Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário

Segundo análises de várias empresas especializadas, o mercado de Ethernet Switches deve exceder $28 bilhões até 2016, principalmente por causa das vendas relacionadas às grandes implementações e modernização de atuais e novos datacenters, bem como a informatização mais acelerada das empresas e órgãos de governo movido pelo momento econômico dos BRICS. Isso, segundo análises da Dell’Oro Group, representa um crescimento anual da ordem de 6% ao ano desde de 2010.

Um dado interessante levantado pelo Dell’Oro Group é que a maioria das vendas de hoje até 2016 estarão focadas em equipamentos que suportem 10Gb Ethernet, devido a necessidade crescente de portas de alta velocidade e grande volume de dados. Ao mesmo tempo, redes e produtos que usam somente 100Mbps Fast Ethernet, ainda altamente utilizado em redes enterprise, campus e acesso, estão em descenso mostrando que esse tipo de implementação tende a desaparecer.

Atualmente, portas fixas de 10 Gb são tipicamente encontradas em switches conhecidos como Top-of-Rack (Topo de Rack), que são o segmento que mais cresce em termos de switches para datacenter. A Dell’Oro Group também prediz grande crescimento no segmento 40G Ethernet e 100G Ethernet sendo que a combinação das três tecnologias podem exceder 3 bilhões de dólares em lucros para os fabricantes de switches até 2016.

Hoje, a maioria dos fabricantes de servidores tem ou terão em curto prazo equipamentos com portas de 10Gb Ethernet built-in nas placas mães dos seus servidores, sendo que a migração de sistemas com portas Gigabit Ethernet para 10G Ethernet sofrerá uma aceleração a partir deste ano, continuando alta em 2013 e 2014. A maioria das grandes empresas implementará servidores em Blade com portas SFP+ e 10G Base-T já em 2013 e esse movimento migrará para as pequenas e médias empresas em 2014.

O grande crescimento no mercado Ethernet Switching na segunda metade desta década, de acordo com a Dell’Oro Group, será no 40G e 100G Ethernet na medida que mais portas de 10G serão implementadas, exigindo mais velocidade de agregação e links de conexão entre os switches.

Durante a análise feita, de 2011 à 2016, o preço médio de venda de portas 10G Ethernet cairão de USD 715,00 para USD 212,00, enquanto o preço de portas Gigabit Ethernet ficarão em torno de USD 38,00 ( preços de referência no mercado americano).

Ao mesmo tempo, a venda de portas 10G Ethernet crescerá dos atuais $8.5 milhões para $62.2. Simultaneamente, as vendas de portas Gigabit Ethernet cairão de $12 milhões para algo em torno de $10 milhões. Mas o mais impressionante é que, segundo a pesquisa, a venda de portas Ethernet 10/100Mbps cairão mais de 80% no período.

Em resumo, não vale a pena investir em switches puramente 10/100 Mb Ethernet. Apesar de o preço ser interessante e estar em queda, seria o mesmo que investir numa TV de 34 polegadas/ tela plana de tubo só por que é mais barato que uma LCD/Plasma/LED.