologia deve ser ainda maior.

4. Adoção de nuvens específicas por indústria

Com o fortalecimento da Indústria 4.0, a procura por soluções específicas para esse setor é ainda maior.  Isso porque, é por meio dessas soluções que as indústrias conseguem arcar com as novas necessidades de um mercado extremamente conectado.

E acontece que os sistemas mais genéricos não conseguem suportar esse tipo de demanda. Logo, os prestadores de serviço e soluções que se especializaram nesse setor, terão um grande mercado para atender. Esse é mais um item de inovação da computação em nuvem.

5. Crescimento dos códigos abertos para facilitar a adoção de aplicações

Os códigos abertos estão constantemente crescendo dentro desse segmento. Isso porque, é justamente por esse trabalho em conjunto e esse compartilhamento que auxilia na implantação de aplicações.

Com isso, o Kubernetes também deve se tornar mais forte. Uma vez que esse tipo de dinâmica ajuda tanto no gerenciamento de trabalho, como, também, no desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços por meio dessa troca de informações contínua e da metodologia filosofia DevOps de testagem.

A computação em nuvem sem sombra de dúvidas guarda muitas novidades para esse ano. Qual das tendências acima você acha que vai fazer mais sucesso dentro do mercado?