Entenda como adotar essa solução para sua empresa

João Victor Soares, Cloud Architect.
João Victor Soares, Cloud Architect.

 

Acesso a partir de qualquer lugar

Vivemos em um mundo globalizado em que as distâncias físicas deixaram de ser uma barreira  para que as companhias possam fazer negócios entre si. Da mesma forma, os colaboradores de uma empresa precisam estar aptos para acessar essas informações a partir de qualquer lugar. Daí, surge a necessidade de centralizar os dados em um ambiente comum, virtual, ágil e seguro: nasce a cloud computing.

Seu principal diferencial está no aproveitamento da estrutura de hardware. Para que a cloud computing seja possível, a parte mais pesada do processamento fica alocada na nuvem. Dessa forma, qualquer pessoa com um simples computador – ou até mesmo via celular – pode acessar os recursos por meio do navegador. A ideia por trás desse conceito é que a computação seja encarada como um serviço ao invés de um produto.

Flexibilidade e elasticidade

Quem trabalha com gestão de TI sabe que qualquer mudança estrutural que precise ser feita em servidores internos ou algo do gênero não é uma tarefa das mais fáceis. Além de uma boa dose de planejamento é preciso estar preparado para vários dias de trabalho e durante a migração – e principalmente após – podem ocorrer certos problemas que afetem diretamente o desempenho e a produtividade.

No caso da cloud computing, duas características são facilmente perceptíveis quando é necessário fazer alguma alteração na infraestrutura ou ampliar o seu potencial: os sistemas são mais flexíveis a ponto de manutenções rotineiras não afetem a utilização dos recursos computacionais pelos usuários e outros sistemas e há elasticidade suficiente para multiplicar o poder computacional sob demanda.

Binário Cloud: solução para todos os tipos de empresa

Empresas que já possuem uma larga Infraestrutura podem aproveitar esse momento para transformar seu Data Center tradicional em uma cloud privada mantendo as informações localmente, com a segurança e privacidade dos dados já conhecidos e adicionando as características benéficas de um ambiente de cloud computing.

As clouds podem ser públicas, privadas ou híbridas, de acordo com as necessidades e características do seu negócio. As vantagens em se adotar um sistema como esse são muitas, conheça algumas delas:

  • Economia: o custo de aquisição e provisionamento de equipamentos em data centers é menor, assim como são menores os custos de manutenção.
  • Flexibilidade: alguns negócios têm picos sazonais de vendas, de forma que não há sentido a aquisição em definitivo de certos serviços. A contratação de um serviço de cloud computing permite alterar a infraestrutura com facilidade sempre que necessário, de acordo com a demanda.
  • Portabilidade: você poderá acessar as informações e serviços de sua empresa a partir de qualquer lugar, via internet, de forma rápida e segura.
  • Sustentabilidade: uma das grandes vantagens na adoção de serviços virtualizados é a economia de espaço, de energia e de refrigeração. Documentos virtuais diminuem ainda a necessidade de impressão de arquivos, o que contribui para o meio ambiente.
  • Otimização: com menos colaboradores trabalhando em função da manutenção dos sistemas, a sua empresa pode manter o foco naquilo que realmente importa. O trabalho burocrático e estrutural fica sob a responsabilidade de uma equipe de especialistas.

Riscos e benefícios

Como você já deve ter percebido, há uma série de benefícios atrelados às possibilidades de uso de cloud computing. Entretanto, sem o devido planejamento e a correta execução da migração para o ambiente de computação em nuvem podem expor os dados da sua empresa caso não sejam tomadas as devidas medidas de segurança. É justamente por isso que é de suma importância que você pesquise bastante e contrate apenas empresas com histórico de mercado antes de migrar os seus dados para a nuvem.

É preciso que os aspectos de segurança de software sejam seguidos à risca, com garantia à privacidade de dados, à confiabilidade dos links para troca de informações e à padronização em processos. Lembre-se: o maior patrimônio que uma empresa possui são as informações relacionadas aos seus clientes. É melhor investir um pouco mais nesse quesito e ter todas as garantias necessárias do que fazer uma economia do tipo “cobertor curto” e colocar tudo a perder.

Cada vez mais presente

Se há alguns anos podíamos dizer que cloud computing era uma tendência, hoje podemos afirmar que ela se tornou uma realidade. É cada vez maior o número de empresas que utiliza recursos dessa espécie e esse parece ser um caminho sem volta. A computação na nuvem se tornou tão importante que hoje ela já pode ser considerada um diferencial competitivo: estar fora desse movimento pode significar dificuldades para você se manter no mercado.

Por isso, a nossa recomendação é que você procure o quanto antes saber mais sobre o assunto. O Grupo Binário, por meio de sua solução Binário Cloud, está à disposição das empresas que queiram entender melhor como esses processos funcionam. Solicite hoje mesmo a visita de um de nossos consultores.