Luciana Brandão é Coordenadora de RH do Grupo Binário.
Luciana Brandão é Coordenadora de RH do Grupo Binário.

A rotatividade de profissionais dentro das empresas está cada vez maior, especialmente no mercado de TI. Reter os talentos, formados ou não pela empresa, é um desafio para todos os gestores da companhia, não apenas para a área de Recursos Humanos.

Em pesquisa realizada pelo Hay Group, com 450 empresas nacionais e estrangeiras, 64% dos entrevistados afirmaram enfrentar dificuldades para reter bons profissionais. Algumas destas empresas revelaram que possuem programas de retenção, entre eles, 72% são direcionados apenas para cargos-chaves.

Geralmente, você começa a procurar uma nova oportunidade de emprego quando está em busca de novos desafios, certo? Por isso, é importante que a companhia deixe claro para o novo funcionário sua cultura, políticas, metas, oportunidades e desafios. Um bom programa de integração pode ser determinante na decisão desse talento permanecer ou não na empresa.

Motivar seus funcionários é de suma importância para mantê-lo na empresa, colaboradores satisfeitos são mais comprometidos e confiáveis, e isso, alivia um pouco a pressão e a instabilidade do dia a dia, principalmente na área de TI. Além disso, o famoso plano de carreira também pode ser determinante, é nele que os gestores e colaboradores apontam os erros e acertos, frustrações e desafios.

As ações mais utilizadas entre algumas empresas que possuem plano de retenção de capital humano são:

  • Promoção de funcionários qualificados – Reconheça seus talentos, enxergar as qualidades e desafios alcançados é primordial. Além de fazer bem para o colaborador reconhecido, a felicidade dele pode contaminar os demais.
  • Programas de treinamentos – Invista em educação corporativa. Oferecer qualificações dentro da área de atuação é um diferencial bastante considerado pelos profissionais.
  • Benefícios – Planos médicos, odontológicos e seguro de vida são benefícios básicos, mas super importantes e a maioria das corporações já possuem. Outros benefícios atrativos que algumas empresas oferecem: horários flexíveis, auxílio creche e trabalho remoto.
  • Remuneração competitiva – Ofereça uma boa proposta de salário, esse ainda é um grande diferencial na hora de contratar. E claro, se mantenha atualizado, um bom profissional está sempre antenado ao mercado.

Outro problema que as empresas enfrentam é a escassez de mão de obra qualificada, diante de tanta tecnologia é ainda mais importante fazer cursos de especialização e atualização. A Fundação Dom Cabral revelou dados da sua pesquisa que indicam que 91% das empresas encontram dificuldades na contratação de profissionais especializados, principalmente em vagas para compradores técnicos, administradores, gerentes de projetos e trabalhador manual. Mas esse assunto fica para um próximo post.

 

Fontes:

http://bit.ly/1pfRwD4

http://bit.ly/1oqdUJZ

http://bit.ly/1pfXTGl